CBO 1417-20 - Gerente de crédito e cobrança

Entenda o que fazem os gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de crédito e cobrança e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de crédito e cobrança

Planeja, organiza, coordena, controla e avalia as operações de crédito - para aquisição de viagens, automóveis ou outros serviços e bens (exceto imóveis) – e cobrança, em instituição financeira. Coordena processos de análise de histórico e perfil financeiro de cliente, para avaliar riscos inerentes à concessão de crédito. Instrui processos de cobrança. Monitora a qualidade das operações de crédito e avalia o alcance de metas. Faz gestão de pessoal. Gerencia recursos materiais e financeiros e administra serviços de terceiros. Adota novas tecnologias para otimizar operações e utiliza sistemas informatizados para gerenciamento de atividades. Elabora relatórios. Atua seguindo preceitos do sigilo de informações. Cumpre legislação, normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN), normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Prepara-se para o planejamento de atividades de crédito e cobrança, monitorando tendências do mercado financeiro nacional e internacional, acompanhando conjuntura política e econômica e avaliando a concorrência.

Contribui, com a diretoria, no estabelecimento de estratégias operacionais para concessão de crédito aos clientes. Verifica as metas definidas no processo de planejamento da instituição financeira. Realiza prospecção de novos clientes e promove captação de recursos financeiros para operações de crédito. Cria modelos de pontuação para avaliação de risco na concessão de crédito.

Traça o plano diretor para a gerência de crédito e cobrança, detalhando prioridades, definindo estrutura organizacional, estabelecendo orçamento, selecionando indicadores de avaliação de desempenho, entre outros parâmetros e diretrizes. Submete o plano diretor à aprovação da diretoria.

Organiza processos operacionais, para otimizar o fluxo de trabalho. Define padrão de atendimento a clientes.

Orienta equipe da gerência de crédito e cobrança sobre a forma de recepção de solicitações, apresentando ao cliente as opções disponíveis de crédito, para escolha daquela mais adequada à sua capacidade de pagamento e à sua necessidade de recursos financeiros.

Coordena e monitora o processo para concessão de crédito. Acompanha a coleta de informações de cliente (pessoa física ou jurídica), tais como situação financeira, valor de patrimônio e dívidas pendentes. Controla a pontuação (escore) de crédito de cliente, com base em classificação de avaliação de risco. Verifica as características de garantias contratuais e a taxa de juros calculada. Examina a formalização e a documentação das operações, para assegurar a conformidade com leis e normas vigentes. Monitora cronograma de reembolso. Instrui processos de cobrança. Confere o registro das operações de crédito no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR).

Pode atender clientes durante processo de concessão de crédito, ouvindo dúvidas e explicando os requisitos ou as restrições do empréstimo.

Monitora a qualidade das operações de crédito, analisando indicadores de desempenho. Analisa a evolução da rentabilidade das operações de crédito. Gerencia desembolsos e parcelas pagas de empréstimos, atuando para manter o fluxo de caixa equilibrado. Verifica a coerência entre a classificação de risco e o efetivo pagamento do empréstimo. Pode revisar as operações de crédito, para melhoria contínua de práticas e processos adotados. Atualiza os procedimentos, para adequá-los às mudanças da legislação.

Faz gestão de pessoal, dimensionando equipes e determinando perfis profissionais. Motiva as equipes para o cumprimento das metas. Realiza avaliação de desempenho e promove programas de desenvolvimento de pessoal. Garante que as equipes estejam atualizadas com as normas.

Realiza controle de recursos materiais e financeiros, orientando a administração dos ativos e recursos recebidos. Administra serviços de terceiros, monitorando a execução dos serviços contratados.

Faz uso de novas tecnologias – tais como uso da inteligência artificial para apurar a probabilidade de inadimplência a partir de informações de cliente, aplicativos para registrar operações de crédito, agendar pagamentos, entre outras funcionalidades, e sistemas para gerenciamento dos processos de cobrança -, visando otimizar operações. Utiliza sistemas informatizados – como sistemas integrados de gestão empresarial - para gerenciamento das atividades.

Elabora relatórios, com análise dos resultados obtidos em relação às metas.

Realiza ações de comunicação interna e externa, desenvolvendo e mantendo relacionamentos com outras instituições de crédito, participando em comitê de crédito, atendendo auditorias interna e externa, representando o banco junto a organizações da comunidade, e prestando informações a órgãos reguladores.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA E FINANÇAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA FINANCEIRA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À ECONOMIA E FINANÇAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE APLICADA À ECONOMIA E FINANÇAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS PARA GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA ANÁLISE DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA GESTÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROCESSOS DE TRABALHO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ESTUDO DE MERCADO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO TRIBUTÁRIO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO COMERCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) SOCIEDADES NO CÓDIGO CIVIL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) COBRANÇA JUDICIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE CRÉDITO E DE INVESTIMENTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE INDICADORES OPERACIONAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) APREÇAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AUDITORIA E CONTROLES INTERNOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CADASTRO INFORMATIVO DE CRÉDITOS NÃO QUITADOS DO SETOR PÚBLICO FEDERAL (CADIN) 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FINANÇAS SUSTENTÁVEIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GOVERNANÇA CORPORATIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MERCADOS FINANCEIROS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MODELOS DE NEGÓCIOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO OPERACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSOS DE COBRANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO E DE CADASTROS POSITIVO E NEGATIVO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL (SCR) 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) SISTEMA DE REGISTRO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO COM O SETOR PÚBLICO (CADIP) 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TRANSPARÊNCIA (COMPLIANCE) E GESTÃO DE RISCOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) DOCUMENTAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO E COBRANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ESTRUTURA DOS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO E COBRANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) MODELOS DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA CONCESSÃO DE CRÉDITO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS OPERAÇÕES DE CRÉDITO E COBRANÇA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONCILIAÇÃO BANCÁRIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE GERENCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTROLADORIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) PROVISÃO DE DEVEDORES DUVIDOSOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA POLÍTICA FISCAL DO BRASIL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA MONETÁRIA E FINANCEIRA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA FLUTAÇÕES CICLÍCAS E PROJEÇÕES ECONÔMICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RENDA E TRIBUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ACORDOS DE BASILÉIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) POLÍTICA CAMBIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CIÊNCIAS SOCIAIS PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA FINANCEIRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) TECNOLOGIAS BANCÁRIAS 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • gerenciar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • respeitar valores da instituição;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • identificar necessidade de cliente;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • estabelecer prioridades;
  • repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • estipular políticas por produto;
  • delegar atribuições;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • motivar equipes;
  • promover interação da equipe;
  • acompanhar formalização de operações;
  • propor remuneração de pessoal;
  • atender auditoria interna e externa;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • revisar plano diretor;
  • participar de projetos da instituição;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • submeter plano diretor a aprovação superior;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj;
  • participar de comitê de crédito;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • controlar orçamento da área;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • incrementar resultados;
  • conferir autenticidade de informações;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • visitar clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • programar férias da equipe;
  • analisar mercado e concorrência;
  • remanejar pessoal;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • implementar políticas internas e externas;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar percepção - feeling;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • atribuiir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar lideraça;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • adequar perfil ocupacional a função;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • executar consultas de crédito;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • elaborar orçamento da área;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • demonstrar persuasão;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • estudar sugestões de clientes;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • classificar clientes - rating e score;
  • determinar perfil de ocupações;
  • selecionar pessoas;
  • controlar custos;
  • examinar operações gerenciais;
  • coordenar equipes;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • dispensar pessoas;
  • gerir processos de crédito;
  • consolidar informações gerenciais;
  • verificar enquadramento de garantias;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-20

CBO 1417-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de crédito e cobrança que pertence ao grupo dos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos e salários CBO 1417-20 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141720 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1417-20 Gerente de Credito e Cobrança São Paulo, SP 42h 368
1417-20 Gerente de Credito e Cobrança São Paulo 43h 557
1417-20 Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança Brasil 43h 1.505
1417-20 Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança Brasil 43h 1.505
1417-20 Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo, SP 42h 390
1417-20 Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo 43h 557
1417-20 Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo, SP 42h 368
1417-20 Gerente de Credito e Cobrança Brasil 43h 1.505

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