CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, servir o cliente, realizar serviço de bebidas, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça.
Atividades
inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, selecionar utensílios, tirar toalhas, recepcionar cliente, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, dobrar guardanapos, repor aparadores e guéridons, providenciar gelo, acompanhar cliente a mesa, servir queijos, lavar utensílios, guardar produtos, preparar canapés e amuse-gueules, servir bebidas, destinar o lixo, fazer porções para viagem, substituir cinzeiros, selecionar alimentos e bebidas, fatiar carne - churrascaria, decorar mesa, completar bufê, selecionar produtos - limpeza e outros, cumprir normas e procedimentos sanitários, secar louça e/ou prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, demonstrar dinamismo, escolher louça, demonstrar equilíbrio emocional, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, limpar prataria, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, encaminhar pedidos para cozinha e bar, esterilizar instrumentos e materiais, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, trazer couvert, acomodar cliente, destrinchar peixe, demonstrar capacidade de organização, servir charutos, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, ouvir atentamente - saber ouvir, questionar as preferências do cliente, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, selecionar enxoval de copos, organizar espaço, retirar restos de comida, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar cordialidade, guardar louças, copos e/ou prataria, checar pedido antes de servir, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, trazer conta, trabalhar em equipe, receber contas, servir pratos, controlar sobras e perdas, forrar bandeja, limpar equipamentos, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, atender reclamações do cliente, servir aperitivos, montar carrinho, separar lixo, descrever pratos e produtos oferecidos, preparar couvert, montar mesa, bandeja, balcão e bar, repor bebidas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar criatividade, desmontar o bufê - buffet, demonstrar discreção, substituir cobre-manchas, observar ponto de cozimento dos alimentos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, dar sugestões, servir café, limpar mesa, limpar o chão, abrir garrafa/lata, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, servir sobremesas, conferir ordem de serviço, limpar bandejas e carrinho, contornar situações adversas, observar apresentação dos pratos, desmontar mesas, servir chá, licores e digestivos, inventariar bebidas consumidas, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, desmontar carrinho, trabalhar sob pressão, demonstrar proatividade, informar previsão de tempo de espera, fornecer informações ao cliente, repor material de apoio, limpar balcão e bancada, controlar acesso de pessoas, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar atenção focada, demonstrar acuidade sensorial, colocar bebidas para gelar.