Professor de Marketing - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Licenciatura

R$ 7.242,65/mês

Atualizado em

Hoje um Professor de Marketing ganha em média R$ 7.242,65 para uma jornada de trabalho de 28 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 2.026 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Professor de Marketing pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 7.044,84 e o teto salarial de R$ 18.648,15, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Professor de Marketing.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 35 anos, formação superior em Licenciatura, do sexo masculino que trabalha 40h semanais em empresas do segmento de Educação superior - graduação e pós-graduação de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Professor de Marketing é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Professor de Marketing, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Professor de Marketing CBO 2348-10

O Professor de Marketing ministra aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior nas modalidades presencial ou a distância Esclarece dúvidas do estudante, coordena seminários e grupos de discussão, supervisiona estágios curriculares e ministra atividades de campo Instrui alunos em técnicas especiais e na formação de atitudes.

Adequa o conteúdo programático à realidade do mundo do trabalho, aplica recursos didáticos e tecnológicos e indica uso de softwares específicos para aprendizagem e calculadoras Presta orientação acadêmica e profissional ao estudante do curso superior de administração e o auxilia na escolha da disciplina, na obtenção de estágio e de bolsa de estudos Participa da publicação de trabalho em conjunto com alunos e orienta o trabalho dos monitores Define e atualiza periodicamente o conteúdo programático e das aulas, prepara material didático diverso para apoiar estudo por projeto, simulações, estudos de caso, e exercícios teóricos e práticos relativos à administração e disciplinas afins.

Define bibliografias básica e complementar, seleciona recursos técnicos para exposição das aulas e prepara exames e avaliações Afere participação dos estudantes em aula, provas e trabalhos e avalia teses, monografias e dissertações Registra frequência e outras informações dos alunos.

Aplica prova escrita e oral, promove a realização de trabalhos em grupo e interdisciplinares e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, de conduta ética e de atitude crítica Elabora artigos científicos e acadêmicos, teses e dissertações e relatórios diversos Divulga resultados de pesquisas Orienta aluno quanto à estruturação do pensamento e auxilia na definição de temas de pesquisa e na definição de metodologias.

Orienta pesquisas bibliográfica, teórica e de campo e coleta de dados Esclarece normas e formas de apresentação, critica versões de trabalhos e sugere composição de banca examinadora Participa de atividades administrativas, analisando propostas de pesquisa, definindo temas e escopo e elaborando projetos Define cronograma e metodologia, coleta, classifica e analisa dados e pesquisa bibliografia Coordena execução do projeto, organizando equipes e atribuindo tarefas.

Compõe bancas examinadoras, julgando trabalhos acadêmicos e científicos, propondo alterações em teses e dissertações e dando parecer em publicações científicas e acadêmicas Participa de comissões editoriais Participa de eventos acadêmicos, selecionando e apresentando trabalhos, artigos e comunicações.

Promove debates, coordena mesas, participa de painéis e profere palestras Pode administrar departamentos de ensino, participando de atividades administrativas, estabelecendo matriz curricular e horários e indicando professor para contratação Organiza eventos, elabora prestação de contas, procura fontes de financiamentos e participa da avaliação de cursos junto a órgãos reguladores.

Realiza atividades de extensão, elaborando propostas e assessorando projetos técnicos em administração e da área de gestão e negócios Participa de programas de orientação profissional, presta auxílio na elaboração de base de dados e propõe parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas Orienta projetos de empreendedorismo e incubadoras de empresas.

Exerce a profissão com zelo e honestidade, guardando sigilo sobre o que sabe em razão do exercício profissional lícito de seu ofício Mantém independência técnica em suas orientações, sem abdicar de sua dignidade e prerrogativas, prestando esclarecimentos sobre a função social das organizações e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Algumas funções no exercício da profissão

  • assistir alunos;
  • preparar cursos, programas, disciplinas e aulas;
  • participar de bancas examinadoras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • realizar atividades de extensão;
  • produzir trabalhos acadêmicos;
  • administrar departamentos de ensino;
  • orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar alunos;
  • participar de eventos acadêmicos;
  • manter-se atualizado;
  • elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade;
  • auxiliar na definição de metodologias;
  • demonstrar dinamismo;
  • adaptar-se a circunstâncias e situações variadas - flexibilidade;
  • interpretar textos em línguas estrangeiras;
  • participação de programas de orientação profissional;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • apresentar trabalhos, artigos e comunicações;
  • ver mais...

Salário de Professor de Marketing CBO 2348-10 - Série histórica

Quanto ganha um Professor de Marketing por região do Brasil

Quanto ganha um Professor de Marketing nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Professor de Marketing na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 24 11.168,43 11.482,01 17.351,96 95,27 391
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Tabela salarial para Professor de Marketing

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 7.045 84.538 1.761 51,04
Média Salarial 7.243 86.912 1.811 52,48
1º Quartil 2.768 33.221 692 20,06
Salário Mediana 5.458 65.498 1.365 39,55
3º Quartil 14.222 170.663 3.555 103,04
Teto Salarial 18.648 223.778 4.662 135,11
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Professor de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2348-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Licenciatura

Professor de Marketing é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 30.3% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Professor de Marketing CBO 2348-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Quanto ganha um Professor de Marketing por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Professor de Marketing na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
23 9.162,37 9.419,63 14.235,23 80,71 606
39 7.538,30 7.749,96 11.711,97 40,01 295
19 5.181,15 5.326,63 8.049,76 56,66 137
28 6.405,52 6.585,38 9.952,02 47,70 111
26 4.863,37 4.999,92 7.556,04 38,13 97
18 4.361,44 4.483,90 6.776,21 50,50 54
38 4.409,62 4.533,43 6.851,05 23,71 45
38 4.328,75 4.450,29 6.725,41 23,66 34
34 3.796,00 3.902,58 5.897,70 22,87 30
38 3.299,21 3.391,85 5.125,86 17,67 30
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
8532-5/00 Educação superior - graduação e pós-graduação 9.098,74 9.354,21 14.136,37
8532-5/00 Educação superior - graduação 5.283,14 5.431,48 8.208,21
8513-9/00 Ensino fundamental 4.099,59 4.214,70 6.369,38
8599-6/99 Outras atividades de ensino 5.721,58 5.882,23 8.889,40
8512-1/00 Educação infantil - pré-escola 2.780,08 2.858,14 4.319,31
8550-3/02 Atividades de apoio à educação 10.221,18 10.508,17 15.880,26
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 6.470,58 6.652,26 10.053,10
8511-2/00 Educação infantil - creche 2.544,91 2.616,37 3.953,93
9499-5/00 Atividades associativas 4.352,94 4.475,16 6.762,99
8520-1/00 Ensino médio 6.015,10 6.183,99 9.345,43
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Professor de Marketing concursado

Profissionais com formação superior em Licenciatura contratados para exercer o cargo de Professor de Marketing também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Professor de Marketing concursado é de R$ 2.445,26 para uma jornada de 42 horas semanais, segundo dados de 19 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Professor de Marketing não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 66% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Quanto ganham profissionais de Licenciatura por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2.026 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Professor de Marketing CBO 2348-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
458 40 200 11.612,92 58,06
220 44 220 6.629,40 30,13
148 20 100 8.401,74 84,02
90 4 20 1.548,40 77,42
82 8 40 2.620,52 65,51
74 18 90 5.754,77 63,94

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 863 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 6.197,62 6.692,79 7.551,74
Pequenas 6.715,43 7.210,60 8.069,55
Médias 7.343,42 7.838,60 8.697,55
Grandes Empresas 8.234,11 8.729,28 9.588,23
  • *Professor de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Professor de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Professor de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Professor de Marketing

  • Salário Base: R$ 7.242,65
  • Salário-educação (3%): R$ 217,28
  • Sistema S (2%): R$ 144,85
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.448,53
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 72,43
  • FGTS (8%): R$ 579,41
  • Férias 1/12: R$ 603,55
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.448,53
  • Periculosidade (30%): R$ 2.172,79
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 201,18
  • 13º Salário: R$ 603,55
  • FGTS sobre Férias: R$ 48,28
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 16,09
  • FGTS sobre 13º: R$ 48,28
  • Aviso Prévio: R$ 603,55
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 48,28
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 603,55

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Professor de Marketing