CBO 3511-15 - Consultor contábil (técnico) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em contabilidade
O profissional no cargo de Consultor contábil (técnico) CBO 3511-15 participa de equipe de consultoria contábil a empresas e instituições públicas e privadas, para indicar procedimentos padronizados e legais de elaboração de documentos fiscais, tributários e trabalhistas, atuando sob orientação de Contador Participa da realização de diagnóstico dos problemas e da elaboração de proposta de serviços de consultoria.
Atua de acordo com princípios de ética e sigilo das informações e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3511-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em contabilidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Consultor contábil (técnico), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em contabilidade CBO 3511-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3511-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em contabilidade.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Consultor contábil (técnico)
O Consultor contábil (técnico) CBO 3511-15 participa da realização de diagnóstico dos problemas da empresa ou instituição, analisando a documentação societária, examinando documentos fiscais, inventariando documentação trabalhista e estudando a documentação contábil Participa da elaboração de proposta de serviços de consultoria, propondo medidas para solucionar os problemas nas áreas contábil, fiscal e trabalhista.
Em tal proposta, leva em consideração a legislação vigente - das esferas municipal, estadual e federal - relacionada às áreas fiscal, tributária e trabalhista.
Presta consultoria de contabilidade, indicando procedimentos padronizados e legais para execução de atividades como registros, lançamentos, classificação e conferência de documentos fiscais e contábeis Orienta sobre procedimentos de elaboração de balancetes, fluxo de caixa, demonstrativos de resultado e balanço patrimonial.
Mostra os procedimentos para conciliação de contas, apuração de impostos, cálculo de depreciação de bens e apuração de estoques Orienta a análise da evolução de contas e a elaboração de previsão orçamentária e de planejamento tributário.
Mostra o correto preenchimento de declarações de impostos e outras obrigações contábeis legais.
Orienta a reestruturação do plano de contas e a definição de centros de custos Apresenta parâmetros legais e procedimentos adequados para efetivar a gestão de processos relativos a recursos humanos.
Expõe proposta de utilização de aplicativos específicos para gestão contábil e financeira.
Orienta a utilização de sistemas para transmissão de dados e informações aos diferentes órgãos, como a Receita Federal do Brasil Apresenta proposta de treinamento de equipe que, na empresa ou instituição, operacionalizará as medidas propostas pela consultoria.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3511-15 deve demonstrar competências pessoais, proceder consultoria empresarial.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em contabilidade trabalham em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais, como estatutários, empregados assalariados ou como autônomos (consultor contábil). O trabalho é presencial ou à distância, pode ser realizado de forma individual sem supervisão, ou em equipe, sob supervisão. Os profissionais trabalham em ambiente fechado, no período diurno. O chefe de contabilidade e o técnico de contabilidade permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá- los à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3511-15
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em contabilidade (nível médio). O exercício pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Consultor contábil (técnico) CBO 3511-15
Um Consultor contábil (técnico) (ou sinônimo) deve demonstrar postura profissional, analisar documentação societária, interpretar a legislação, supervisionar o trabalho, definir centro de custos, demonstrar criatividade, demonstrar dinamismo, demonstrar disciplina, delegar competência, demonstrar organização, aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa, trabalhar em equipe, utilizar corretamente as ferramentas de trabalho, demonstrar segurança, inventariar documentação trabalhista e legislação, apresentar boa aparência, manter-se atualizado, diagnosticar os problemas da empresa, dominar noções de informática, ministrar cursos e palestras, distribuir tarefas, assessorar o desenvolvimento de software contábil, raciocinar logicamente, liderar equipes de trabalho, transparecer objetividade, dominar grandezas numéricas, estudar a documentação contábil, reestruturar plano de contas, examinar documentos fiscais e legislação, demonstrar flexibilidade, resolver problemas administrativos.