CBO 2344-40 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2344-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-40 ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Condições de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Funções dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-40

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • planejar cursos;
  • divulgar produção acadêmica;
  • comunicar-se;
  • orientar alunos;
  • participar da administração universitária;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar atividades didáticas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • desenvolver pesquisas;
  • Atividades dos cargos CBO 2344-40

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-40 estão as de:

    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • preparar apresentação de resultados;
    • revisar avaliações;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • elaborar pareceres diversos;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • preparar material didático;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • ministrar aulas expositivas;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • redigir boletins;
    • ter visão global;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • analisar processo de avaliação;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • elaborar projetos;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • partilhar conhecimento;
    • participar de eventos científicos;
    • agir com disciplina;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • expressar-se oralmente;
    • participar de comissões;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • identificar demanda de mercado;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • coordenar disciplinas;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • preparar documentação científica;
    • registrar resultados de avaliações;
    • expressar-se por escrito;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • trabalhar em grupo;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • proferir palestras e conferências;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • estimular atitude crítica;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • preparar avaliações;
    • compor apresentação final de publicações;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • selecionar conteúdo;
    • participar de bancas de concursos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • liderar pessoas;
    • registrar frequência de aluno;
    • revisar textos;
    • ministrar aulas práticas;
    • chefiar departamento;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • estimular auto aprendizado;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • atualizar literatura;
    • coordenar projetos institucionais;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • obter financiamento para publicação;
    • coordenar missões científicas;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • elaborar ementas;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • definir objetivos de cursos;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • definir carga horária;
    • coordenar implantação de cursos;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • oferecer cursos;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • coordenar eventos científicos;
    • estabelecer número de vagas;
    • coletar dados;
    • coordenar pesquisa;
    • orientar execução de tarefas;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • definir políticas acadêmicas;
    • demonstrar criatividade;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • definir bibliografia;
    • propor convênios;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • esclarecer dúvidas;
    • submeter textos para publicação;
    • analisar dados;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • agir com senso crítico;
    • constituir corpo docente;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • presidir órgãos colegiados;
    • supervisionar experimentos;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • discutir avaliação com aluno;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • definir elenco de disciplinas;
    • revisar literatura;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • identificar pré-requisitos;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • ministrar atividades de campo;

    Cargos e salários CBO 2344-40 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

    Salário Professor de Medicina Veterinária

    Professor de Medicina Veterinária: Brasil

    • 245
    • Brasil
    • 4.686 - 12.171
    • 21h
    O profissional no cargo de Professor de Medicina Veterinária CBO 2344-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.686 e 12.171 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 245 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-40.