CBO 3762-25 - Domador de animais (circense) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Domador de animais (circense) CBO 3762-25 realiza apresentações com animais amestrados em espetáculos circenses, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novos números, produzindo números, realizando ensaios, colaborando na divulgação dos espetáculos, fazendo sinais e dando comandos, durante as apresentações, para que os animais executem ações e movimentos treinados Cuida e zela pela segurança, pela saúde e pelo bem-estar dos animais.
Doma, condiciona e treina animais para realização de números em espetáculos circenses Pode vender o número ou espetáculo Pode ensinar arte e técnica circense na área de domação e condicionamento de animais.
Cumpre legislação, normas de biossegurança e de vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Domador de animais (circense), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
- Artistas de artes populares e modelos.
- Artistas de circo (circenses).
O que faz um Domador de animais (circense)
O Domador de animais (circense) CBO 3762-25 atua em apresentações circenses com animais – como elefantes, leões, tigres, cavalos, entre outros -, utilizando e combinando técnicas cênicas e circenses Cuida e zela pela segurança e pela saúde dos animais, executando - sob orientação de veterinários e técnicos - os procedimentos necessários e adequados para abrigo, alimentação, higienização e controle de saúde e bem-estar.
Providencia espaços para que os animais se exercitem.
Usa princípios de psicologia animal no trato diário Avalia cada animal para determinar seu temperamento e sua aptidão para o treinamento.
Doma e condiciona animais para espetáculos circenses, aplicando técnicas de amestramento não violentas e usando os mesmos sinais e comandos para treinar e para atuar nas apresentações Leva em conta as peculiaridades dos animais.
Pode aproveitar gestos e ações que cada animal normalmente faz em liberdade – como o elefante ficar em pé para pegar as folhas mais novas de uma árvore – para condicioná-lo a fazer o mesmo, a partir de um comando, em um novo número.
Faz pesquisas de espetáculos circenses com animais para criar números Realiza intercâmbio de informações com outros domadores e com escolas de circo, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação.
Produz número circense, montando e definindo sequencialidade, selecionando figurino e materiais a serem usados, bem como determinando o tempo para realização da apresentação.
Confecciona, monta e adapta aparelhos e materiais – como jaulas, bolas, cordas, suportes, arcos, entre outros - necessários ao desenvolvimento seguro do espetáculo, realizando adequações necessárias considerando o seu biótipo e o biótipo dos animais, bem como as condições do local da apresentação Ensaia o número, repetindo-o para aumentar o condicionamento dos animais aos sinais e comandos previstos no número Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas.
Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara-se para realizar o número, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação Prepara os animais para o espetáculo.
Apresenta o número, usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados à arte de domar animais Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional.
Transmite a ética circense Conserva limpos e organizados equipamentos, aparelhos e materiais usados durante as apresentações com animais Zela pela sua segurança, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-25 deve apresentar o número, ensaiar o número, inventar números, produzir o número, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, ensinar arte e técnica circense, vender o espetáculo ou número.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-25
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Domador de animais (circense) CBO 3762-25
Um Domador de animais (circense) (ou sinônimo) deve preparar material, aparelho e objetos para o número, repetir o número aperfeiçoando técnicas, desmontar o aparelho, pesquisar truques, pesquisar materiais, intercambiar informações com escolas de circo, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, dar entrevistas, avaliar o potencial físico do aluno, pesquisar movimentos corporais, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, obedecer os comandos dos tempos dos truques, aprender a profissão ensaiando, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, respeitar o aparelho de outro artista, fazer alongamento, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, observar o trabalho de outros profissionais do circo, realizar números testes para divulgação ou contratação, desenvolver consciência dos riscos profissionais, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, avaliar custos para fazer preço do trabalho, conquistar empatia do público, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, divulgar o espetáculo ou número, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, estabalecer comunicação com a cidade, respeitar ética profissional, montar o aparelho, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, colaborar na divulgação do espetáculo, perceber as habilidades dos alunos, pesquisar aparelhos, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, errar truques para valorização do trabalho, estabelecer comunicação com o público, trabalhar em equipe, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, adequar o número ao biótipo e aparelho, confeccionar o aparelho, desenvolver disciplina, lidar com imprevistos de forma criativa, definir coreografia, demonstrar determinação para aprender, freqüentar cursos de atualização, dominar técnicas circenses do seu número, criar maquiagem, assimilar os tempos na realização dos truques, misturar os números criando outros, motivar os alunos, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, preparar a entrada do artista, selecionar música, combinar códigos para informar imprevistos, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, pesquisar possibilidades de expressão artística, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, fazer aquecimento, providenciar material impresso para divulgação, incorporar diferentes linguagens artísticas, investigar o valor do trabalho circense no mercado, sincronizar luz e som com a representação, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, transmitir ética circense, criar guarda roupa, respeitar relações de trabalho, criar aparelhos - materiais de trabalho, adquirir técnicas para cair, intercambiar informações com outras áreas artísticas, fazer concentração, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, estimular o desenvolvimento físico do aluno, pesquisar tecnologias, definir equipamentos de segurança, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades.