CBO 1417-15 - Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior CBO 1417-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a operações de câmbio e de comércio exterior de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de produtos financeiros de câmbio e de comércio exterior, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e acompanhando formalização de operações Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de câmbio e comércio exterior
O Gerente de câmbio e comércio exterior CBO 1417-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas e instituições financeiras que operam com câmbio e comércio exterior, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém conformidade legal de produtos, serviços e processos na área jurídica.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços de câmbio e de comércio exterior Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet e terminais eletrônicos.
Recomenda ações de marketing e vendas.
Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.
Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Participa de comitê de crédito e acompanha formalização de operações Propõe alteração de nível de risco dos clientes e analisa dossiê de operações de câmbio Examina operações de câmbio e de comércio exterior e mensura impactos legais.
Detecta riscos, atribui perfil de acesso aos sistemas e otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações, desenvolvendo melhorias em produtos e processos.
Classifica níveis de risco e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Verifica documentação na negociação de cartas de crédito e libera pagamentos em moeda estrangeira e nacional Incrementa resultados financeiros.
Traça plano diretor para área de câmbio e de comércio exterior, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e atribuições dos cargos Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.
Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Determina perfil de ocupações e propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal.
Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-15 deve implementar processos operacionais, planejar processos de operações bancárias, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comercializar produtos e serviços financeiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comunicar-se, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-15
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de câmbio e comércio exterior CBO 1417-15
Um Gerente de câmbio e comércio exterior (ou sinônimo) deve executar consultas de crédito, motivar equipes, delegar atribuições, conferir documentação, na negociação de cartas de crédito, estabelecer objetivos e metas, visitar clientes, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, reconhecer nichos de mercado, definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos, estipular políticas por produto, controlar orçamento da área, autorizar manutenção de sistemas informatizados, sugerir promoção de pessoal, estabelecer indicadores de resultados, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, estudar sugestões de clientes, solicitar compra de equipamentos, demonstrar visão gerencial, programar férias da equipe, recomendar ações de marketing e vendas, implementar políticas internas e externas, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, demonstrar percepção - feeling, examinar operações gerenciais, analisar mercado e concorrência, realizar avaliação cruzada de desempenho, otimizar fluxo de trabalho, estabelecer prioridades, demonstrar poder de decisão, obter conformidade legal de produtos e serviços, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, propor remuneração de pessoal, selecionar pessoas, respeitar valores da instituição, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, solucionar reclamações de clientes, administrar conflitos, demonstrar flexibilidade, definir estrutura organizacional da área, homologar piloto de produtos, serviços e processos, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, avaliar potencial de pessoal da equipe, elaborar orçamento da área, autorizar pagamento de serviços terceirizados, programar desenvolvimento de equipes, demonstrar lideraça, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, controlar execução de serviços de terceiros, adequar perfil ocupacional a função, revisar plano diretor, demonstrar capacidade de negociação, consolidar informações gerenciais, classificar clientes - rating e score, analisar evolução de inadimplência das carteiras, conferir autenticidade de informações, avaliar riscos inerentes ao produto, interagir com demais áreas do banco, acompanhar formalização de operações, identificar necessidade de cliente, coordenar equipes, determinar perfil de ocupações, divulgar objetivos e metas da área, fomentar prospecção de clientes, incrementar resultados, controlar custos, divulgar normas e procedimentos, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, promover interação da equipe, participar de comitê de crédito, definir atribuições para cada cargo, detectar riscos inerentes ao processo operacional, prever impactos de normas internas e externas, demonstrar segurança, propor alteração de rating ou score para clientes, reciclar-se profissionalmente, submeter plano diretor a aprovação superior, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, demonstrar raciocínio analítico, executar políticas de manutenção de clientes, dispensar pessoas, demonstrar pensamento estruturado, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, contratar serviços terceirizados, conduzir reuniões com equipe, remanejar pessoal, analisar dossiê de operações de câmbio, solicitar manutenção de sistemas informatizados, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, participar de projetos da instituição, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, atender auditoria interna e externa, especificar condições e fluxos operacionais, liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional, assegurar padrões de atendimento, validar contratos de produtos com compliance, demonstrar persuasão, ajustar parâmetros operacionais.