CBO 5133-15 - Camareiro de hotel

Entenda o que fazem os camareiros, roupeiros e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Camareiro de hotel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Camareiro de hotel

O Camareiro de hotel executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes. Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais. Limpa e organiza áreas sociais e de circulação. Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade. Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5133-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança.

Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição. Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.

Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura.

Areja o ambiente.

Retira o pó da mobília e dos demais itens. Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento. Aspira pó de tapetes ou carpetes.

Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies. Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).

Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia. Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido.

Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos.

Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.

Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo. Lava ou troca copos.

Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.

Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento.

Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.

Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar.

Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis.

Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.

Interage com demais profissionais da equipe de governança. Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes. Registra objetos esquecidos.

Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança.

Solicita manutenção de equipamentos e instalações. Requisita materiais para o almoxarifado.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE CONTROLE DE ARRUMAÇÃO DE UNIDADES DO HOTEL - QUARTOS, APARTAMENTOS, CORREDORES 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DE HOSPEDAGEM 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) 5 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES DE GOVERNANÇA, SUPERVISOR DE ANDAR E CAMAREIROS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE LIMPEZA - CUIDADOS NO MANUSEIO E NA APLICAÇÃO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - HÁBITOS E CULTURAS DE HÓSPEDES 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 2 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE VISTORIA EM CHECK-IN E CHECK-OUT 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - ROTINA DE TROCA DE UNIDADE HABITACIONAL DO HÓSPEDE 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ARRUMAÇÃO DE CAMAS 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - VESTIMENTA E APRESENTAÇÃO DO CAMAREIRO 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER - HOTELARIA 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - SMARTMACHINES DE SANITIZAÇÃO 2 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE QUARTOS DE HOTEL 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 2 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Camareiros, roupeiros e afins os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Requisitar materiais e serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores;
  • Atender hóspedes e atores;
  • Organizar vestuário e figurinos de clientes e atores;
  • Planejar o trabalho;
  • Vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações;
  • Comunicar-se;
  • Arrumar apartamentos, camarotes e camarins;
  • Solucionar problemas relativos ao local de trabalho;
  • Verificar o apartamento na saída do hóspede;
  • Organizar materiais e equipamentos de uso diário;
  • Dialogar com hóspedes e elenco;
  • Manifestar preocupação com detalhes;
  • Trocar roupas de cama e banho;
  • Abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos;
  • Informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores;
  • Preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins;
  • Repor acessórios do quarto e do banheiro;
  • Controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia;
  • Limpar quartos;
  • Relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins;
  • Evidenciar criatividade;
  • Demonstrar asseio;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Conferir o enxoval do quarto e do banheiro;
  • Priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados;
  • Desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado;
  • Requisitar materiais para o almoxarifado;
  • Atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores;
  • Demonstrar comportamento ético;
  • Verificar o consumo do mini-bar;
  • Limpar banheiros;
  • Transmitir sugestões dos hóspedes para a governança;
  • Aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes;
  • Participar de reuniões;
  • Comunicar-se via telefone, bip e rádio;
  • Aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões;
  • Solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta;
  • Verificar o estado de móveis e instalações;
  • Atuar em situações de emergências;
  • Demonstrar agilidade;
  • Verificar o funcionamento dos equipamentos;
  • Demonstrar atenção;
  • Acompanhar a mudança do hóspede de apartamento;
  • Arrumar camas;
  • Relatar a situação de ocupação do apartamento;
  • Remover manchas de carpete;
  • Realizar abertura de camas;
  • Trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos;
  • Registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores;
  • Manifestar solidariedade;
  • Demonstrar discrição;
  • Cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado;
  • Evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas;
  • Engraxar sapatos;
  • Solicitar manutenção de equipamentos e instalações;
  • Estimar prazos necessários para execução dos serviços;
  • Manter silencio;
  • Virar os colchões;
  • Abastecer o mini bar;
  • Manifestar segurança;
  • Preparar o apartamento para manutenção preventiva;
  • Avaliar a qualidade do serviço executado;
  • Arrumar malas dos hóspedes quando solicitado;
  • Participar de programas de treinamento;
  • Executar limpeza periódica profunda;
  • Relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins;
  • Substituir lâmpadas;
  • Fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário;
  • Zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores;
  • Pentear carpete e tapetes;
  • Trabalhar em equipe;
  • Zelar pelo conforto acústico da área em que atua;
  • Demonstrar boas maneiras;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15

CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiro de hotel que pertence ao grupo dos camareiros, roupeiros e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Camareiros, roupeiros e afins