CBO 1414-20 - Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.

O que faz um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-20 deve gerir recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-20

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica (ou sinônimo) deve participar de reuniões, cooperar na definição de projetos, delegar atribuições, mediar relação entre funcionário e empresa, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, redigir comunicados e normas, administrar conflitos entre funcionários, remanejar leiaute, cobrar resultados, apreciar inovações organizacionais, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, resolver reclamações de clientes, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, gerir custos, recomendar promoção de funcionários, avaliar nível de satisfação das equipes, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, gerir investimentos, recepcionar mercadorias, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, providenciar integração de funcionários, identificar necessidade de contratação de pessoal, avaliar desempenho, implantar técnicas de vendas, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, designar equipe para projeto, medir resultados de treinamento, instruir subordinados, elaborar plano de investimentos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, propor compra de novos itens, gerir compras, determinar perfis profissionais, planejar racionalização do uso de recursos, manter apresentação pessoal, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, contratar serviços, otimizar o espaço físico da loja - modulação, informar funcionários sobre seus desempenhos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, implementar reciclagem de funcionários, revisar manuais de procedimentos, evidenciar equilíbrio emocional, acompanhar auditoria interna e externa, pesquisar a satisfação dos clientes, supervisionar os serviços de reparação e consertos, prover ações de preservação ambiental, acompanhar rotinas adminstrativas, colaborar na definição de epi e epc, liberar mercadorias para entrega, representar a empresa, acompanhar a execução orçamentária, exercitar a autonomia, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, definir estratégias de terceirização, examinar currículos, administrar horas trabalhadas, horas extras, sugerir investimentos, administrar remanejamentos, buscar atualização profissional, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, atender agentes de fiscalização, autorizar pagamentos e recebimentos, agir com dinamismo, fazer orçamentos, preparar relatórios para a diretoria, zelar pela organização do local de trabalho, auxiliar em testes de campo de novos produtos, demonstrar motivação, realizar reuniões com a equipe, coordenar inventário de mercadorias para balanço, expressar-se gestualmente, gerenciar contratos de serviços, averiguar comportamento dos concorrentes, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, elaborar normas e instruções, captar recursos, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, negociar preços e condições de pagamento, operar equipamentos de informática, promover programas prevencionistas, formular incentivos de produtividade, monitorar o andamento de projetos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, divulgar mercadorias e serviços, entrevistar candidatos, controlar o cumprimento de normas, expressar-se oralmente, estimular a motivação das equipes, argumentar com convicção - persuasão, gerir estoques, transferir numerário para o banco, exercer liderança, estabelecer escala de férias e de folgas, orientar clientes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, sugerir inovações, planejar compras e locações, sugerir melhoria em mercadorias, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., inspecionar as condições das mercadorias expostas.

Cargos e salários CBO 1414-20 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Salário Subgerente de Oficina (assistência Técnica) Rio de Janeiro

Subgerente de Oficina (assistência Técnica): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 5.536 e 13.061 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Subgerente de Oficina (assistência Técnica) Goiânia

Subgerente de Oficina (assistência Técnica): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.840 e 8.720 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Subgerente de Oficina (assistência Técnica) São Paulo

Subgerente de Oficina (assistência Técnica): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.367 e 21.257 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.