CBO 3547-05 - Representante comercial autônomo

Entenda o que fazem os representantes comerciais autônomos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Representante comercial autônomo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Representante comercial autônomo

Executa atividades de representação comercial autônoma de empresas nacionais ou estrangeiras numa área geográfica, elaborando plano estratégico, estabelecendo metas de venda, definindo estratégias de marketing, realizando divulgação de produtos e serviços, efetuando vendas a novos clientes cadastrados, vendendo durante visitas para apresentação de produtos e serviços, recebendo clientes para venda, e acompanhando clientes pós-venda. Interage com as diversas áreas da empresa representada, participando de reuniões, fazendo requisições e prestando conta das vendas. Participa de eventos, como feiras e exposições. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Realiza planejamento das atividades de representação comercial autônoma - de empresas nacionais ou estrangeiras -, fazendo pesquisa de mercado, analisando potencial de clientes e elaborando plano estratégico. Estabelece metas de venda de produtos e serviços.

Realiza divulgação de produtos e serviços, definindo estratégias de marketing e requisitando material de divulgação. Envia mala direta ao conjunto de clientes e divulga produtos por meio de multimídia. Informa aos clientes sobre alterações nos produtos e serviços, ressaltando as melhorias.

Prepara cadastro de novos clientes e estabelece contato com eles por telefone, celular, e-mail e outros meios de comunicação. Realiza vendas aos novos clientes.

Planeja itinerário de visitas, agendando horários. Explica os objetivos da visita, demonstra benefícios e qualidades de produtos e serviços e fornece amostras. Auxilia na escolha, prestando informações técnicas dos produtos. Apresenta tabelas de preços, explica formas de pagamento e efetiva vendas.

Recebe clientes para vendas, identificando suas necessidades e apresentando proposta ao cliente. Calcula custo do produto e serviço. Estabelece prazos de entrega dos produtos.

Finaliza as vendas, emitindo pedidos de produtos e serviços. Esclarece dúvidas dos clientes referentes aos pedidos e aos contratos de prestação de serviços. Monitora o cumprimento do prazo de entrega dos produtos.

Acompanha clientes pós-venda, verificando suas opiniões. Filtra informações para melhoria de serviços, dando retorno às sugestões dos clientes e enviando-lhes brindes. Renova e altera contratos de prestação de serviços.

Interage com as diversas áreas da empresa representada. Requisita mostruário de produtos e solicita troca de produtos defeituosos. Obtém informações de pré-venda com telemarketing. Comunica transações comerciais realizadas e os resultados de vendas. Sugere políticas de vendas, propondo ações para melhoria dos resultados. Visita área industrial da empresa, participando de reuniões sobre promoção de produtos e serviços.

Mantém-se atualizado, participando de cursos sobre novas estratégias de marketing.

Participa de eventos, tais como feiras e palestras relacionadas à área. Expõe produtos em locais definidos pela empresa representada.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE GESTÃO DE VENDAS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ARCABOUÇO NORMATIVO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) EMPREENDEDORISMO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE OPINIÃO 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO-BENEFÍCIO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURAÇÃO DE ATIVIDADES DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE EMPRESAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS TIPOS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING TELEMARKETING 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 1
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 3

Condições de Trabalho

Exercem suas funções, predominantemente, como representantes de empresas industriais, comerciais e de serviços. Atuam por conta própria e também como empregadores. Trabalham de forma individual, em horários irregulares, sem supervisão, em ambientes fechados e também em veículos nos momentos que necessitam enfrentar o trânsito, cidade ou rodovia, para locomoção.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade mínima de nível médio. Em alguns tipos de atividade é requerido curso básico de até duzentas horas-aula.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • participar de eventos;
  • demonstrar produtos e serviços;
  • finalizar vendas;
  • planejar vendas;
  • interagir com as demais Áreas da empresa representada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda;
  • requisitar mostruário de produtos;
  • participar de feiras e palestras relacionadas a área;
  • verificar opiniões do cliente;
  • filtrar informações para melhoria de serviços;
  • acompanhar prazo de entrega dos produtos;
  • solicitar cadastro a novos clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • explicar objetivos da visita;
  • explicar formas de pagamento;
  • planejar itinerário de visitas;
  • renovar contratos de prestação de serviços;
  • demonstrar capacidade de ouvir;
  • controlar vendas efetuadas;
  • acompanhar controle de qualidade;
  • demonstrar benefícios e qualidades de produtos e serviços;
  • identificar necessidades do cliente;
  • fornecer amostras;
  • atender solicitação de novos clientes;
  • definir estratégia de marketing;
  • emitir pedidos de produtos e serviços;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • calcular custo do produto e serviço;
  • divulgar ações promocionais aos funcionários;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e serviços;
  • participar de reuniões sobre promoção de produtos e serviços;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • esclarecer dúvidas referentes aos pedidos e aos contratos de prestação de serviços;
  • receber clientes para vendas e lançamentos;
  • estabelecer metas de venda de produtos;
  • informar, a representada, resultados de vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • obter informações de pré-venda com telemarketing;
  • demonstrar cuidado com a apresentação pessoal;
  • enviar brindes ao cliente;
  • contactar clientes por telefone e outros meios de comunicação;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • requisitar troca de produtos defeituosos;
  • demonstrar persuasão;
  • apresentar tabelas de preços;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • participar de cursos de reciclagem;
  • prestar informações técnicas do produto;
  • demonstrar percepção das tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar coerência;
  • divulgar produtos por meio de multimídia;
  • expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • alterar contratos de prestação de serviços;
  • agendar horário;
  • transmitir confiança;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • elaborar plano estratégico;
  • requisitar material de divulgação;
  • definir autonomia para negociação;
  • analisar potencial de clientes;
  • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
  • sugerir ações para melhoria nas vendas;
  • visitar área industrial da empresa;
  • fazer pesquisa de mercado;
  • demonstrar atitude ética;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • comunicar, a representada, transações comerciais realizadas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3547-05

CBO 3547-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de representante comercial autônomo que pertence ao grupo dos representantes comerciais autônomos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Representantes comerciais autônomos

Nenhum CBO relacionado encontrado.

Cargos e salários CBO 3547-05 - Representantes comerciais autônomos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 354705 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Representantes comerciais autônomos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3547-05 Representante Comercial Autônomo Rio de Janeiro, RJ 43h 126
3547-05 Representante Comercial Autônomo São Paulo, SP 43h 642
3547-05 Representante Comercial Autônomo Belo Horizonte, MG 43h 32
3547-05 Representante Comercial Autônomo Minas Gerais 43h 243
3547-05 Representante Comercial Autônomo Brasil 43h 2.625
3547-05 Representante Comercial Autônomo Uberlândia, MG 44h 22
3547-05 Representante Comercial Autônomo São Paulo 43h 1.163

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial