CBO 4110-45 - Auxiliar de serviços de importação e exportação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45 presta apoio administrativo e operacional aos serviços de importação e exportação, auxiliando na elaboração de planejamento das transações, apoiando o controle de importações, registrando operações, controlando e organizando documentação, inserindo informações em sistemas informatizados e auxiliando na preparação de documentos Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho.
Presta informações sobre andamento de operações Atua em conformidade com legislação de comércio exterior e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de serviços de importação e exportação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-45
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de serviços de importação e exportação
O Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45 auxilia na elaboração de planejamento das transações de importação e exportação, compilando informações sobre oscilação cambial de moedas e levantando informações financeiras e índices econômicos Auxilia no controle das importações, monitorando despesas e acompanhando importações em trânsito.
Registra operações de importação e exportação, recebendo, conferindo, protocolando e digitalizando documentos referentes às transações de comércio exterior.
Confere notas fiscais e faturas de pagamentos Controla e organiza documentação de importação e exportação, registrando entrada e saída, classificando e arquivando documentos.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, elaborando planilhas de cálculos de fretes e impostos, levantando informações para inclusão em relatórios gerenciais, elaborando cronogramas, conferindo informações e preenchendo formulários necessários para transações comerciais internacionais.
Colhe assinaturas em documentos.
Requisita aquisições de material de escritório para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos Opera sistema de correio eletrônico e usa outros meios de comunicação, prestando informações - sobre andamento de operações - a pessoas autorizadas.
Presta apoio na organização de eventos internos e reuniões.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-45 deve demonstrar competências pessoais, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar processos administrativos, prestar apoio logístico, preencher documentos, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-45
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45
Um Auxiliar de serviços de importação e exportação (ou sinônimo) deve elaborar planilhas de cálculos, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, verificar índices econômicos e financeiros, classificar documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, digitar notas de lançamentos contábeis, preencher formulários e/ou cadastros, demonstrar capacidade de organização, distribuir material de expediente, controlar material de expediente, contornar situações adversas, expedir ofícios e memorandos, verificar prazos estabelecidos, providenciar devolução de material fora de especificação, orientar funcionários sobre direitos e deveres, preparar minutas, demonstrar iniciativa, identificar natureza das solicitações dos clientes, demonstrar proatividade, requisitar materiais, demonstrar facilidade de comunicação, arquivar documentos, levantar a necessidade de material, fornecer informações sobre produtos e serviços, registrar reclamações dos clientes, coletar dados, triar documentos, conferir dados e datas, registrar a entrada e saída de documentos, solicitar compra de materiais, efetuar cálculos, distribuir documentos, acompanhar notificações de não conformidade, demonstrar capacidade de negociação, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, elaborar correspondência, atualizar cadastros, convalidar publicação de atos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, localizar processos administrativos, demonstrar capacidade de empatia, atualizar dados de planejamento, demonstrar criatividade, demonstrar persistência, submeter pareceres, demonstrar capacidade de observação, emitir cartas convite nos processos de compras e serviços, conferir material solicitado, demonstrar auto-controle, redigir atas, digitar textos e planilhas, encaminhar protocolos internos, transmitir credibilidade, verificar documentos, identificar irregularidades nos documentos.