CBO 2345-05 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
Descrição dos cargos da categoria Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.
Condições de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
Atividades dos cargos CBO 2345-05
Entre as principais atribuições dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 estão as de:
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- participar de associações científicas;
- exercer cargos de representação;
- coordenar reuniões;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- produzir hipertextos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- participar de reuniões;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- produzir cartazes;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- sistematizar conteúdos;
- planejar aulas;
- avaliar cursos;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- constituir grupos de pesquisa;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- preencher relatórios de atividades;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- avaliar trabalhos científicos;
- atuar em comissões editoriais;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- coordenar projetos pedagógicos;
- planejar eventos e seminários;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estudar a produção científica da área;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- elaborar pareceres;
- desenvolver atividades interativas;
- coordenar cursos;
- coordenar equipes de trabalho;
- participar de comissões;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- prever fontes de financiamento;
- exercer cargos de direção;
- avaliar currículos de alunos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- dialogar com as entidades representativas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- demonstrar postura ética;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- produzir transparências;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- proferir palestras;
- coordenar convênios;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- avaliar políticas educacionais;
- planejar projetos de extensão;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- atuar em debates;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- planejar pesquisas;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- produzir vídeos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- organizar publicações;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- participar de atividades culturais;
- avaliar projetos de pesquisa;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar projetos de extensão;
- auto avaliar-se;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- dialogar com os alunos;
- elaborar programas e cronogramas;
- discutir resultados de avaliação;
- orientar alunos de iniciação científica;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- analisar pesquisas educacionais;
- avaliar material didático;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- realizar eventos;
- estudar outros idiomas;
- organizar coletâneas;
- participar de associações de classe;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- demonstrar postura crítica;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- produzir artigos para divulgação;
- coordenar projetos de extensão;
- gerenciar projetos;
- compromissar-se social e politicamente;
- participar de congressos e eventos científicos;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- coordenar eventos;
- realizar revisão da literatura na área;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- orientar monitores;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- coordenar grupos de pesquisa;
- redigir publicações científicas;
- coordenar pesquisas;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- elaborar projetos de extensão;
- dominar a língua portuguesa;
- produzir textos para uso pedagógico;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- estudar a legislação educacional;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- trabalhar em equipe;
- participar de colegiados;
- desenvolver propostas de avaliação;
- atribuir notas e conceitos;
- dialogar com os professores da instituição;
- atuar em projetos de extensão;
- gerenciar convênios;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;