CBO 3761-10 - Dançarino popular

Entenda o que fazem os dançarinos tradicionais e populares no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Dançarino popular e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Dançarino popular

Promove danças populares, pesquisando-as como manifestações culturais que surgem em diferentes regiões ou segmentos sociais, em festejos e em ambientes específicos de dança, analisando seus figurinos, ritmos, passos, movimentos e gestos, executando a dança conforme coreografia e ritmos populares, ministrando cursos para transmitir conhecimentos sobre os mestres e sobre a história das danças populares, e introduzindo as danças em projetos sociais, ações culturais e educacionais, terapias e em outros contextos. Administra e gerencia atividades relacionadas à dança. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e gerenciando seu desenvolvimento profissional. Registra e arquiva dados pesquisados e sistematizados. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (5/8)
Habilidade (5/8)
Atitude (5/8)
Perfil Ocupacional (5/8)
Pesquisa danças populares como manifestações culturais que surgem em diferentes regiões ou segmentos sociais, em festejos e em ambientes específicos de dança. Examina passos, gestos, movimentos e figurinos. Pesquisa movimentos para o aparecimento de novos ritmos. Vivencia a dança.

Estuda as danças populares, analisando seus passos, movimentos e gestos, identificando sua pluralidade rítmica, apreciando sua música, e examinando seus figurinos.

Realiza ensaios, preparando o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas. Avalia o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos.

Introduz pequenas modificações na dança, experimentando novos movimentos, explorando possibilidades de movimentos com objetos, e aprimorando a coreografia. Atua nas músicas, fazendo mixagem. Faz a adequação da dança aos novos ritmos e trabalha o tempo cênico.

Dirige ensaios, coordenando movimentos e expressão corporal.

Interpreta as danças com objetivos cênicos, reinterpreta as danças populares e interpreta as danças como representações de histórias. Utiliza instrumentos musicais, figurinos, adereços e objetos adequados e próprios à dança. Executa a dança conforme coreografia e ritmos populares.

Cria espetáculos, concebendo coreografias a partir do desenvolvimento de objetos cênicos, cenários, figurinos e trilhas sonoras. Elabora roteiros. Faz a fusão da dança com outras linguagens artísticas e tecnológicas.

Dá aulas relacionadas às danças populares, desenvolvendo propostas pedagógicas e adequando métodos de ensino às diferentes faixas etárias dos alunos. Transmite conhecimentos sobre os mestres e sobre a história das danças populares. Ministra aulas para profissionalizar dançarinos e professores, realizando oficinas, seminários, apresentações, exposições temáticas e debates. Promove cursos para educadores, terapeutas e profissionais de outras áreas.

Insere o acervo cultural da dança popular em diferentes contextos. Aplica a dança popular em projetos sociais, empresariais e institucionais, em terapias, em contextos pedagógicos, e em ações culturais.

Administra atividades relacionadas à dança. Supervisiona equipe de trabalho, atribuindo funções a cada um de seus membros, avaliando seu desempenho e promovendo seu desenvolvimento profissional. Gerencia a produção artística e a produção executiva. Realiza eventos e consulta leis de incentivo à cultura para apresentar projetos, com a finalidade de captar recursos.

Registra dados coletados e sistematizados sobre danças populares. Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos, vídeos e outros registros gravados.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À DANÇA POPULAR 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇAS POPULARES 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 5
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS DE DANÇA POPULAR 4 5 5
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS ESTUDOS SOBRE CULTURA 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS SOCIOLOGIA 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DE DANÇA POPULAR 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA DANÇA POPULAR 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 5 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO DE TEXTOS 3 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS CULTURAIS APLICADOS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL APLICADA À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE COREOGRAFIAS DE DANÇA POPULAR 5 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA DA ARTE 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS À DANÇA POPULAR 4 4 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 5 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 5 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 5 5
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E DA PRODUÇÃO EXECUTIVA RELACIONADAS À DANÇA POPULAR 4 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS FÍSICOS E ELETRÔNICOS, VÍDEOS E OUTROS REGISTROS GRAVADOS RELACIONADOS À DANÇA POPULAR 4 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS DE DANÇA POPULAR 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS DRAMATURGIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PESQUISA CÊNICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS INTERPRETAÇÃO MUSICAL 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 5 5 5
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COMPOSIÇÃO VISUAL 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIREITOS AUTORAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NO CAMPO DA DANÇA POPULAR 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - NORMAS TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DA DANÇA POPULAR, NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • administrar atividades relacionadas a dança;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar espetáculos;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentescontextos;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • gerenciar a produção executiva;
  • adaptar vivência a dança a ser realizada;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • trabalhar em equipe;
  • estudar movimentos na dança;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • estudar música tradicional e popular;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • aplicar a dança a ação cultural;
  • experimentar novos movimentos;
  • desenvolver figurinos;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • divulgar o evento;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança - históricos, sociais e religiosos;
  • trabalhar as músicas dançadas - dançando, cantando e mixando;
  • interpretar coreografia;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • utilizar elementos próprios da dança - adereços, objetos, instrumentos, etc;
  • captar recursos;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • participar de debates, foruns, congressos referentes a dança;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios a dança;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • estudar passos na dança;
  • dirigir ensaios - dançarino ensaiador;
  • estudar gestos na dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • aprimorar a coreografia;
  • vivenciar a dança;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas a dança;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas - educadores, terapeutas;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • pesquisar figurinos;
  • fundir a dança com outras linguagens - artísticas e tecnológicas;
  • dançar representando histórias;
  • desenvolver cenários;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • criar roteiros;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • adequar metodos a diferentes faixas etárias;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • gerenciar a produção artística;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3761-10

CBO 3761-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de dançarino popular que pertence ao grupo dos dançarinos tradicionais e populares, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 3761-10 - Dançarinos tradicionais e populares

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Dançarinos tradicionais e populares em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3761-10 Bailarinos Étnicos Brasil 41h 59
3761-10 Dançarinos Étnicos Brasil 41h 59
3761-10 Dançarinos Populares Brasil 41h 59
3761-10 Dançarino de Rua Brasil 41h 59
3761-10 Dançarino Popular Brasil 41h 59
3761-10 Bailarinos de Danças Parafolclóricas Brasil 41h 59
3761-10 Bailarinos Populares Brasil 41h 59
3761-10 Dançarino de Salão Brasil 41h 59
3761-10 Dançarinos de Danças Parafolclóricas Brasil 41h 59

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial