CBO 1417-05 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1417-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-05 comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Condições de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Funções dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-05

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • Atividades dos cargos CBO 1417-05

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-05 estão as de:

    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • elaborar orçamento da área;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • acompanhar formalização de operações;
    • remanejar pessoal;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • demonstrar poder de decisão;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • divulgar normas e procedimentos;
    • conferir autenticidade de informações;
    • motivar equipes;
    • administrar conflitos;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • dispensar pessoas;
    • examinar operações gerenciais;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar persuasão;
    • delegar atribuições;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • contratar serviços terceirizados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • promover interação da equipe;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • propor remuneração de pessoal;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • selecionar pessoas;
    • demonstrar liderança;
    • atender auditoria interna e externa;
    • executar consultas de crédito;
    • implementar políticas internas e externas;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • demonstrar visão gerencial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • determinar perfil de ocupações;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • estipular políticas por produto;
    • coordenar equipes;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • incrementar resultados;
    • controlar custos;
    • participar de projetos da instituição;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • controlar orçamento da área;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estudar sugestões de clientes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • revisar plano diretor;
    • visitar clientes;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar segurança;
    • programar férias da equipe;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • respeitar valores da instituição;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;

    Cargos e salários CBO 1417-05 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Salário Gerente de Produtos Bancários

    Gerente de Produtos Bancários: Brasil

    • 2.728
    • Brasil
    • 9.851 - 25.048
    • 41h
    O profissional no cargo de Gerente de Produtos Bancários CBO 1417-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.851 e 25.048 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-05.
    Salário Gerente de Produtos Bancários

    Gerente de Produtos Bancários: São Paulo

    • 1.236
    • São Paulo
    • 12.364 - 12.978
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Produtos Bancários CBO 1417-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.364 e 12.978 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-05.
    Salário Gerente de Produtos Bancários São Paulo

    Gerente de Produtos Bancários: São Paulo, SP

    • 898
    • São Paulo, SP
    • 13.565 - 29.870
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Produtos Bancários CBO 1417-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 13.565 e 29.870 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 898 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-05.