CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.

Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.

Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

O que faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.

Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.

Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.

Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.

Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.

Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.

Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-35 deve servir o cliente, atender o cliente, organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, higienizar utensílios e equipamentos, desmontar praça, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35

Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve controlar sobras e perdas, demonstrar atenção focada, recepcionar cliente, preparar sanduíches, tirar pedido, demonstrar criatividade, forrar bandeja, trabalhar sob pressão, preparar saladas, dobrar guardanapos, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, esterilizar instrumentos e materiais, controlar acesso de pessoas, preparar frutas, acomodar cliente, limpar equipamentos, cumprir normas e procedimentos sanitários, demonstrar proatividade, fornecer informações ao cliente, demonstrar capacidade de comunicação, substituir cinzeiros, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, servir café, descrever pratos e produtos oferecidos, servir pratos, informar previsão de tempo de espera, servir bebidas, substituir cobre-manchas, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, servir chá, licores e digestivos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, secar louça e/ou prataria, entregar cardápio, demonstrar acuidade sensorial, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, providenciar gelo, limpar bandejas e carrinho, trazer conta, desmontar mesas, encaminhar pedidos para cozinha e bar, trabalhar em equipe, guardar louças, copos e/ou prataria, tirar toalhas, guardar produtos, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, montar mesa, bandeja, balcão e bar, receber contas, limpar o chão, fazer porções para viagem, escolher louça, desmontar o bufê - buffet, preparar café, demonstrar cordialidade, preparar couvert, selecionar produtos - limpeza e outros, organizar espaço, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, atender reclamações do cliente, colocar bebidas para gelar, repor material de apoio, selecionar utensílios, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar discreção, checar conta, acompanhar cliente a mesa, lavar utensílios, destinar o lixo, demonstrar equilíbrio emocional, descongelar alimentos, selecionar alimentos e bebidas, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, servir aperitivos, repor bebidas, observar ponto de cozimento dos alimentos, selecionar enxoval de copos, observar apresentação dos pratos, demonstrar dinamismo, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, questionar as preferências do cliente, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, inventariar bebidas consumidas, limpar mesa, conferir ordem de serviço, servir sobremesas, checar pedido antes de servir, demonstrar capacidade de organização, servir charutos, retirar restos de comida, contornar situações adversas, limpar balcão e bancada, cortar frutas para decoração, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, limpar prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, dar sugestões, aquecer alimentos, separar lixo.

Cargos e salários CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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