CBO 3762-05 - Acrobata - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Acrobata CBO 3762-05 realiza apresentações de acrobacias de solo em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando, montando e adaptando equipamentos, aparelhos e materiais para desenvolvimento do número, produzindo o número circense – com definição de coreografia, seleção de música e criação de guarda-roupa, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para apresentações do número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode ensinar arte e técnica circense na área de acrobacia de solo Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Acrobata, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
- Artistas de artes populares e modelos.
- Artistas de circo (circenses).
O que faz um Acrobata
O Acrobata CBO 3762-05 cria novo número para apresentações de acrobacia de solo, pesquisando uso de materiais, aparelhos e tecnologias Pesquisa possibilidades no uso das cores, em luzes, figurino e materiais.
Pesquisa movimentos corporais, possibilidades de expressão artística e formas de comunicação com o público.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode misturar números existentes, criando outros.
Pode criar números de ginástica acrobática, praticada ao som de música, por pares ou grupos, que demonstram equilíbrio, flexibilidade e agilidade na execução Confecciona, monta e adapta equipamentos, aparelhos e materiais – tais como argolas, cavalos de madeira, camas elásticas, entre outros - necessários ao desenvolvimento do número circense, realizando as adequações necessárias conforme o seu biótipo e as condições do local das apresentações, e aplicando novas tecnologias disponíveis.
Pode criar, confeccionar e montar novo aparelho para o número.
Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança.
Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e assimilar os tempos na realização das acrobacias Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Prepara material, aparelho e objetos para a apresentação Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados às artes acrobáticas, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula o seu desenvolvimento físico.
Transmite a ética circense Conserva equipamentos, aparelhos e materiais, usados nas acrobacias, limpos e organizados Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-05 deve apresentar o número, ensaiar o número, inventar números, vender o espetáculo ou número, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, produzir o número, ensinar arte e técnica circense.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Acrobata CBO 3762-05
Um Acrobata (ou sinônimo) deve divulgar o espetáculo ou número, fazer aquecimento, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, selecionar música, pesquisar truques, incorporar diferentes linguagens artísticas, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, motivar os alunos, repetir o número aperfeiçoando técnicas, intercambiar informações com outras áreas artísticas, trabalhar em equipe, fazer alongamento, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, criar maquiagem, confeccionar o aparelho, conquistar empatia do público, preparar a entrada do artista, dominar técnicas circenses do seu número, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, avaliar o potencial físico do aluno, criar guarda roupa, observar o trabalho de outros profissionais do circo, pesquisar tecnologias, demonstrar determinação para aprender, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, adequar o número ao biótipo e aparelho, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, colaborar na divulgação do espetáculo, estimular o desenvolvimento físico do aluno, freqüentar cursos de atualização, pesquisar materiais, providenciar material impresso para divulgação, pesquisar aparelhos, transmitir ética circense, dar entrevistas, combinar códigos para informar imprevistos, intercambiar informações com escolas de circo, respeitar relações de trabalho, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, investigar o valor do trabalho circense no mercado, avaliar custos para fazer preço do trabalho, errar truques para valorização do trabalho, obedecer os comandos dos tempos dos truques, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, montar o aparelho, realizar números testes para divulgação ou contratação, desmontar o aparelho, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, lidar com imprevistos de forma criativa, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, adquirir técnicas para cair, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, pesquisar movimentos corporais, pesquisar possibilidades de expressão artística, criar aparelhos - materiais de trabalho, preparar material, aparelho e objetos para o número, fazer concentração, assimilar os tempos na realização dos truques, respeitar o aparelho de outro artista, respeitar ética profissional, desenvolver consciência dos riscos profissionais, definir equipamentos de segurança, definir coreografia, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, aprender a profissão ensaiando, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, perceber as habilidades dos alunos, desenvolver disciplina, misturar os números criando outros, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, estabelecer comunicação com o público, sincronizar luz e som com a representação, estabalecer comunicação com a cidade.