CBO 3761-10 - Dançarino popular - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos dançarinos tradicionais e populares
O profissional no cargo de Dançarino popular CBO 3761-10 promove danças populares, pesquisando-as como manifestações culturais que surgem em diferentes regiões ou segmentos sociais, em festejos e em ambientes específicos de dança, analisando seus figurinos, ritmos, passos, movimentos e gestos, executando a dança conforme coreografia e ritmos populares, ministrando cursos para transmitir conhecimentos sobre os mestres e sobre a história das danças populares, e introduzindo as danças em projetos sociais, ações culturais e educacionais, terapias e em outros contextos Administra e gerencia atividades relacionadas à dança.
Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e gerenciando seu desenvolvimento profissional Registra e arquiva dados pesquisados e sistematizados Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3761-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de dançarinos tradicionais e populares que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Dançarino popular, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Dançarinos tradicionais e populares CBO 3761-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3761-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
- Artistas de artes populares e modelos.
- Dançarinos tradicionais e populares.
O que faz um Dançarino popular
O Dançarino popular CBO 3761-10 pesquisa danças populares como manifestações culturais que surgem em diferentes regiões ou segmentos sociais, em festejos e em ambientes específicos de dança Examina passos, gestos, movimentos e figurinos.
Pesquisa movimentos para o aparecimento de novos ritmos.
Vivencia a dança Estuda as danças populares, analisando seus passos, movimentos e gestos, identificando sua pluralidade rítmica, apreciando sua música, e examinando seus figurinos.
Realiza ensaios, preparando o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas Avalia o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos.
Introduz pequenas modificações na dança, experimentando novos movimentos, explorando possibilidades de movimentos com objetos, e aprimorando a coreografia.
Atua nas músicas, fazendo mixagem Faz a adequação da dança aos novos ritmos e trabalha o tempo cênico.
Dirige ensaios, coordenando movimentos e expressão corporal.
Interpreta as danças com objetivos cênicos, reinterpreta as danças populares e interpreta as danças como representações de histórias Utiliza instrumentos musicais, figurinos, adereços e objetos adequados e próprios à dança Executa a dança conforme coreografia e ritmos populares.
Cria espetáculos, concebendo coreografias a partir do desenvolvimento de objetos cênicos, cenários, figurinos e trilhas sonoras Elabora roteiros Faz a fusão da dança com outras linguagens artísticas e tecnológicas.
Dá aulas relacionadas às danças populares, desenvolvendo propostas pedagógicas e adequando métodos de ensino às diferentes faixas etárias dos alunos Transmite conhecimentos sobre os mestres e sobre a história das danças populares.
Ministra aulas para profissionalizar dançarinos e professores, realizando oficinas, seminários, apresentações, exposições temáticas e debates Promove cursos para educadores, terapeutas e profissionais de outras áreas Insere o acervo cultural da dança popular em diferentes contextos.
Aplica a dança popular em projetos sociais, empresariais e institucionais, em terapias, em contextos pedagógicos, e em ações culturais Administra atividades relacionadas à dança Supervisiona equipe de trabalho, atribuindo funções a cada um de seus membros, avaliando seu desempenho e promovendo seu desenvolvimento profissional.
Gerencia a produção artística e a produção executiva Realiza eventos e consulta leis de incentivo à cultura para apresentar projetos, com a finalidade de captar recursos Registra dados coletados e sistematizados sobre danças populares.
Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos, vídeos e outros registros gravados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3761-10 deve criar espetáculos, pesquisar danças tradicionais e populares, estudar danças tradicionais e populares, administrar atividades relacionadas a dança, demonstrar competências pessoais, ensaiar dança tradicional e popular, dar aulas de danças tradicionais e populares, interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições, inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentescontextos.
Condições de trabalho dessas profissões
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3761-10
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição.
Atividades exercidas por um Dançarino popular CBO 3761-10
Um Dançarino popular (ou sinônimo) deve participar de debates sobre políticas públicas relacionadas a dança, transmitir estórias sobre dança tradicional e popular, trabalhar passos, gestos e movimentos, desenvolver objetos cênicos, pesquisar movimentos para novos ritmos, ministrar cursos para profissionais de outras áreas - educadores, terapeutas, gerenciar a produção artística, estudar passos na dança, fundir a dança com outras linguagens - artísticas e tecnológicas, estudar movimentos na dança, conhecer os fundamentos e origem da dança - históricos, sociais e religiosos, ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores, dirigir ensaios - dançarino ensaiador, aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais, reinterpretar danças tradicionais e populares, desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular, trabalhar o tempo ritual, dançar representando histórias, desenvolver trilhas sonoras, pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança, dar a conhecer os mestres das tradições, utilizar instrumentos musicais adequados e próprios a dança, explorar possibilidades de movimentos com objetos, desenvolver figurinos, captar recursos, transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular, pesquisar passos, gestos e movimentos, conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições, adaptar vivência a dança a ser realizada, estudar música tradicional e popular, desenvolver habilidades para trabalhar com grupos, desenvolver cenários, executar a dança conforme ritmos tradicionais, avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos, adequar a dança aos novos ritmos, aplicar a dança a ação cultural, experimentar novos movimentos, atribuir funções aos diferentes membros da equipe, respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos, demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais, estudar figurino popular e tradicional, trabalhar o tempo cênico, vivenciar a dança, aprimorar a coreografia, participar na definição de políticas e ações culturais através da dança, dominar passos, gestos e movimentos, adequar metodos a diferentes faixas etárias, criar coreografias a partir da linguagem tradicional, criar roteiros, coordenar movimentos e expressão corporal, aplicar a dança a contextos terapêuticos, preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas, divulgar o evento, dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança, desenvolver acuidade auditiva e rítmica, trabalhar em equipe, aplicar a dança a contextos pedagógicos, realizar oficinas de trabalho, utilizar elementos próprios da dança - adereços, objetos, instrumentos, etc, interpretar coreografia, participar de oficinas e cursos de atualização profissional, consultar leis de incentivo a cultura, identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular, pesquisar figurinos, interpretar danças com objetivos cênicos, trabalhar as músicas dançadas - dançando, cantando e mixando, estudar gestos na dança, gerenciar a produção executiva, utilizar figurinos próprios á dança, participar de debates, foruns, congressos referentes a dança.