CBO 3514-20 - Serventuários da justiça - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3514-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de serventuários da justiça que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Escrivão de polícia atua na área de segurança pública, efetuando a emissão de boletins de ocorrência, preparando termos circunstanciados, elaborando inquéritos policiais, processos administrativos e sindicâncias, dando cumprimento às formalidades processuais, registrando e expedindo documentos Participa nos procedimentos policiais de investigação de infrações penais.
Participa em audiências Organiza arquivo de documentação Presta atendimento ao público.
Atua conforme princípios éticos e de sigilo de informações e cumpre legislação, normas de segurança pública e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Serventuários da justiça CBO 3514-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3514-20
- Técnicos de nível médio.
- Serventuários da justiça.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Escrivão de polícia
O Escrivão de polícia (ou similar) planeja as atividades, priorizando ações e selecionando recursos necessários para a execução dos trabalhos Atua nos procedimentos policiais de investigação, acompanhando a autoridade policial em diligências e dirigindo veículos policiais.
Encaminha vítimas para exames de corpo de delito e solicita as perícias cabíveis, conforme determinado pela autoridade policial.
Levanta informações junto às partes envolvidas - vítimas, averiguados, autores e testemunhas -, fazendo o registro das informações prestadas Participa na execução de prisões.
Faz registros digitais de ocorrências, sob orientação da autoridade policial, efetuando a emissão de boletins de ocorrência e elaborando termos circunstanciados Dá cumprimento às formalidades processuais, lavrando e subscrevendo autos e remetendo-os aos tribunais.
Elabora inquéritos policiais, processos administrativos, sindicâncias, e demais peças e documentos policiais.
Orienta a escrituração dos registros nas delegacias Registra processos e demais atos, cargas de mandados e de autos, documentos, portarias, e outros documentos.
Averba atos.
Registra assinaturas Expede documentos, tais como mandados e contramandados, cartas precatórias, rogatórias e arbitral, traslados, ofícios, certidões, e alvarás Recolhe fianças.
Participa nas audiências, lavrando atas e lendo sentenças e outras peças dos autos Presta atendimento ao público, dando respostas às solicitações, informando andamento de processos e esclarecendo as partes interessadas Pesquisa legislação pertinente, documentos e processos em plataformas informatizadas.
Opera sistemas de comunicação da polícia Utiliza sistemas digitais de controle de tramitação, expedição e arquivo de processos e documentos oficiais.
Organiza documentação, classificando, reproduzindo e garantindo a segurança dos documentos Conserva cópias de segurança em diversas mídias Guarda objetos de prova, assegurando sua segurança.
Mantém sob sua guarda e responsabilidade os bens e os valores apreendidos, entregues à sua custódia Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Adquire materiais para reposição, quando necessário Faz o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
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Funções
O funcionário CBO 3514-20 deve gerenciar atividades técnico-administrativas do cartório, delegacia e câmara de mediação e arbitragem, organizar documentação, prestar atendimento ao público, cumprir determinações legais e judiciais, realizar diligências, demonstrar competências pessoais, expedir documentos, registrar documentos, coadjuvar nas audiências e/ou sessões de mediações.
Atividades exercidas por um Escrivão de polícia CBO 3514-20
Um Escrivão de polícia (ou sinônimo) deve trajar-se conforme as normas, averbar atos, expedir certidões, restituir bens, demonstrar capacidade de persuasão, consultar legislação pertinente, distribuir ações, registrar portarias, saber ouvir, demonstrar consciência de cidadania, lavrar boletim de ocorrências - bo, adquirir materiais e equipamentos, pesquisar documentos, expedir cartas precatórias, rogatórias e arbitral, agir com urbanidade, informar andamento do processo, registrar assinaturas, intimar os interessados, expedir mandados e contramandados, remeter autos aos tribunais, expedir alvarás, demonstrar discrição, reconhecer firmas, registrar petições iniciais, demonstrar capacidade de negociação, guardar objetos de prova, realizar prisões de pessoas e bens, supervisionar a rotina do trabalho, autuar processos, demonstrar capacidade de manter sigilo, manter a ordem durante audiências/sessões de mediação, demonstrar imparcialidade, expedir traslados, garantir a segurança dos documentos, guardar bens móveis e imóveis, expedir guias e cartas de guia, ler sentenças e outras peças dos autos, reproduzir documentos, demonstrar capacidade de tomar decisões, lavrar atas de audiências/sessões de mediação, demonstrar pontualidade e assiduidade, registrar processos e demais atos, conservar cópias de segurança em diversas mídias, executar atos, demonstrar bom senso, elaborar relatórios estatísticos, demonstrar perspicácia, esclarecer as partes interessadas, arquivar processos e demais documentos, informatizar o registro de documentos, lavrar atos, registrar depósitos prévios, demonstrar capacidade de verificação de autenticidade dos documentos, colher assinaturas das partes e testemunhas, autenticar documentos, transmitir segurança e confiança, classificar documentos, assinar atos e demais documentos, registrar cargas de mandados, registrar cargas de autos, manter o funcionamento do sistema de informática, manter registros e livros, gerenciar livros e guias, demonstrar capacidade de comunicação, expedir ofícios, administrar pessoal.