CBO 1417-10 - Gerente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

O profissional no cargo de Gerente de agência CBO 1417-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.

Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1417-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de agência

O Gerente de agência CBO 1417-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.

Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena processo de gestão e revisão de crédito.

Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.

Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1417-10 deve implementar processos operacionais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, gerenciar pessoas, comunicar-se, planejar processos de operações bancárias, comercializar produtos e serviços financeiros, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-10

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de agência CBO 1417-10

Um Gerente de agência (ou sinônimo) deve demonstrar raciocínio analítico, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, demonstrar poder de decisão, verificar enquadramento de garantias, propor alteração de rating ou score para clientes, programar férias da equipe, selecionar pessoas, contratar serviços terceirizados, analisar mercado e concorrência, analisar evolução de inadimplência das carteiras, demonstrar persuasão, estudar sugestões de clientes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, demonstrar segurança, assegurar padrões de atendimento, demonstrar lideraça, revisar plano diretor, administrar conflitos, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, elaborar orçamento da área, ajustar parâmetros operacionais, examinar operações gerenciais, demonstrar pensamento estruturado, consolidar informações gerenciais, reciclar-se profissionalmente, incrementar resultados, monitorar qualidade da carteira de crédito, participar de comitê de crédito, demonstrar flexibilidade, definir estrutura organizacional da área, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, aprovar taxas e tarifas, atender auditoria interna e externa, programar desenvolvimento de equipes, coordenar processos de recuperação de crédito, divulgar normas e procedimentos, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, recomendar ações de marketing e vendas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, detectar riscos inerentes ao processo operacional, avaliar riscos inerentes ao produto, checar aplicação do crédito na finalidade, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, classificar clientes - rating e score, otimizar fluxo de trabalho, gerir processos de crédito, fomentar prospecção de clientes, estabelecer objetivos e metas, controlar custos, identificar necessidade de cliente, delegar atribuições, interagir com demais áreas do banco, executar consultas de crédito, conduzir reuniões com equipe, sugerir promoção de pessoal, demonstrar visão gerencial, demonstrar percepção - feeling, desenvolver processos de prospecção de clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, conferir autenticidade de informações, dispensar pessoas, solicitar compra de equipamentos, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, especificar condições e fluxos operacionais, motivar equipes, determinar perfil de ocupações, estabelecer indicadores de resultados, submeter plano diretor a aprovação superior, remanejar pessoal, respeitar valores da instituição, estabelecer prioridades, propor remuneração de pessoal, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, autorizar pagamento de serviços terceirizados, prever impactos de normas internas e externas, acompanhar formalização de operações, implementar políticas internas e externas, coordenar equipes, participar de projetos da instituição, solicitar manutenção de sistemas informatizados, controlar execução de serviços de terceiros, avaliar potencial de pessoal da equipe, adequar perfil ocupacional a função, controlar orçamento da área, reconhecer nichos de mercado, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, coordenar processo de revisão de crédito, promover interação da equipe, demonstrar capacidade de negociação, realizar avaliação cruzada de desempenho, definir atribuições para cada cargo, visitar clientes, monitorar recuperação de crédito, solucionar reclamações de clientes, autorizar manutenção de sistemas informatizados, executar políticas de manutenção de clientes, divulgar objetivos e metas da área, homologar piloto de produtos, serviços e processos.

Cargos e salários CBO 1417-10 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.102 e 18.096 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.504 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Belo Horizonte

Gerente de Agencia: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.861 e 17.764 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia São Paulo

Gerente de Agencia: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 12.815 e 24.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Curitiba

Gerente de Agencia: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 12.194 e 24.118 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Rio de Janeiro

Gerente de Agencia: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 12.219 e 22.244 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.675 e 21.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.097 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 7.057 e 14.561 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.