CBO 1417-35 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1417-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35 comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Condições de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Funções dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • Atividades dos cargos CBO 1417-35

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35 estão as de:

    • demonstrar raciocínio analítico;
    • programar férias da equipe;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • consolidar informações gerenciais;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar visão gerencial;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • promover interação da equipe;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • controlar orçamento da área;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • determinar perfil de ocupações;
    • executar consultas de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • participar de projetos da instituição;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • administrar conflitos;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • visitar clientes;
    • participar de comitê de crédito;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • gerir processos de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • controlar custos;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • analisar mercado e concorrência;
    • propor remuneração de pessoal;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estabelecer prioridades;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • revisar plano diretor;
    • dispensar pessoas;
    • delegar atribuições;
    • atender auditoria interna e externa;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar persuasão;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • acompanhar formalização de operações;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • implementar políticas internas e externas;
    • coordenar equipes;
    • motivar equipes;
    • identificar necessidade de cliente;
    • conferir autenticidade de informações;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • elaborar orçamento da área;
    • respeitar valores da instituição;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • demonstrar poder de decisão;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • demonstrar segurança;
    • contratar serviços terceirizados;
    • demonstrar liderança;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • remanejar pessoal;
    • incrementar resultados;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • examinar operações gerenciais;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar flexibilidade;

    Cargos e salários CBO 1417-35 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Salário Gerente de Recuperação de Credito

    Gerente de Recuperação de Credito: Brasil

    • 142
    • Brasil
    • 7.022 - 17.024
    • 41h
    O profissional no cargo de Gerente de Recuperação de Credito CBO 1417-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.022 e 17.024 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-35.