CBO 1417-15 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1417-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-15 comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Condições de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Funções dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-15

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 1417-15

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-15 estão as de:

    • reciclar-se profissionalmente;
    • examinar operações gerenciais;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar visão gerencial;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • propor remuneração de pessoal;
    • selecionar pessoas;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • participar de projetos da instituição;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • estipular políticas por produto;
    • motivar equipes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • incrementar resultados;
    • identificar necessidade de cliente;
    • atender auditoria interna e externa;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar persuasão;
    • coordenar equipes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • analisar mercado e concorrência;
    • demonstrar liderança;
    • administrar conflitos;
    • participar de comitê de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • acompanhar formalização de operações;
    • implementar políticas internas e externas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • determinar perfil de ocupações;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • controlar orçamento da área;
    • dispensar pessoas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • conduzir reuniões com equipe;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • remanejar pessoal;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • elaborar orçamento da área;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer prioridades;
    • delegar atribuições;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar segurança;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • classificar clientes (rating e score);
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • estudar sugestões de clientes;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • controlar custos;
    • respeitar valores da instituição;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • executar consultas de crédito;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • programar férias da equipe;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • reconhecer nichos de mercado;

    Cargos e salários CBO 1417-15 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Salário Gerente de Cambio e Comercio Exterior

    Gerente de Cambio e Comercio Exterior: Brasil

    • 225
    • Brasil
    • 8.088 - 21.272
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Cambio e Comercio Exterior CBO 1417-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.088 e 21.272 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-15.
    Salário Administrador de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior

    Administrador de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior: Brasil

    • 225
    • Brasil
    • 8.088 - 21.272
    • 43h
    O profissional no cargo de Administrador de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior CBO 1417-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.088 e 21.272 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-15.
    Salário Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior

    Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior: Brasil

    • 225
    • Brasil
    • 8.088 - 21.272
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior CBO 1417-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.088 e 21.272 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-15.