CBO 3511-05 - Técnico de contabilidade - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em contabilidade
O profissional no cargo de Técnico de contabilidade CBO 3511-05 executa atividades de contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos, efetua a contabilidade gerencial e realiza o controle patrimonial de empresas e instituições públicas e privadas, atuando sob supervisão de Contador e/ou Chefe de contabilidade Executa processos administrativos e contábeis para constituição e enquadramento tributário de empresa.
Presta atendimento à fiscalização Pode colaborar na gestão recursos humanos Pode prestar consultoria empresarial.
Atua de acordo com princípios de ética e sigilo das informações e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3511-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em contabilidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de contabilidade, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em contabilidade CBO 3511-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3511-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em contabilidade.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de contabilidade
O Técnico de contabilidade CBO 3511-05 realiza processos administrativos e contábeis para constituição de uma empresa, efetuando o enquadramento tributário Faz registros da empresa junto aos órgãos públicos competentes e providencia documentos para envio à junta comercial e/ou aos cartórios.
Identifica, organiza e confere documentos fiscais e contábeis.
Analisa a documentação, verificando a sua validade e conformidade e separando-a de acordo com a sua natureza Classifica os documentos, em função do seu conteúdo, e registra os dados referentes à sua movimentação.
Efetua lançamentos contábeis, elabora balancetes de verificação e concilia contas Escritura livros contábeis e fiscais, com o uso de programas e sistemas informatizados.
Realiza a Escrituração Contábil Digital (ECD) para encaminhar informações contábeis e fiscais – tais como Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento – à Receita Federal do Brasil, pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Apura impostos, juros, taxas e tarifas a receber e a pagar Atende a obrigações fiscais acessórias.
Presta informações para auditorias interna e externa.
Operacionaliza a contabilidade de custos, relacionando custos operacionais e não operacionais Apura estoques Contabiliza custos orçados em comparação aos realizados.
Elabora relatório de custo Efetua a contabilidade gerencial, realizando previsão orçamentária, compilando informações contábeis, analisando evolução de contas, efetuando análises comparativas e preparando fluxo de caixa Executa planejamento tributário e elabora balanço social.
Realiza o controle patrimonial, verificando a entrada e a saída de ativos imobilizados e de outros itens patrimoniais Calcula depreciação e reavaliação de bens.
Calcula juros sobre patrimônio em formação Amortiza gastos e custos incorridos Procede equivalência patrimonial.
Realiza inventário do patrimônio Elabora balanço patrimonial Presta atendimento à fiscalização por intermédio da apresentação de documentos, livros e relatórios contábeis.
Pode entrar em contato com os órgãos de fiscalização, para regularizar documentos da empresa ou instituição Pode prestar consultoria empresarial, examinando os documentos fiscais e a documentação contábil, diagnosticando os problemas da empresa e reestruturando o plano de contas Pode colaborar na gestão de processos relativos a recursos humanos, tais como verificação dos termos de dissídios coletivos, formalização de contratos de trabalho, processamento de folha de pagamento, cálculos de rescisão de contrato de trabalho, e preenchimento de relatórios de informações sociais para órgãos governamentais.
Interage com as demais áreas da empresa ou instituição que possuem interface com a área contábil, para alinhamento de conceitos e ações Organiza e arquiva – em meio físico e eletrônico – informações e documentos administrativos e contábeis.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3511-05 deve realizar controle patrimonial, proceder consultoria empresarial, executar a contabilidade geral, identificar documentos e informações, atender a fiscalização, operacionalizar a contabilidade de custos, administrar o departamento pessoal, constituir empresa, efetuar contabilidade gerencial, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, regularizar empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em contabilidade trabalham em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais, como estatutários, empregados assalariados ou como autônomos (consultor contábil). O trabalho é presencial ou à distância, pode ser realizado de forma individual sem supervisão, ou em equipe, sob supervisão. Os profissionais trabalham em ambiente fechado, no período diurno. O chefe de contabilidade e o técnico de contabilidade permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá- los à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3511-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em contabilidade (nível médio). O exercício pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico de contabilidade CBO 3511-05
Um Técnico de contabilidade (ou sinônimo) deve classificar documentos fiscais, assessorar o desenvolvimento de software contábil, depreciar bens, relacionar custos operacionais e não operacionais, criar relatório de custo, contabilizar custo orçado ou incorrido, raciocinar logicamente, dominar noções de informática, executar o planejamento tributário, extinguir empresas, distribuir tarefas, reestruturar plano de contas, corrigir bens, analisar contas patrimoniais, reorganizar a contabilidade, enviar boletins informativos, interpretar a legislação, manter-se atualizado, examinar documentos fiscais e legislação, enviar documentos para serem arquivados, demonstrar postura profissional, preparar relatórios, disponibilizar documentos e livros, computar folha de pagamento dos empregados, empregadores e terceiros, refazer obrigações fiscais de natureza acessória, ministrar cursos e palestras, liderar equipes de trabalho, apurar impostos, proceder equivalência patrimonial, preparar fluxo de caixa, elaborar o balanço social, emitir diário, razão e livros fiscais, estudar a documentação contábil, efetuar lançamentos contábeis, trabalhar em equipe, efetuar balanço de abertura, formar peças contábeis das empresas, efetuar análises comparativas, definir centro de custos, demonstrar dinamismo, fornecer consultoria na constituição da empresa, analisar documentação societária, preparar todos os livros pertinentes a empresa para autenticação, distinguir os atos dos fatos administrativos, escriturar o livro de apuração do lucro real - lalur, diagnosticar os problemas da empresa, delegar competência, solicitar documentação para admissão, codificar documentos contábeis, visitar regularmente o cliente, utilizar meios e veículos de comunicação, registrar a empresa junto aos órgãos públicos competentes, levantar estoque, controlar férias, amortizar os gastos e custos incorridos, utilizar corretamente as ferramentas de trabalho, demonstrar custo incorrido e ou orçado, apurar o resultado da alienação, encaminhar os atos constitutivos ao arquivo na junta comercial e ou cartório, demonstrar segurança, dominar grandezas numéricas, eliminar documentos do arquivo após prazo legal, inventariar documentação trabalhista e legislação, reavaliar bens, gerar guias de encargos sociais, transparecer objetividade, estudar as mudanças da legislação trabalhista, dar baixa ao ativo imobilizado, preparar rescisão e homologação, demonstrar flexibilidade, contatar os órgãos competentes, demonstrar disciplina, fazer previsão orçamentária, atualizar a contabilidade, aprontar pedidos de parcelamento, identificar custo gerencial e administrativo, aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa, calcular juros sobre patrimônio em formação, controlar a entrada de ativos imobilizados, conciliar contas, administrar os benefícios sociais do empregado, apresentar boa aparência, assessorar auditoria, inventariar o patrimônio, analisar comportamento das contas, encaminhar os documentos aos setores competentes, recalcular tributos, demonstrar organização, supervisionar o trabalho, atender a obrigações fiscais acessórias, acompanhar os resultados finais da empresa, enquadrar a empresa na atividade, resolver problemas administrativos, acompanhar o programa de controle médico de saúde ocupacional, fazer balancetes de verificação, efetuar contrato de trabalho, compilar informações contábeis, verificar os termos dos dissídios coletivos, demonstrar criatividade.