CBO 1417-25 - Gerente de crédito imobiliário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-25 deve comercializar produtos e serviços financeiros, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, gerenciar pessoas, demonstrar competências pessoais, planejar processos de operações bancárias, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, implementar processos operacionais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-25
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25
Um Gerente de crédito imobiliário (ou sinônimo) deve controlar execução de serviços de terceiros, demonstrar lideraça, contratar serviços terceirizados, otimizar fluxo de trabalho, demonstrar segurança, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, consolidar informações gerenciais, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, solicitar compra de equipamentos, demonstrar raciocínio analítico, programar desenvolvimento de equipes, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, controlar custos, implementar políticas internas e externas, avaliar riscos inerentes ao produto, determinar perfil de ocupações, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, controlar orçamento da área, propor remuneração de pessoal, demonstrar visão gerencial, obter conformidade legal de produtos e serviços, estabelecer prioridades, delegar atribuições, analisar evolução de inadimplência das carteiras, participar de comitê de crédito, participar de projetos da instituição, fomentar prospecção de clientes, reciclar-se profissionalmente, elaborar orçamento da área, classificar clientes - rating e score, interagir com demais áreas do banco, monitorar qualidade da carteira de crédito, revisar plano diretor, sugerir promoção de pessoal, atender auditoria interna e externa, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, participar das comissões febraban, abecip, remanejar pessoal, coordenar processo de revisão de crédito, homologar piloto de produtos, serviços e processos, gerir processos de crédito, respeitar valores da instituição, autorizar manutenção de sistemas informatizados, propor alteração de rating ou score para clientes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, definir estrutura organizacional da área, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, estabelecer objetivos e metas, demonstrar percepção - feeling, motivar equipes, prever impactos de normas internas e externas, promover interação da equipe, incrementar resultados, submeter plano diretor a aprovação superior, solucionar reclamações de clientes, selecionar pessoas, programar férias da equipe, adequar perfil ocupacional a função, estabelecer indicadores de resultados, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, executar consultas de crédito, solicitar manutenção de sistemas informatizados, acompanhar formalização de operações, administrar conflitos, ajustar parâmetros operacionais, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, analisar mercado e concorrência, checar aplicação do crédito na finalidade, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar persuasão, demonstrar pensamento estruturado, validar contratos de produtos com compliance, especificar condições e fluxos operacionais, detectar riscos inerentes ao processo operacional, verificar enquadramento de garantias, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, divulgar normas e procedimentos, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, recomendar ações de marketing e vendas, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, avaliar potencial de pessoal da equipe, demonstrar capacidade de negociação, autorizar pagamento de serviços terceirizados, estipular políticas por produto, assegurar padrões de atendimento, reconhecer nichos de mercado, visitar clientes, identificar necessidade de cliente, divulgar objetivos e metas da área, demonstrar flexibilidade, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar poder de decisão, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, estudar sugestões de clientes, definir atribuições para cada cargo, conferir autenticidade de informações, dispensar pessoas, conduzir reuniões com equipe, participar do comitê operacional e de produtos, examinar operações gerenciais, coordenar equipes.