CBO 5111-10 - Comissário de trem
Entenda o que fazem os trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Comissário de trem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Comissário de trem
Presta serviços a passageiros de trens, recepcionando-os, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência. Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações, antes do início da viagem. Prepara relatório de viagem, sobre ocorrências e anormalidades a bordo. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Agência Nacional de Transportes Terrestres, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque. Confere a documentação de menores desacompanhados. Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece kit conforto e material de leitura. Informa aos passageiros sobre particularidades do percurso, descrevendo pontos turísticos, fatos históricos e lendas.
Monitora o comportamento dos passageiros, solucionando problemas e conflitos durante a viagem.
Prepara as refeições, colocando bebidas no gelo e montando carrinho (“trolley”) para transportar as bebidas e os alimentos. Vende alimentos e bebidas, recebendo os valores em numerário ou utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Distribui sacos para que os passageiros coloquem restos de comida e materiais descartáveis, conservando a limpeza a bordo do trem.
Cuida da segurança de passageiros, fazendo com que cumpram normas e procedimentos e realocando bagagens em posição perigosa. Auxilia o maquinista na operação de chaves e nas manobras em passagem de nível. Comunica ao maquinista sobre anormalidades no trem.
Atua em emergência, informando aos passageiros sobre situações de perigo, combatendo fogo a bordo e auxiliando na desobstrução da via férrea. Presta primeiros socorros às pessoas.
Despede-se dos passageiros, auxiliando-os no desembarque.
Prepara relatório de viagem, avaliando condições de limpeza e relatando ocorrências e anormalidades a bordo. Registra necessidade de reparos ou de serviços de manutenção no trem. Emite documento de prestação de contas de produtos vendidos.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 4 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA EM TRENS | 3 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM TRENS | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PASSAGEIROS NO INTERIOR DE TRENS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PERFIL DE CLIENTES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - NOVOS PROTOCOLOS SANITÁRIOS NOS TRANSPORTES TERRESTRES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | ATENDIMENTO À TRIPULAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | NAVEGAÇÃO TERRESTRE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE RECEPÇÃO DE PASSAGEIROS EM TRENS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES A USUÁRIOS DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL EM ESTAÇÕES DE TREM | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TRENS E EQUIPAMENTOS DE VIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS REGULAMENTADORAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIRO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E REGULAMENTAÇÕES DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) | TERMINAIS FERROVIÁRIOS | 3 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E ALIMENTOS A SEREM SERVIDOS DURANTE VIAGENS DE TREM | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS, FATOS HISTÓRICOS, LENDAS E OUTRAS PARTICULARIDADES DE PERCURSOS DE VIAGENS DE TREM, PARA INFORMAÇÃO DE PASSAGEIROS | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS REGULAMENTADORAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS | 2 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS | 2 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- atender aos passageiros;
- agir em situações de emergência;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- preparar relatórios e ou documentação;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar liderança;
- acomodar os passageiros especiais;
- dar provas de agilidade;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições;
- comunicar-se em outros idiomas;
- recepcionar passageiros;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- relatar as condições de limpeza;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- retirar anéis e alianças;
- retransmitir mensagens ao maquinista;
- demonstrar organização;
- agir com cortesia;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- combater fogo a bordo;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- atualizar-se profissionalmente;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- realocar bagagens perigosas;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- dar provas de desprendimento;
- ajudar na desobstrução da via férrea;
- informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso;
- descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
- usar equipamentos de proteção;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- demonstrar empatia;
- sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- vender alimentos e bebidas;
- colocar bebidas no gelo;
- identificar-se com a profissão;
- auxiliar o maquinista na operação de chaves;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- demonstrar iniciativa;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-10
CBO 5111-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de comissário de trem que pertence ao grupo dos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
-
-
-
-
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5111-10 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 511110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 511110 em todos os estados e cidades do Brasil.