CBO 2344-35 - Professor de medicina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de medicina CBO 2344-35 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de medicina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de medicina
O Professor de medicina CBO 2344-35 planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-35 deve orientar alunos, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, participar da administração universitária, planejar cursos, divulgar produção acadêmica, desenvolver pesquisas, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-35
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina CBO 2344-35
Um Professor de medicina (ou sinônimo) deve preparar material didático, integrar direção de associações científicas e profissionais, partilhar conhecimento, ministrar aulas práticas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, coordenar eventos científicos, captar recursos materiais e financeiros, selecionar metodologia de ensino, interpretar mensagens orais - compreensão oral, demonstrar capacidade de síntese, trabalhar em grupo, proferir palestras e conferências, preparar apresentação de resultados, definir critérios e calendário de avaliação, adaptar equipamentos e materiais, preparar avaliações, analisar dados, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar criatividade, argumentar com clareza e consistência, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, agir com senso crítico, oferecer cursos, estimular desenvolvimento de conduta ética, estimular realização de trabalhos em grupo, coordenar implantação de cursos, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, selecionar conteúdo, ministrar atividades de campo, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, registrar resultados de avaliações, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, estabelecer número de vagas, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, integrar corpo editorial de revistas, preparar documentação científica, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, executar consultoria ad hoc, esclarecer dúvidas, orientar elaboração de projetos e textos científicos, identificar pré-requisitos, coordenar seminários e grupos de discussão, definir bibliografia, definir políticas acadêmicas, presidir órgãos colegiados, submeter textos para publicação, implementar ações educativas e preventivas, definir objetivos de cursos, liderar pessoas, revisar textos, coordenar missões científicas, instruir alunos em técnicas especiais, prestar assessorias e consultorias, corrigir trabalhos acadêmicos, definir carga horária, identificar demanda de mercado, estimular atitude crítica, treinar equipe de pesquisa, ter visão global, compor apresentação final de publicações, obter financiamento para publicação, constituir corpo docente, orientar percurso acadêmico do aluno, expressar-se por escrito, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, estabelecer metodologia de pesquisa, coletar dados, desenvolver equipamentos e materiais, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, estimular auto-aprendizado, instruir alunos na formação de atitudes, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, ministrar aulas expositivas, gerenciar recursos das pesquisas, revisar literatura, discutir avaliação com aluno, demonstrar capacidade de organização, participar de órgãos colegiados, coordenar projetos institucionais, expressar-se oralmente, elaborar pareceres diversos, elaborar projetos, agir com disciplina, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, demonstrar capacidade de análise, elaborar ementas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, atualizar literatura, elaborar proposta de criação de curso, definir perfil de profissisonal de conclusão, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, propor convênios, coordenar disciplinas, redigir boletins, orientar execução de tarefas, definir elenco de disciplinas, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, participar de eventos científicos, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, elaborar cronograma de atividades, participar de comissões, divulgar resultados de avaliação, registrar freqüência de aluno, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, revisar avaliações, analisar processo de avaliação, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, coordenar pesquisa, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, conceder entrevistas a mídia, chefiar departamento, participar de bancas de concursos, constituir equipe de pesquisa, supervisionar experimentos, propor alterações em estrutura curricular, supervisionar estágios curriculares, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, estabelecer intercâmbio científico.