CBO 3511-05 - Técnicos em contabilidade - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3511-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em contabilidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em contabilidade CBO 3511-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3511-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em contabilidade.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
constituir empresa, administrar o departamento pessoal, efetuar contabilidade gerencial, proceder consultoria empresarial, comunicar-se, executar a contabilidade geral, identificar documentos e informações, atender a fiscalização, operacionalizar a contabilidade de custos, demonstrar competências pessoais, realizar controle patrimonial, regularizar empresa.
Atividades
administrar os benefícios sociais do empregado, corrigir bens, apurar impostos, proceder equivalência patrimonial, levantar estoque, solicitar documentação para admissão, definir centro de custos, gerar guias de encargos sociais, fazer previsão orçamentária, apurar o resultado da alienação, liderar equipes de trabalho, manter-se atualizado, estudar as mudanças da legislação trabalhista, compilar informações contábeis, encaminhar os documentos aos setores competentes, enviar documentos para serem arquivados, demonstrar criatividade, transparecer objetividade, disponibilizar documentos e livros, eliminar documentos do arquivo após prazo legal, depreciar bens, dar baixa ao ativo imobilizado, preparar rescisão e homologação, demonstrar disciplina, preparar relatórios, resolver problemas administrativos, preparar todos os livros pertinentes a empresa para autenticação, visitar regularmente o cliente, relacionar custos operacionais e não operacionais, raciocinar logicamente, atender a obrigações fiscais acessórias, verificar os termos dos dissídios coletivos, demonstrar custo incorrido e ou orçado, amortizar os gastos e custos incorridos, delegar competência, efetuar contrato de trabalho, executar o planejamento tributário, contatar os órgãos competentes, enviar boletins informativos, emitir diário, razão e livros fiscais, assessorar auditoria, recalcular tributos, demonstrar organização, analisar documentação societária, interpretar a legislação, utilizar corretamente as ferramentas de trabalho, examinar documentos fiscais e legislação, dominar noções de informática, preparar fluxo de caixa, reorganizar a contabilidade, controlar férias, utilizar meios e veículos de comunicação, trabalhar em equipe, demonstrar segurança, aprontar pedidos de parcelamento, demonstrar dinamismo, computar folha de pagamento dos empregados, empregadores e terceiros, classificar documentos fiscais, escriturar o livro de apuração do lucro real - lalur, inventariar o patrimônio, efetuar análises comparativas, assessorar o desenvolvimento de software contábil, demonstrar postura profissional, apresentar boa aparência, efetuar lançamentos contábeis, reavaliar bens, conciliar contas, formar peças contábeis das empresas, analisar comportamento das contas, inventariar documentação trabalhista e legislação, identificar custo gerencial e administrativo, distribuir tarefas, dominar grandezas numéricas, refazer obrigações fiscais de natureza acessória, controlar a entrada de ativos imobilizados, analisar contas patrimoniais, encaminhar os atos constitutivos ao arquivo na junta comercial e ou cartório, codificar documentos contábeis, demonstrar flexibilidade, acompanhar o programa de controle médico de saúde ocupacional, estudar a documentação contábil, contabilizar custo orçado ou incorrido, atualizar a contabilidade, aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa, elaborar o balanço social, extinguir empresas, efetuar balanço de abertura, supervisionar o trabalho, calcular juros sobre patrimônio em formação, diagnosticar os problemas da empresa, fornecer consultoria na constituição da empresa, registrar a empresa junto aos órgãos públicos competentes, enquadrar a empresa na atividade, criar relatório de custo, reestruturar plano de contas, ministrar cursos e palestras, acompanhar os resultados finais da empresa, fazer balancetes de verificação, distinguir os atos dos fatos administrativos.