CBO 4102-25 - Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4102-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle que pertence ao grupo dos supervisores de serviços administrativos (exceto de atendimento ao público), segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4102-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Supervisores de serviços administrativos (exceto de atendimento ao público).
- Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle.
Descrição dos cargos da categoria Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle
Os Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25 supervisionam e controlam serviços financeiros diversos, benspatrimoniais e logísticos, elaboram orçamentos, efetuam pagamentos,realizam cobrança, controlam bens patrimoniais, fecham câmbio, analisam crédito, coordenam caixas, administram processos logísticos e gerenciam almoxarifado/estoque. Supervisionam equipes de trabalho, orientando e avaliando desempenho em busca da melhor qualidade no trabalho.
Condições de trabalho
Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle os cargos dessa família CBO trabalham em vários ramos de atividades, tais como, indústrias diversas, operadoras logísticas e atividades empresariais. Normalmente, são empregados com carteira assinada com supervisão ocasional, estando diretamente subordinados aos gerentes e possuem subordinados. No caso dos supervisores de câmbio, existe a possibilidade de trabalharem por conta própria. Executam seus trabalhos em horário diurno e em ambientes fechados.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior completo. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de três a quatro anos de experiência na área e para algumas ocupações, curso básico de qualificação profissional de até 200 horas-aula.
Funções dos Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25
Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle devem:
Atividades dos cargos CBO 4102-25
Entre as principais atribuições dos Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25 estão as de:
- administrar conflitos;
- controlar empréstimos entre empresas coligadas (mútuo);
- propor ações judiciais contra inadimplentes;
- controlar entrada de recursos;
- demonstrar capacidade analítica;
- estabelecer limites de crédito;
- distribuir tarefas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar flexibilidade;
- orientar execução dos trabalhos;
- planejar escala de férias;
- conciliar valores;
- pesquisar taxas bancárias;
- demonstrar liderança;
- planejar recebimentos;
- realizar acordos com clientes;
- elaborar demonstrativos financeiros e econômicos;
- realizar cobranças de títulos em carteira;
- avaliar desempenho dos colaboradores;
- suprimir créditos;
- estabelecer prioridades de trabalho;
- motivar equipe;
- emitir borderô de cobrança;
- identificar títulos não pagos;
- identificar necessidade de novos equipamentos;
- demonstrar agilidade;
- gerar documentos para contabilidade;
- decidir garantias para concessão de crédito;
- cadastrar clientes;
- enviar títulos aos cartórios ou empresas de cobranças terceirizadas;
- demonstrar capacidade de visão holística;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- baixar títulos recebidos;
- solucionar pendências com áreas técnicas e comerciais;
- analisar informações cadastrais do cliente;
- decidir sobre admissão ou desligamento de colaboradores;
- atender auditorias (interna e externa);
- acompanhar processos contenciosos;
- inventariar bens;
- demonstrar iniciativa;
- manter atualizado cadastro de clientes;
- identificar necessidade de contratação de colaboradores;
- monitorar cobranças bancárias;
- demonstrar capacidade de negociação;
- consultar informações cadastrais do cliente;
- cobrar títulos vencidos;
- planejar trabalho da equipe;
- orientar colaboradores quanto a utilização e manutenção de equipamentos;
- participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos;
- promover a capacitação da equipe;
- negociar taxas de juros;
- demonstrar objetividade;
- prever recebimentos;