CBO 2345-05 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
Funções
planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico, atualizar-se na Área, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, produzir material de trabalho.
Atividades
avaliar o desenvolvimento das aulas, estudar diferentes formas de comunicação, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir artigos para divulgação, participar de associações científicas, avaliar material didático, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar grupos de pesquisa, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar planos de ação pedagógica, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar propostas e políticas educacionais, dialogar com as entidades representativas, coordenar reuniões, avaliar a própria prática de pesquisa, planejar a produção de materiais didáticos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir cartazes, participar de associações de classe, elaborar projetos de extensão, organizar publicações, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar políticas educacionais, atender alunos, individualmente e em grupo, desenvolver atividades interativas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar eventos e seminários, participar de atividades culturais, redigir publicações científicas, prever fontes de financiamento, desenvolver propostas de avaliação, dialogar com os alunos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, participar de congressos e eventos científicos, sistematizar conteúdos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, organizar coletâneas, produzir transparências, estudar outros idiomas, treinar auxiliares de pesquisa, coordenar cursos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, demonstrar postura ética, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, discutir resultados de avaliação, colaborar em comissões de avaliação, participar de reuniões, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar projetos de extensão, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar em banca examinadora docente e discente, divulgar resultados de pesquisas, proferir palestras, participar de colegiados, gerenciar projetos, auto-avaliar-se, coordenar projetos pedagógicos, programar cursos para atendimento a demandas externas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, avaliar o desempenho dos alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar pesquisas, orientar alunos de iniciação científica, orientar monitores, atuar em comissões editoriais, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir planos de cursos e de aulas, redigir relatórios de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar áreas, disciplinas e turmas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, realizar revisão da literatura na área, gerenciar convênios, produzir vídeos, participar de comissões, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, realizar eventos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, exercer cargos de representação, planejar pesquisas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar projetos de extensão, demonstrar postura crítica, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, planejar aulas, avaliar trabalhos científicos, estudar a produção científica da área, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar convênios, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, analisar pesquisas educacionais, planejar projetos de extensão, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, prestar assessoria a órgãos públicos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar eventos, estudar a legislação educacional, atuar em debates, coordenar equipes de trabalho, produzir hipertextos, exercer cargos de direção, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, analisar dados e materiais de pesquisa, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, trabalhar em equipe, elaborar pareceres, avaliar currículos de alunos, atribuir notas e conceitos, avaliar projetos de pesquisa, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir textos para uso pedagógico, elaborar programas e cronogramas, compromissar-se social e politicamente, avaliar cursos, dominar a língua portuguesa, preencher relatórios de atividades, planejar os ambientes de aprendizagem, produzir instrumentos de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dialogar com os professores da instituição, trabalhar com diferentes formas de interação humana, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., coletar dados e materiais para pesquisa, atuar em projetos de extensão, constituir grupos de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas.