CBO 3762-25 - Domador de animais (circense)
Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Domador de animais (circense) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Domador de animais (circense)
Realiza apresentações com animais amestrados em espetáculos circenses, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novos números, produzindo números, realizando ensaios, colaborando na divulgação dos espetáculos, fazendo sinais e dando comandos, durante as apresentações, para que os animais executem ações e movimentos treinados. Cuida e zela pela segurança, pela saúde e pelo bem-estar dos animais. Doma, condiciona e treina animais para realização de números em espetáculos circenses. Pode vender o número ou espetáculo. Pode ensinar arte e técnica circense na área de domação e condicionamento de animais. Cumpre legislação, normas de biossegurança e de vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Cuida e zela pela segurança e pela saúde dos animais, executando - sob orientação de veterinários e técnicos - os procedimentos necessários e adequados para abrigo, alimentação, higienização e controle de saúde e bem-estar. Providencia espaços para que os animais se exercitem. Usa princípios de psicologia animal no trato diário. Avalia cada animal para determinar seu temperamento e sua aptidão para o treinamento.
Doma e condiciona animais para espetáculos circenses, aplicando técnicas de amestramento não violentas e usando os mesmos sinais e comandos para treinar e para atuar nas apresentações. Leva em conta as peculiaridades dos animais. Pode aproveitar gestos e ações que cada animal normalmente faz em liberdade – como o elefante ficar em pé para pegar as folhas mais novas de uma árvore – para condicioná-lo a fazer o mesmo, a partir de um comando, em um novo número.
Faz pesquisas de espetáculos circenses com animais para criar números. Realiza intercâmbio de informações com outros domadores e com escolas de circo, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação.
Produz número circense, montando e definindo sequencialidade, selecionando figurino e materiais a serem usados, bem como determinando o tempo para realização da apresentação.
Confecciona, monta e adapta aparelhos e materiais – como jaulas, bolas, cordas, suportes, arcos, entre outros - necessários ao desenvolvimento seguro do espetáculo, realizando adequações necessárias considerando o seu biótipo e o biótipo dos animais, bem como as condições do local da apresentação.
Ensaia o número, repetindo-o para aumentar o condicionamento dos animais aos sinais e comandos previstos no número. Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas. Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara-se para realizar o número, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação. Prepara os animais para o espetáculo.
Apresenta o número, usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados à arte de domar animais. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Transmite a ética circense.
Conserva limpos e organizados equipamentos, aparelhos e materiais usados durante as apresentações com animais.
Zela pela sua segurança, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE NÚMEROS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS AO OFÍCIO DE DOMADOR CIRCENSE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DO OFÍCIO DE DOMADOR CIRCENSE DE ANIMAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES EM ESPETÁCULOS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | DRAMATURGIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | HISTÓRIA DO CIRCO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | TÉCNICAS CIRCENSES | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO DO DOMADOR CIRCENSE DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE MODA, HIGIENE E ESTÉTICA DE ANIMAIS AMESTRADOS UTILIZADOS EM ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - SAÚDE E BEM-ESTAR DE ANIMAIS AMESTRADOS UTILIZADOS EM ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS AO OFÍCIO DE DOMADOR CIRCENSE DE ANIMAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE DOMA, CONDICIONAMENTO E TREINAMENTO DE ANIMAIS PARA UTILIZAÇÃO EM ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AO OFÍCIO DE DOMADOR E AOS ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ESPETÁCULOS E NÚMEROS CIRCENSES COM ANIMAIS AMESTRADOS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- aprender a profissão ensaiando;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- preparar a entrada do artista;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- motivar os alunos;
- trabalhar em equipe;
- conquistar empatia do público;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar truques;
- criar maquiagem;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- transmitir ética circense;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
- pesquisar tecnologias;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar movimentos corporais;
- freqüentar cursos de atualização;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- adquirir técnicas para cair;
- estabalecer comunicação com a cidade;
- fazer alongamento;
- divulgar o espetáculo ou número;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- confeccionar o aparelho;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar materiais;
- estabelecer comunicação com o público;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- respeitar ética profissional;
- trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
- fazer aquecimento;
- fazer concentração;
- providenciar material impresso para divulgação;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- selecionar música;
- perceber as habilidades dos alunos;
- utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- dar entrevistas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- desenvolver disciplina;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- misturar os números criando outros;
- definir equipamentos de segurança;
- montar o aparelho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar aparelhos;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- respeitar relações de trabalho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- definir coreografia;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- criar aparelhos - materiais de trabalho;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- criar guarda roupa;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- desmontar o aparelho;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-25
CBO 3762-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de domador de animais (circense) que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Artistas de circo (circenses)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3762-25 - Artistas de circo (circenses)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376225 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas de circo (circenses) em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3762-25 | Domador de Animais (Circense) | Brasil | 44h | 70 | |
3762-25 | Treinador de Animais (circense) | Brasil | 44h | 70 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |