CBO 3764-15 - Modelo publicitário
Entenda o que fazem os modelos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Modelo publicitário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Modelo publicitário
Atua como modelo em ações publicitárias, mostrando, divulgando e promovendo produto em fotos, comerciais, filmes e eventos. Prepara-se para atuação na área publicitária, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, e fazendo testes. Realiza trabalhos, participando de ensaios de marcações e coreografias, posando para fotógrafos mostrando produtos, e apresentando, divulgando e promovendo produtos em comerciais, filmes, feiras e eventos, conforme orientação artística de diretor e coreógrafo. Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados). Mantém o material de apresentação atualizado.
Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda. Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet. Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional. Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas.
Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar. Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.
Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido. Faz o teste para realização do trabalho, executando a ação proposta. Entrega “book” e “composite” ao cliente.
Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste.
Ensaia produção de comerciais, filmes e fotos, provando roupas e acessórios para o trabalho, selecionando maquiagem e penteado, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias. Testa produtos. Atua como dublê de corpo.
Posa para fotógrafo, mostrando o produto e posicionando-se de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho. Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados.
Apresenta, divulga e promove produto em comerciais, filmes e eventos, mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar. Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto. Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor ou coreógrafo. Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho.
Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO FÍSICA PARA MODELO PUBLICITÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | PROPAGANDA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CONCEITOS DE ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE BOOK, COMPOSITE E VÍDEO-BOOK DE MODELO PUBLICITÁRIO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÍDIAS E REDES SOCIAIS APLICADAS À PROMOÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE MODELO PUBLICITÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PAPEL DO MODELO NA PUBLICIDADE E NA PROPAGANDA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PUBLICIDADE E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (TV, CINEMA, PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS) | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOBRE CULTURA, CONSUMO E PUBLICIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA PUBLICIDADE E DA PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES - STARTUP (ESPECIFICAR:...) - CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE CARREIRA APLICADOS À PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CONCEITOS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE CUIDADO PESSOAL E EMBELEZAMENTO APLICADOS À PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO (PELE, CABELOS, UNHAS, MAQUIAGEM, PENTEADOS, DENTRE OUTROS ASPECTOS) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE POSTURA E APRESENTAÇÃO EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL APLICADAS À PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS APLICADAS À PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS PARA ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS APLICADAS À PROFISSÃO DE MODELO PUBLICITÁRIO: POSES, EXPRESSÕES, RITMO E PARADAS ESTÁTICAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.Exigências do mercado de trabalho
Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- prestar seleção - testes para trabalhos;
- administrar aspectos comerciais da profissão;
- demonstrar competências pessoais;
- mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
- preparar-se para o trabalho;
- comunicar-se;
- posar para fotógrafos e artistas plásticos;
- ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
- negociar preços de trabalho;
- transmitir imagem idônea;
- cultivar a paciência;
- ensaiar marcações e coreografias;
- demonstrar disciplina;
- representar comportamentos e estilo de vida;
- posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
- avaliar propostas recebidas;
- cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
- providenciar habilitação profissional junto ao drt;
- gerenciar o tempo;
- compreender o objetivo do trabalho;
- testar maquiagem e penteado;
- permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
- participar de editoriais de moda e capas de revistas;
- definir um plano de carreira;
- provocar empatia;
- disponibilizar-se para o trabalho;
- selecionar dieta para manter o peso desejado;
- realizar o teste;
- dar entrevistas em revistas e programas de tv;
- testar iluminação;
- permanecer disponível para o teste;
- buscar vínculo com uma agência;
- demonstrar fotogenia;
- divulgar trabalho em página da internet;
- acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
- criar posições conforme cenários diferenciados;
- atuar como dublê de corpo;
- cultivar ética profissional;
- manter contato com agência, agente ou contratante;
- desenvolver resistência muscular;
- divulgar material auto-promocional e curriculum;
- utilizar telefone celular para contatos;
- caracterizar-se conforme perfil do teste;
- contabilizar custos e remunerações;
- estabelecer limites de segurança e bem estar;
- condicionar forma física;
- posicionar o corpo conforme layout ou briefing;
- demonstrar charme - ter charme;
- representar o tipo sugerido pelo produto;
- providenciar book, composite e video-book;
- demonstrar carisma;
- testar produtos;
- entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
- expressar-se verbalmente com clareza;
- manter-se atualizado;
- atualizar material de apresentação;
- demonstrar originalidade de estilo;
- contratar assessoria de marketing;
- improvisar quando necessário;
- apresentar o produto em feiras e eventos;
- imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
- analisar contratos de trabalho;
- mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
- executar a ação proposta;
- sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
- exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
- interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
- controlar movimentos e uso do espaço;
- provar as roupas e acessórios para o trabalho;
- modificar atuação conforme orientação artística - diretor, fotógrafo, coreógrafo;
- agir com naturalidade;
- interpretar a expressão facial sugerida;
- demonstrar desinibição;
- providenciar maquiagem e penteados;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3764-15
CBO 3764-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de modelo publicitário que pertence ao grupo dos modelos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Modelos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3764-15 - Modelos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376415 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 376415 em todos os estados e cidades do Brasil.