CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve participar de colegiados, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, realizar eventos, colaborar em comissões de avaliação, avaliar projetos de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, exercer cargos de representação, demonstrar postura crítica, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar aulas, planejar projetos de extensão, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar políticas educacionais, coordenar grupos de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, analisar pesquisas educacionais, prever fontes de financiamento, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, constituir grupos de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar o desenvolvimento das aulas, avaliar a própria prática de pesquisa, proferir palestras, estudar a constituição de profissões no campo educacional, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar em debates, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, estudar a legislação educacional, avaliar currículos de alunos, avaliar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar convênios, orientar alunos de iniciação científica, analisar dados e materiais de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., coordenar projetos de extensão, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, treinar auxiliares de pesquisa, elaborar projetos de extensão, estudar a produção científica da área, dialogar com os professores da instituição, analisar os problemas da realidade brasileira, orientar monitores, realizar revisão da literatura na área, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dialogar com os alunos, organizar coletâneas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, atuar em banca examinadora docente e discente, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, organizar publicações, coordenar projetos pedagógicos, redigir relatórios de pesquisa, estudar outros idiomas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, coordenar pesquisas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, participar de reuniões, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, gerenciar convênios, atuar em projetos de extensão, programar cursos para atendimento a demandas externas, auto-avaliar-se, produzir hipertextos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, planejar pesquisas, discutir resultados de avaliação, elaborar pareceres, participar de congressos e eventos científicos, sugerir composição de bancas examinadoras, produzir transparências, coordenar reuniões, redigir publicações científicas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, sistematizar dados e materiais de pesquisa, divulgar resultados de pesquisas, coordenar cursos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, participar de associações de classe, desenvolver atividades interativas, preencher relatórios de atividades, dialogar com as entidades representativas, produzir textos para uso pedagógico, atuar em comissões editoriais, produzir vídeos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, compromissar-se social e politicamente, avaliar material didático, desenvolver propostas de avaliação, gerenciar projetos, trabalhar em equipe, produzir cartazes, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, coordenar eventos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar eventos e seminários, avaliar cursos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, participar de comissões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, sistematizar conteúdos, produzir planos de cursos e de aulas, estudar propostas e políticas educacionais, participar de atividades culturais, atender alunos, individualmente e em grupo, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, atribuir notas e conceitos, demonstrar postura ética, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de associações científicas, dominar a língua portuguesa, produzir artigos para divulgação, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar equipes de trabalho, elaborar programas e cronogramas, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar trabalhos científicos, exercer cargos de direção, planejar os ambientes de aprendizagem, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar planos de ação pedagógica, coletar dados e materiais para pesquisa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, produzir instrumentos de avaliação.