CBO 3513-05 - Técnico em administração

Entenda o que fazem os técnicos em administração no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em administração e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico em administração

O Técnico em Administração executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas. Elabora, organiza e controla documentos da organização. Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais. Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho. Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3513-05

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico. Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.

Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas. Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão. Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.

Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas. Organiza propostas de treinamentos.

Participa da elaboração de planos de cargos e salários. Presta informações acerca de direitos trabalhistas.

Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.

Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato.

Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques.

Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.

Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos.

Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda.

Elabora, organiza e controla documentos da organização.

Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos. Acompanha validade de documentos legais.

Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas.

Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais.

Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.

Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE PESSOAL, DE FINANÇAS, DE CONTROLE PATRIMONIAL E DE MATERIAIS 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS SOCIOLOGIA 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 5 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 5 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS CONTROLE DE PROCESSOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DA PRODUÇÃO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE SUPRIMENTOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO ASSOCIATIVISMO 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO COOPERATIVISMO 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO ECONOMIA SOLIDÁRIA 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) EMPREENDEDORISMO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) GESTÃO EMPREENDEDORA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO NOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA LOGÍSTICA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANEJAMENTO OPERACIONAL 2 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANEJAMENTO TÁTICO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 1 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 2 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS TRIBUTÁRIAS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSO DE INTEGRAÇÃO EM EMPRESA AMBIENTAÇÃO PROFISSIONAL 2 2 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSO DE INTEGRAÇÃO EM EMPRESA INTEGRAÇÃO EM EMPRESA 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA PRODUTIVIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS LOGÍSTICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA COMERCIAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Controlar rotina administrativa;
  • Executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • Assessorar Área de venda;
  • Realizar atividades em recursos humanos;
  • Atuar na Área de compras;
  • Controlar transferência de funcionários;
  • Atender cliente;
  • Aplicar provas de seleção;
  • Arquivar documentos;
  • Solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
  • Solicitar cotação de preços;
  • Adequar atividade a legislação vigente;
  • Gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais;
  • Participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação;
  • Controlar benefícios concedidos;
  • Controlar fluxos de documentos fiscais;
  • Verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
  • Disponibilizar holerite;
  • Conferir documentos;
  • Organizar processos de contratação de serviços e produtos;
  • Agir com ética profissional;
  • Divulgar resultado do processo seletivo;
  • Fornecer cotações de preços;
  • Definir método de trabalho;
  • Efetuar cálculos rescisórios;
  • Elaborar organograma;
  • Controlar férias de funcionários;
  • Atuar com flexibilidade;
  • Viabilizar processo de admissão;
  • Elaborar notas de empenho;
  • Calcular férias;
  • Participar da correção da prova do processo seletivo;
  • Recomendar margem de desconto;
  • Destinar recursos orçamentários;
  • Pesquisar situação legal da empresa;
  • Controlar atividades através de dados estatísticos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Buscar aprimoramento profissional;
  • Efetuar cálculos estatísticos;
  • Protocolar documentos;
  • Acompanhar venda e pós-venda;
  • Elaborar documentos administrativos;
  • Executar serviços de caixa e tesouraria;
  • Classificar elementos de despesas;
  • Elaborar fluxograma;
  • Participar da elaboração de provas de seleção;
  • Encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos;
  • Prestar informações acerca de direitos trabalhistas;
  • Coletar informações para rescisão contratual;
  • Controlar ativo fixo;
  • Administrar despesas com fundo fixo;
  • Emitir documentos diversos;
  • Apresentar soluções;
  • Montar processo seletivo;
  • Solicitar informações;
  • Contatar clientes;
  • Comprar serviços e produtos;
  • Agir com tolerância;
  • Aplicar legislação para fins de recolhimento;
  • Conferir processos licitatórios;
  • Acompanhar alterações da legislação vigente;
  • Precificar produtos;
  • Orientar clientes;
  • Fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
  • Elaborar prestações de conta;
  • Assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento;
  • Participar da avaliação de currículo;
  • Organizar propostas de treinamentos;
  • Conferir recebimento de materiais;
  • Controlar afastamentos;
  • Controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
  • Lançar informações na base de dados da folha de pagamentos;
  • Participar da movimentação e controle de estoques;
  • Acompanhar validade de documentos legais;
  • Agir com eficiência e eficácia;
  • Divulgar informações em veículos diversos;
  • Tomar iniciativa;
  • Organizar rotina diária;
  • Participar do processo de homologação de rescisão contratual;
  • Atualizar cadastro geral;
  • Conferir lançamentos da folha de pagamento;
  • Evidenciar comprometimento;
  • Demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
  • Conferir freqüência;
  • Fornecer informações para auditorias;
  • Participar de comissões de licitação;
  • Executar serviços de apoio administrativo;
  • Elaborar cronogramas;
  • Divulgar processo seletivo;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05

CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em administração que pertence ao grupo dos técnicos em administração, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

CBOs Relacionados