CBO 3511-10 - Chefe de contabilidade (técnico) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em contabilidade

O profissional no cargo de Chefe de contabilidade (técnico) CBO 3511-10 coordena atividades de contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade gerencial e referentes ao controle patrimonial de empresas e instituições públicas e privadas, atuando sob orientação de Contador Interpreta legislação relacionada às áreas contábil, fiscal e trabalhista.

Presta informações e esclarecimentos à fiscalização Colabora com a gestão da área de recursos humanos Pode participar de equipe de assessoria e consultoria contábil.

Administra e supervisiona equipe da área de contabilidade Atua de acordo com princípios de ética e sigilo das informações e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3511-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em contabilidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Chefe de contabilidade (técnico), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em contabilidade CBO 3511-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3511-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em contabilidade.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Chefe de contabilidade (técnico)

O Chefe de contabilidade (técnico) CBO 3511-10 prepara-se para as atividades de supervisão, interpretando mudanças em leis e normas relacionadas às áreas contábil, fiscal e trabalhista Supervisiona a elaboração de atos constitutivos de novas empresas.

Atua no encerramento de empresas.

Coordena as atividades de contabilidade geral, formando peças contábeis Desenvolve plano de contas.

Atende a obrigações fiscais acessórias Monitora a escrituração de livros contábeis e fiscais, com o uso de programas e sistemas informatizados.

Supervisiona a elaboração da Escrituração Contábil Digital (ECD) e o encaminhamento das informações contábeis e fiscais – tais como Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento – à Receita Federal do Brasil, pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Coordena a operacionalização da contabilidade de custos, identifica custo gerencial e administrativo e demonstra custo incorrido e/ou orçado Coordena a execução da contabilidade gerencial e analisa o comportamento das contas.

Monitora a execução do planejamento tributário e a elaboração do balanço social.

Acompanha resultados e efetua análises comparativas, fornecendo subsídios aos administradores da empresa ou instituição Coordena a realização do controle patrimonial, analisando a entrada e a saída de ativos imobilizados e o inventário do patrimônio Acompanha a elaboração do balanço patrimonial.

Colabora com a gestão da área de recursos humanos, analisando as mudanças da legislação trabalhista e verificando os termos dos dissídios coletivos Participa da implantação de plano de cargos e salários Atende à fiscalização, prestando informações e esclarecimentos, apresentando documentos, livros e relatórios e, quando necessário, providenciando defesa administrativa.

Pode participar de equipe de assessoria e consultoria contábil, examinando documentos fiscais, analisando documentação trabalhista, societária e contábil e diagnosticando problemas Propõe reestruturação de planos de contas e outras ações necessárias.

Administra equipe de trabalho da área contábil, participando da seleção de pessoal e controlando absenteísmo Observa o cumprimento de normas e procedimentos da empresa ou instituição Supervisiona o desempenho da equipe, monitorando e avaliando o seu trabalho.

Identifica necessidade de atualização ou aperfeiçoamento de membros da equipe Treina ou providencia programação de treinamento de pessoal Interage com os supervisores de outras áreas da empresa ou instituição, para troca de informações e análise de resultados.

Elabora relatórios - com gráficos e análise de informações - para gestores da empresa ou instituição Pode utilizar Sistema Integrado de Gestão Empresarial - ERP ou outro sistema de gestão Examina a organização dos arquivos – em meio físico e eletrônico – de informações e documentos administrativos e contábeis.

Verifica a limpeza e a organização do local de trabalho da equipe de contabilidade Controla o reaproveitamento de materiais e o descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3511-10 deve constituir empresa, executar a contabilidade geral, efetuar contabilidade gerencial, proceder consultoria empresarial, regularizar empresa, atender a fiscalização, operacionalizar a contabilidade de custos, administrar o departamento pessoal, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em contabilidade trabalham em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais, como estatutários, empregados assalariados ou como autônomos (consultor contábil). O trabalho é presencial ou à distância, pode ser realizado de forma individual sem supervisão, ou em equipe, sob supervisão. Os profissionais trabalham em ambiente fechado, no período diurno. O chefe de contabilidade e o técnico de contabilidade permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá- los à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3511-10

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em contabilidade (nível médio). O exercício pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Chefe de contabilidade (técnico) CBO 3511-10

Um Chefe de contabilidade (técnico) (ou sinônimo) deve identificar custo gerencial e administrativo, demonstrar postura profissional, distribuir tarefas, manter-se atualizado, executar o planejamento tributário, alterar os atos constitutivos, diagnosticar os problemas da empresa, elaborar ato constitutivo, estudar a documentação contábil, formar peças contábeis das empresas, estudar as mudanças da legislação trabalhista, efetuar análises comparativas, demonstrar dinamismo, verificar os termos dos dissídios coletivos, desenvolver plano de contas, escriturar o livro de apuração do lucro real - lalur, analisar documentação societária, responder a consulta de cliente, reestruturar plano de contas, transparecer objetividade, demonstrar flexibilidade, dominar grandezas numéricas, raciocinar logicamente, analisar comportamento das contas, resolver problemas administrativos, demonstrar organização, elaborar o balanço social, demonstrar segurança, interpretar a legislação, ministrar cursos e palestras, implantar plano de cargos e salários, apresentar boa aparência, utilizar corretamente as ferramentas de trabalho, analisar contas patrimoniais, atender a obrigações fiscais acessórias, providenciar defesa administrativa, supervisionar o trabalho, demonstrar disciplina, extinguir empresas, assessorar o desenvolvimento de software contábil, contatar os órgãos competentes, acompanhar os resultados finais da empresa, trabalhar em equipe, delegar competência, inventariar documentação trabalhista e legislação, examinar documentos fiscais e legislação, liderar equipes de trabalho, dominar noções de informática, fornecer subsídios aos administradores da empresa, demonstrar criatividade, emitir memorandos internos, visitar regularmente o cliente, demonstrar custo incorrido e ou orçado, utilizar meios e veículos de comunicação, definir centro de custos, aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa, efetuar balanço de abertura, prestar esclarecimentos.

Cargos e salários CBO 3511-10 - Técnicos em contabilidade

Salário Chefe de Contabilidade (Técnico)

Chefe de Contabilidade (Técnico): Brasil

  • 715
  • Brasil
  • 5.290 - 12.912
  • 42h
O profissional no cargo de Chefe de Contabilidade (Técnico) CBO 3511-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.290 e 12.912 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 715 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3511-10.