Analista de Pesquisa de Mercado (A) - Salário Brasil

R$ 4.583,66/mês

Atualizado em

Hoje um Analista de Pesquisa de Mercado (A) ganha em média R$ 4.583,66 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 70.860 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Analista de Pesquisa de Mercado (A) pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.458,48 e o teto salarial de R$ 9.557,48, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado (A).

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Pesquisa de Mercado (A) é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado (A), não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35

O Analista de Pesquisa de Mercado (A) planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios .

Algumas funções no exercício da profissão

  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • analisar demanda do cliente;
  • ver mais...

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 - Série histórica

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Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado (A) por região do Brasil

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Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.458 53.502 1.115 20,89
Média Salarial 4.584 55.004 1.146 21,47
1º Quartil 2.521 30.252 630 11,81
Salário Mediana 3.609 43.308 902 16,91
3º Quartil 7.891 94.689 1.973 36,97
Teto Salarial 9.557 114.690 2.389 44,78
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1423-35 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação

Analista de Pesquisa de Mercado (A) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Janeiro e Dezembro de 2024, tivemos uma queda de 39.84% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 43h 4.893,01 5.030,39 6.092,96 23,39
7311-4/00 Agências de publicidade 42h 3.496,96 3.595,15 4.354,55 17,13
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 42h 5.423,98 5.576,27 6.754,15 26,50
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 42h 5.724,55 5.885,28 7.128,43 27,88
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 41h 5.021,68 5.162,68 6.253,19 25,09
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 41h 4.924,76 5.063,03 6.132,50 24,50
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 41h 5.432,05 5.584,57 6.764,19 27,35
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 42h 4.610,37 4.739,82 5.741,01 22,69
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 42h 4.955,05 5.094,18 6.170,22 24,18
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 43h 2.998,05 3.082,22 3.733,28 14,24
6422-1/00 Bancos múltiplos, com carteira comercial 41h 7.644,34 7.858,98 9.519,03 38,15
1412-6/01 Confecção de peças do vestuário 44h 3.179,26 3.268,52 3.958,93 14,99
7319-0/03 Marketing direto 43h 2.781,50 2.859,60 3.463,64 13,36
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 43h 3.202,17 3.292,08 3.987,47 15,46
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 41h 4.237,68 4.356,66 5.276,92 21,07
6462-0/00 Holdings de instituições não-financeiras 43h 5.454,88 5.608,04 6.792,62 25,94
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 43h 5.561,93 5.718,09 6.925,93 26,81
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 41h 5.171,79 5.317,01 6.440,12 25,99
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 44h 3.046,62 3.132,16 3.793,77 14,39
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 42h 4.996,32 5.136,60 6.221,61 24,58
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 70.860 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
49.164 44 220 4.181,11 19,01
17.801 40 200 5.746,33 28,73
1.589 42 210 4.834,08 23,02
544 43 215 3.320,16 15,44
326 30 150 3.806,26 25,38
293 41 205 5.895,26 28,76

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

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Trabalhando no Brasil um Analista de Pesquisa de Mercado (A) Júnior ganha em média R$ 4.337,54, o nível Pleno recebe cerca de R$ 5.830,53, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 7.545,68 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho do Brasil inteiro nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de 34545 profissionais demitidos das empresas no Brasil inteiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 2.761,91 3.574,23 4.549,03
Pequenas 3.399,23 4.399,00 5.598,73
Médias 4.735,83 6.314,45 8.419,26
Grandes Empresas 6.453,17 9.034,43 11.615,70
Níveis profissionais:
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:
  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado (A) PCD

Num levantamento com 464 salários de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 4.939,50 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Analista de Pesquisa de Mercado (A) ao longo do tempo

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Analista de Pesquisa de Mercado (A). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado (A) em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A). Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado (A)

  • Salário Base: R$ 4.583,66
  • Salário-educação (3%): R$ 137,51
  • Sistema S (2%): R$ 91,67
  • INSS Patronal (20%): R$ 916,73
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 45,84
  • FGTS (8%): R$ 366,69
  • Férias 1/12: R$ 381,97
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 916,73
  • Periculosidade (30%): R$ 1.375,10
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 127,32
  • 13º Salário: R$ 381,97
  • FGTS sobre Férias: R$ 30,56
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,19
  • FGTS sobre 13º: R$ 30,56
  • Aviso Prévio: R$ 381,97
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 30,56
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 381,97

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

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Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado (A)