CBO 3762-55 - Trapezista

Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trapezista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Trapezista

Realiza - sozinho ou em grupo - apresentações circenses de acrobacias aéreas em trapézios, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, montando e adaptando equipamentos, aparelhos e objetos para desenvolvimento do número, produzindo número circense – com definição de coreografia, iluminação, música e guarda-roupa -, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para apresentações do número, interagindo com diferentes públicos durante apresentações, e mantendo comunicação com demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode ensinar arte e técnica circense de acrobacia aérea em trapézio. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Cria novo número para apresentações de acrobacias aéreas em trapézio, pesquisando uso de materiais, aparelhos e tecnologias. Pesquisa possibilidades no uso das cores, em luzes, figurino e materiais. Pesquisa movimentos corporais, possibilidades de expressão artística e formas de comunicação com o público. Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação. Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.

Utiliza diferentes tipos de trapézio, tais como trapézio fixo (barra de ferro suspensa por duas cordas, que estão fixas em estrutura no alto), trapézio múltiplo (construído para suportar duas ou mais pessoas, com barra metálica maior que a do trapézio simples e suspensa por três, quatro ou mais cordas), trapézio de voo (composto por uma estrutura metálica, em que estão pendurados um trapézio simples e um trapézio para o aparador, além de uma plataforma suspensa, de onde partem e chegam os artistas que voam e que fazem o balanço), e outros aparelhos similares. Verifica a fixação do seu aparelho. Monta aparelhos e objetos para o desenvolvimento seguro do espetáculo, tal como testeira (rede auxiliar de proteção colocada nas extremidades do trapézio) e cama elástica no solo, para a segurança dos trapezistas e coadjuvantes. Adapta aparelhos e equipamentos, considerando seu biótipo, os biótipos de outros trapezistas ou de coadjuvantes, e as condições do local das apresentações.

Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música. Cria guarda-roupa e maquiagem. Orienta o trabalho do iluminador e do músico, indicando o uso de cores e sons para criar suspense e ressaltar o ápice da apresentação.

Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar técnicas e expressões corporais, promover melhoria contínua da sua interação com demais trapezistas ou coadjuvantes, e assimilar os tempos na realização das acrobacias no trapézio. Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.

Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.

Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.

Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Adota os fundamentos técnicos e princípios artísticos que norteiam as acrobacias nos trapézios, em atuação individual ou em grupo. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.

Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.

Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.

Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados às artes acrobáticas em trapézio, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Motiva o aluno e estimula o seu desenvolvimento físico e a sua destreza. Transmite a ética circense.

Conserva aparelhos e objetos, usados nas acrobacias em trapézios, limpos e organizados. Verifica a instalação do aparelho e a vida útil de faixas, roldanas e cordas.

Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS ACROBÁTICOS AÉREOS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA ANATOMIA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS DE ACROBACIA AÉREA EM TRAPÉZIOS 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL APLICADA A INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE COREOGRAFIAS DE ESPETÁCULOS ACROBÁTICOS AÉREOS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS DRAMATURGIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PESQUISA CÊNICA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES HISTÓRIA DO CIRCO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES TÉCNICAS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS AÉREAS PARA TRAPEZISTAS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS INTERPRETAÇÃO MUSICAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COMPOSIÇÃO VISUAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS ÀS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO CAMPO DAS ARTES ACROBÁTICAS AÉREAS EM TRAPÉZIOS 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA EXPLOSIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • transmitir ética circense;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar truques;
  • dar entrevistas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • preparar a entrada do artista;
  • definir equipamentos de segurança;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • desmontar o aparelho;
  • definir coreografia;
  • conquistar empatia do público;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • criar maquiagem;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • confeccionar o aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • montar o aparelho;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar ética profissional;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • motivar os alunos;
  • freqüentar cursos de atualização;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • desenvolver disciplina;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • fazer alongamento;
  • adquirir técnicas para cair;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
  • freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • criar guarda roupa;
  • selecionar música;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • misturar os números criando outros;
  • criar aparelhos - materiais de trabalho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • estabalecer comunicação com a cidade;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • fazer concentração;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar tecnologias;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar aparelhos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-55

CBO 3762-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de trapezista que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)