CBO 1417-10 - Gerente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

O profissional no cargo de Gerente de agência CBO 1417-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.

Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1417-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de agência

O Gerente de agência CBO 1417-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.

Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena processo de gestão e revisão de crédito.

Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.

Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1417-10 deve demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comercializar produtos e serviços financeiros, implementar processos operacionais, gerenciar pessoas, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-10

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de agência CBO 1417-10

Um Gerente de agência (ou sinônimo) deve garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, motivar equipes, consolidar informações gerenciais, demonstrar flexibilidade, assegurar padrões de atendimento, selecionar pessoas, coordenar processos de recuperação de crédito, controlar orçamento da área, gerir processos de crédito, solicitar compra de equipamentos, delegar atribuições, examinar operações gerenciais, detectar riscos inerentes ao processo operacional, respeitar valores da instituição, identificar necessidade de cliente, solicitar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar pensamento estruturado, conduzir reuniões com equipe, programar férias da equipe, demonstrar visão gerencial, fomentar prospecção de clientes, checar aplicação do crédito na finalidade, demonstrar segurança, incrementar resultados, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, estabelecer indicadores de resultados, avaliar potencial de pessoal da equipe, atender auditoria interna e externa, executar políticas de manutenção de clientes, controlar execução de serviços de terceiros, elaborar orçamento da área, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, prever impactos de normas internas e externas, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, classificar clientes - rating e score, interagir com demais áreas do banco, determinar perfil de ocupações, analisar mercado e concorrência, administrar conflitos, estabelecer prioridades, ajustar parâmetros operacionais, adequar perfil ocupacional a função, recomendar ações de marketing e vendas, revisar plano diretor, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, especificar condições e fluxos operacionais, contratar serviços terceirizados, acompanhar formalização de operações, submeter plano diretor a aprovação superior, solucionar reclamações de clientes, sugerir promoção de pessoal, demonstrar percepção - feeling, executar consultas de crédito, divulgar normas e procedimentos, demonstrar persuasão, controlar custos, definir atribuições para cada cargo, implementar políticas internas e externas, coordenar equipes, propor alteração de rating ou score para clientes, aprovar taxas e tarifas, verificar enquadramento de garantias, desenvolver processos de prospecção de clientes, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, analisar evolução de inadimplência das carteiras, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, reconhecer nichos de mercado, demonstrar raciocínio analítico, programar desenvolvimento de equipes, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, remanejar pessoal, dispensar pessoas, avaliar riscos inerentes ao produto, monitorar qualidade da carteira de crédito, monitorar recuperação de crédito, autorizar pagamento de serviços terceirizados, estabelecer objetivos e metas, definir estrutura organizacional da área, conferir autenticidade de informações, coordenar processo de revisão de crédito, promover interação da equipe, otimizar fluxo de trabalho, autorizar manutenção de sistemas informatizados, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, participar de projetos da instituição, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, demonstrar poder de decisão, visitar clientes, estudar sugestões de clientes, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, homologar piloto de produtos, serviços e processos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar de comitê de crédito, demonstrar lideraça, divulgar objetivos e metas da área, demonstrar capacidade de negociação, propor remuneração de pessoal, realizar avaliação cruzada de desempenho, reciclar-se profissionalmente.

Cargos e salários CBO 1417-10 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.203 e 18.251 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Belo Horizonte

Gerente de Agencia: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.944 e 17.891 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia São Paulo

Gerente de Agencia: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 13.014 e 24.860 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 328 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Curitiba

Gerente de Agencia: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 12.340 e 24.622 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Rio de Janeiro

Gerente de Agencia: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 12.320 e 22.685 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 175 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.818 e 21.013 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.072 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 7.160 e 14.866 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 659 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Paraná

O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 8.938 e 16.333 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.