CBO 1417-35 - Gerente de recuperação de crédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas à recuperação de crédito e renegociação de dívidas de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Implementa processos operacionais de recuperação de crédito, examinando operações e ajustando parâmetros.
Estipula políticas por produto e condições operacionais Negocia taxas, prazos e outras condições para recuperação de crédito, analisando perfil do cliente Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho.
Estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas Consolida e repassa informações a órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 1417-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de recuperação de crédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-35
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de recuperação de crédito
O Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de recuperação de crédito e de renegociação de dívidas em empresas do setor financeiro, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena e monitora processos de recuperação de crédito.
Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Verifica enquadramento de garantias e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Coordena e realiza a gestão dos processos de crédito, acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas de operações de renegociação de dívidas.
Estipula políticas por produto e define condições e fluxos operacionais Mensura composição dos ativos da instituição financeira.
Obtém conformidade legal de produtos e serviços e submete contratos à validação da área jurídica.
Examina operações gerenciais e mensura impactos de normas legais nos processos de recuperação de crédito Detecta riscos inerentes ao processo operacional e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho, promove a revisão de políticas operacionais e de recuperação de crédito.
Promove visitas a clientes, soluciona reclamações e desenvolve melhorias em produtos e serviços bancários referentes a renegociação de dívidas Faz consultas de crédito, verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa evolução de inadimplência das carteiras e incrementa resultados financeiros.
Analisa desempenho econômico-financeiro de pessoas físicas e jurídicas Traça plano diretor para a área de recuperação de crédito, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamento da área Define estrutura organizacional da área e atribuições para cada cargo.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, promovendo adequações, se necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal.
Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho e do potencial dos membros da equipe de trabalho.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área de recuperação de crédito e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações gerenciais Repassa informações a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-35 deve implementar processos operacionais, planejar processos de operações bancárias, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comunicar-se, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, gerenciar pessoas, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comercializar produtos e serviços financeiros, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-35
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35
Um Gerente de recuperação de crédito (ou sinônimo) deve dispensar pessoas, demonstrar raciocínio analítico, controlar execução de serviços de terceiros, demonstrar persuasão, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, participar de projetos da instituição, autorizar manutenção de sistemas informatizados, motivar equipes, consolidar informações gerenciais, demonstrar capacidade de negociação, delegar atribuições, atender auditoria interna e externa, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar flexibilidade, reciclar-se profissionalmente, estabelecer prioridades, gerir processos de crédito, ajustar parâmetros operacionais, reestudar políticas operacionais e de crédito, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar poder de decisão, solucionar reclamações de clientes, identificar necessidade de cliente, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, coordenar processo de revisão de crédito, participar de comitê de crédito, selecionar pessoas, adequar perfil ocupacional a função, propor alteração de rating ou score para clientes, conferir autenticidade de informações, promover interação da equipe, visitar clientes, participar das comissões febraban, abecip, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, definir atribuições para cada cargo, divulgar objetivos e metas da área, estabelecer indicadores de resultados, programar desenvolvimento de equipes, demonstrar lideraça, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, contratar serviços terceirizados, revisar plano diretor, autorizar pagamento de serviços terceirizados, detectar riscos inerentes ao processo operacional, administrar conflitos, monitorar recuperação de crédito, acompanhar formalização de operações, divulgar normas e procedimentos, demonstrar percepção - feeling, executar consultas de crédito, propor remuneração de pessoal, elaborar orçamento da área, controlar orçamento da área, coordenar processos de recuperação de crédito, prever impactos de normas internas e externas, mensurar composição dos ativos do banco, solicitar manutenção de sistemas informatizados, analisar evolução de inadimplência das carteiras, definir estrutura organizacional da área, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, demonstrar pensamento estruturado, controlar custos, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, implementar políticas internas e externas, remanejar pessoal, obter conformidade legal de produtos e serviços, determinar perfil de ocupações, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, conduzir reuniões com equipe, otimizar fluxo de trabalho, estipular políticas por produto, especificar condições e fluxos operacionais, aprovar taxas e tarifas, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, programar férias da equipe, sugerir promoção de pessoal, examinar operações gerenciais, avaliar potencial de pessoal da equipe, demonstrar visão gerencial, respeitar valores da instituição, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, incrementar resultados, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, estabelecer objetivos e metas, demonstrar segurança, coordenar equipes, verificar enquadramento de garantias, assegurar padrões de atendimento, interagir com demais áreas do banco, solicitar compra de equipamentos, analisar mercado e concorrência.