CBO 1417-10 - Gerente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

O profissional no cargo de Gerente de agência CBO 1417-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.

Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1417-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de agência

O Gerente de agência CBO 1417-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.

Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena processo de gestão e revisão de crédito.

Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.

Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1417-10 deve demonstrar competências pessoais, implementar processos operacionais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comercializar produtos e serviços financeiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-10

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de agência CBO 1417-10

Um Gerente de agência (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, solucionar reclamações de clientes, examinar operações gerenciais, demonstrar persuasão, controlar custos, conduzir reuniões com equipe, estabelecer prioridades, conferir autenticidade de informações, programar férias da equipe, analisar evolução de inadimplência das carteiras, propor remuneração de pessoal, administrar conflitos, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, assegurar padrões de atendimento, homologar piloto de produtos, serviços e processos, respeitar valores da instituição, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, desenvolver processos de prospecção de clientes, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, aprovar taxas e tarifas, remanejar pessoal, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, checar aplicação do crédito na finalidade, especificar condições e fluxos operacionais, monitorar recuperação de crédito, coordenar processo de revisão de crédito, reciclar-se profissionalmente, adequar perfil ocupacional a função, divulgar normas e procedimentos, demonstrar segurança, estabelecer objetivos e metas, participar de projetos da instituição, monitorar qualidade da carteira de crédito, avaliar potencial de pessoal da equipe, analisar mercado e concorrência, avaliar riscos inerentes ao produto, divulgar objetivos e metas da área, delegar atribuições, recomendar ações de marketing e vendas, elaborar orçamento da área, otimizar fluxo de trabalho, acompanhar formalização de operações, detectar riscos inerentes ao processo operacional, coordenar equipes, reconhecer nichos de mercado, determinar perfil de ocupações, ajustar parâmetros operacionais, programar desenvolvimento de equipes, definir estrutura organizacional da área, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, demonstrar lideraça, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, executar políticas de manutenção de clientes, incrementar resultados, atender auditoria interna e externa, propor alteração de rating ou score para clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar execução de serviços de terceiros, demonstrar flexibilidade, verificar enquadramento de garantias, sugerir promoção de pessoal, solicitar compra de equipamentos, gerir processos de crédito, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, visitar clientes, autorizar manutenção de sistemas informatizados, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, fomentar prospecção de clientes, identificar necessidade de cliente, estudar sugestões de clientes, dispensar pessoas, contratar serviços terceirizados, autorizar pagamento de serviços terceirizados, estabelecer indicadores de resultados, implementar políticas internas e externas, classificar clientes - rating e score, controlar orçamento da área, demonstrar visão gerencial, coordenar processos de recuperação de crédito, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, demonstrar pensamento estruturado, interagir com demais áreas do banco, promover interação da equipe, revisar plano diretor, motivar equipes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, prever impactos de normas internas e externas, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar poder de decisão, solicitar manutenção de sistemas informatizados, participar de comitê de crédito, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, definir atribuições para cada cargo, executar consultas de crédito, demonstrar percepção - feeling, consolidar informações gerenciais, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar raciocínio analítico, selecionar pessoas.

Cargos e salários CBO 1417-10 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Brasil

  • 4.526
  • Brasil
  • 8.584 - 18.647
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.584 e 18.647 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.526 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Belo Horizonte

Gerente de Agencia: Belo Horizonte, MG

  • 111
  • Belo Horizonte, MG
  • 8.471 - 16.840
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.471 e 16.840 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia São Paulo

Gerente de Agencia: São Paulo, SP

  • 312
  • São Paulo, SP
  • 11.501 - 22.729
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 11.501 e 22.729 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 312 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Curitiba

Gerente de Agencia: Curitiba, PR

  • 49
  • Curitiba, PR
  • 10.988 - 21.614
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 10.988 e 21.614 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 49 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia Rio de Janeiro

Gerente de Agencia: Rio de Janeiro, RJ

  • 150
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 11.832 - 21.746
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 11.832 e 21.746 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 150 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: São Paulo

  • 948
  • São Paulo
  • 10.101 - 19.936
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.101 e 19.936 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 948 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.
Salário Gerente de Agencia

Gerente de Agencia: Minas Gerais

  • 600
  • Minas Gerais
  • 6.776 - 13.840
  • 40h
O profissional no cargo de Gerente de Agencia CBO 1417-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.776 e 13.840 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 600 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-10.