CBO 3762-55 - Trapezista
Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trapezista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trapezista
Realiza - sozinho ou em grupo - apresentações circenses de acrobacias aéreas em trapézios, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, montando e adaptando equipamentos, aparelhos e objetos para desenvolvimento do número, produzindo número circense – com definição de coreografia, iluminação, música e guarda-roupa -, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para apresentações do número, interagindo com diferentes públicos durante apresentações, e mantendo comunicação com demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode ensinar arte e técnica circense de acrobacia aérea em trapézio. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Utiliza diferentes tipos de trapézio, tais como trapézio fixo (barra de ferro suspensa por duas cordas, que estão fixas em estrutura no alto), trapézio múltiplo (construído para suportar duas ou mais pessoas, com barra metálica maior que a do trapézio simples e suspensa por três, quatro ou mais cordas), trapézio de voo (composto por uma estrutura metálica, em que estão pendurados um trapézio simples e um trapézio para o aparador, além de uma plataforma suspensa, de onde partem e chegam os artistas que voam e que fazem o balanço), e outros aparelhos similares. Verifica a fixação do seu aparelho. Monta aparelhos e objetos para o desenvolvimento seguro do espetáculo, tal como testeira (rede auxiliar de proteção colocada nas extremidades do trapézio) e cama elástica no solo, para a segurança dos trapezistas e coadjuvantes. Adapta aparelhos e equipamentos, considerando seu biótipo, os biótipos de outros trapezistas ou de coadjuvantes, e as condições do local das apresentações.
Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música. Cria guarda-roupa e maquiagem. Orienta o trabalho do iluminador e do músico, indicando o uso de cores e sons para criar suspense e ressaltar o ápice da apresentação.
Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar técnicas e expressões corporais, promover melhoria contínua da sua interação com demais trapezistas ou coadjuvantes, e assimilar os tempos na realização das acrobacias no trapézio. Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Adota os fundamentos técnicos e princípios artísticos que norteiam as acrobacias nos trapézios, em atuação individual ou em grupo. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados às artes acrobáticas em trapézio, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Motiva o aluno e estimula o seu desenvolvimento físico e a sua destreza. Transmite a ética circense.
Conserva aparelhos e objetos, usados nas acrobacias em trapézios, limpos e organizados. Verifica a instalação do aparelho e a vida útil de faixas, roldanas e cordas.
Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS ACROBÁTICOS AÉREOS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS DE ACROBACIA AÉREA EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL APLICADA A INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE COREOGRAFIAS DE ESPETÁCULOS ACROBÁTICOS AÉREOS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | DRAMATURGIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | HISTÓRIA DO CIRCO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | TÉCNICAS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS AÉREAS PARA TRAPEZISTAS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | INTERPRETAÇÃO MUSICAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- vender o espetáculo ou número;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- demonstrar determinação para aprender;
- transmitir ética circense;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar truques;
- dar entrevistas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- preparar a entrada do artista;
- definir equipamentos de segurança;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- desmontar o aparelho;
- definir coreografia;
- conquistar empatia do público;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- criar maquiagem;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- fazer aquecimento;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
- pesquisar movimentos corporais;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- confeccionar o aparelho;
- trabalhar em equipe;
- montar o aparelho;
- pesquisar materiais;
- respeitar ética profissional;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- motivar os alunos;
- freqüentar cursos de atualização;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desenvolver disciplina;
- aprender a profissão ensaiando;
- divulgar o espetáculo ou número;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- fazer alongamento;
- adquirir técnicas para cair;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
- freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- criar guarda roupa;
- selecionar música;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- misturar os números criando outros;
- criar aparelhos - materiais de trabalho;
- respeitar relações de trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
- errar truques para valorização do trabalho;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
- providenciar material impresso para divulgação;
- estabalecer comunicação com a cidade;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- fazer concentração;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar tecnologias;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar aparelhos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-55
CBO 3762-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de trapezista que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Artistas de circo (circenses)
-
-