CBO 2344-40 - Professor de medicina veterinária
Entenda o que fazem os professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de medicina veterinária e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de medicina veterinária
Planeja e executa processo de ensino de medicina veterinária em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas teóricas integradas à prática. Promove atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões em animais. Orienta a atuação em defesa sanitária animal. Presta esclarecimentos sobre emissão de laudos periciais e técnicos. Supervisiona elaboração de projetos por grupos de alunos. Coordena reunião de alunos para análise de estudos sobre bem-estar animal. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas teóricas e práticas, abordando funções biológicas - em níveis molecular, celular, tecidual e dos órgãos -, epidemiologia veterinária, anatomia descritiva dos animais domésticos, entre outros tópicos. Promove atividades de ensino relacionadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças e lesões em animais. Orienta a atuação em defesa sanitária animal. Incentiva a participação em equipe multiprofissional no planejamento e na execução das atividades de profilaxia, controle ou erradicação de enfermidades de impacto econômico, sanitário ou de saúde pública. Coordena a aplicação, pelos alunos, das técnicas de criação, manejo, alimentação, e reprodução animal. Orienta alunos no planejamento e na realização de programas agropecuários. Esclarece dúvidas sobre emissão de laudos periciais e técnicos.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, evidenciando a necessidade de acompanhar os avanços acelerados da ciência, da tecnologia e das inovações em medicina veterinária.
Supervisiona grupos de alunos no desenvolvimento de projetos, como o de proteção do meio ambiente e dos animais selvagens. Acompanha o processo de elaboração do projeto de cada grupo, verificando a viabilidade de execução. Estimula desenvolvimento de raciocínio lógico, atitude crítica, empatia, atitude colaborativa em grupo, e conduta ética, durante a elaboração de projetos.
Coordena reunião de grupos de alunos para análise de estudos na área de criação de animais, como os referentes aos processos de avaliação do grau de bem-estar - a partir de indicadores comportamentais e fisiológicos e de protocolos específicos - e às estratégias para melhoria da disposição física e mental. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais.
Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em medicina veterinária, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos.
Planeja e desenvolve pesquisas em medicina veterinária, abordando diferentes temas, como o uso de novas tecnologias de reprodução assistida para a preservação de espécies animais ameaçadas de extinção. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE REALIDADE AUMENTADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE REALIDADE VIRTUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DE REDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MORFOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MORFOLOGIA) MORFOFISIOLOGIA DOS TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E APARELHOS DE ANIMAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) PROCESSOS BIOQUÍMICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOFÍSICA) PROCESSOS BIOFÍSICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) PROCESSOS MICROBIOLÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PARASITOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PARASITOLOGIA) PROCESSOS PARASITOLÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ZOOTECNIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOTECNIA) APLICAÇÕES DE ZOOTECNIA E PRODUÇÃO ANIMAL NAS ÁREAS DE AGRONEGÓCIO, ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO, SELVAGENS E AQUÁTICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ZOOTECNIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOTECNIA) ZOOTECNIA E PRODUÇÃO ANIMAL: SISTEMAS DE CRIAÇÃO, MANEJO, NUTRIÇÃO, BIOTÉCNICAS DA REPRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | FARMACOLOGIA E TERAPÉUTICA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OBSTETRÍCIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | RADIOLOGIA DE ANIMAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | TOXICOLOGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA E CIRURGIA ANIMAL) CLÍNICA VETERINÁRIA: CIRURGIA, ANESTESIOLOGIA, PATOLOGIA DIAGNÓSTICA, DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | DOENÇAS INFECCIOSAS DE ANIMAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | DOENÇAS PARASITÁRIAS DE ANIMAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | SAÚDE ANIMAL (PROGRAMAS SANITÁRIOS) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA) BEM-ESTAR ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA) ETOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA) MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA: PLANEJAMENTO EM SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA, PREVENÇÃO, CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE ENFERMIDADES, DEFESA SANITÁRIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | PATOLOGIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (PATOLOGIA ANIMAL) PATOLOGIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | GINECOLOGIA E ANDROLOGIA ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (REPRODUÇÃO ANIMAL) REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) ODONTOLOGIA VETERINÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) TECNOLOGIAS EM ÁREAS ESPECÍFICAS DE PRODUÇÃO DE ORIGEM ANIMAL: BOVINOCULTURA DE CORTE E LEITE, AVICULTURA, SUINOCULTURA, EQUIDEOCULTURA, OVINO E CAPRINOCULTURA, PISCICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) UNIDADES CLÍNICAS, LABORATÓRIOS, FAZENDAS, INSTALAÇÕES DE CAMPO E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA EM MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) RECURSOS MULTIMÍDIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRODUÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS | 3 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 2 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 2 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PESQUISAS, ESTUDOS E PROJETOS DE ÁREAS AVANÇADAS OU DE FRONTEIRA EM MEDICINA VETERINÁRIA | 3 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - GERENCIAMENTO DO TEMPO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- realizar atividades de extensão;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- avaliar alunos, disciplinas e cursos;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver pesquisas;
- participar da administração universitária;
- planejar cursos;
- comunicar-se;
- divulgar produção acadêmica;
- ministrar atividades didáticas;
- orientar alunos;
- revisar avaliações;
- liderar pessoas;
- demonstrar capacidade de organização;
- ter visão global;
- analisar dados;
- implementar ações educativas e preventivas;
- submeter textos para publicação;
- coordenar missões científicas;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- demonstrar criatividade;
- oferecer cursos;
- ministrar aulas práticas;
- estabelecer intercâmbio científico;
- elaborar cronograma de atividades;
- selecionar conteúdo;
- demonstrar capacidade de motivação;
- discutir avaliação com aluno;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- divulgar resultados de avaliação;
- conceder entrevistas a mídia;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- estimular atitude crítica;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- selecionar metodologia de ensino;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- coordenar pesquisa;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- coordenar eventos científicos;
- coletar dados;
- presidir órgãos colegiados;
- definir perfil de profissisonal de conclusão;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- participar de órgãos colegiados;
- registrar freqüência de aluno;
- argumentar com clareza e consistência;
- atualizar literatura;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- treinar equipe de pesquisa;
- participar de bancas de concursos;
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- esclarecer dúvidas;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- interpretar mensagens orais - compreensão oral;
- revisar textos;
- expressar-se por escrito;
- preparar material didático;
- participar de comissões;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- ministrar atividades de campo;
- integrar corpo editorial de revistas;
- partilhar conhecimento;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- estabelecer número de vagas;
- expressar-se oralmente;
- preparar apresentação de resultados;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- revisar literatura;
- coordenar projetos institucionais;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- orientar execução de tarefas;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- coordenar implantação de cursos;
- propor convênios;
- participar de eventos científicos;
- definir elenco de disciplinas;
- captar recursos materiais e financeiros;
- definir objetivos de cursos;
- chefiar departamento;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- elaborar proposta de criação de curso;
- compor apresentação final de publicações;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- prestar assessorias e consultorias;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- identificar pré-requisitos;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- demonstrar capacidade de análise;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade;
- definir políticas acadêmicas;
- preparar avaliações;
- constituir corpo docente;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- redigir boletins;
- interpretar mensagens escritas - compreensão escrita;
- adaptar equipamentos e materiais;
- demonstrar capacidade de síntese;
- executar consultoria ad hoc;
- supervisionar estágios curriculares;
- elaborar projetos;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- registrar resultados de avaliações;
- estimular auto-aprendizado;
- analisar processo de avaliação;
- supervisionar experimentos;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino;
- elaborar pareceres diversos;
- constituir equipe de pesquisa;
- identificar demanda de mercado;
- obter financiamento para publicação;
- agir com senso crítico;
- coordenar disciplinas;
- definir carga horária;
- proferir palestras e conferências;
- preparar documentação científica;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise;
- trabalhar em grupo;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- agir com disciplina;
- ministrar aulas expositivas;
- definir bibliografia;
- propor alterações em estrutura curricular;
- elaborar ementas;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-40
CBO 2344-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de medicina veterinária que pertence ao grupo dos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2344-40 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234440 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 234440 em todos os estados e cidades do Brasil.