CBO 3513-10 - Técnico em administração de comércio exterior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração

O profissional no cargo de Técnico em administração de comércio exterior CBO 3513-10 executa e monitora atividades relacionadas aos processos de importação e exportação Auxilia no processo de negociações comerciais internacionais, monitora os processos de transporte e armazenagem, executa os procedimentos para as operações cambiais e para o desembaraço aduaneiro, elabora documentação e realiza os cálculos para a formação de custos de exportação e/ou importação, sob orientação do responsável pelas operações de comércio exterior.

Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Segue legislação do comércio exterior, normas técnicas nacionais e internacionais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3513-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em administração de comércio exterior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em administração.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em administração de comércio exterior

O Técnico em administração de comércio exterior CBO 3513-10 auxilia no processo de negociações comerciais internacionais, considerando as condicionantes legais, verificando a adequação de produtos e serviços diante de aspectos culturais e ambientais, apresentando possíveis parcerias e fornecedores e estimando custos das importações e preço das exportações Planeja as operações de transporte nas transações de comércio exterior, analisando a logística de transporte, verificando a segurança dos equipamentos e cargas nos modais de transporte e identificando as melhores formas de acondicionamento, embalagem e etiquetagem da carga.

Seleciona modalidade de transporte para cada trajeto.

Programa, coordena e monitora as operações em diferentes modais de transportes, incluindo embarque, transbordo e desembarque Planeja e seleciona o tipo de armazenamento, de acordo com as características da carga e com a melhor relação custo-benefício.

Programa e monitora as operações do processo de armazenamento Solicita e acompanha as operações de câmbio realizadas por operadoras e bancos.

Providencia a documentação de câmbio, seguindo a legislação cambial vigente.

Elabora a documentação que instrui os processos de exportação Confere a documentação de importação, de acordo com a negociação, a legislação e as normas técnicas nacionais e internacionais.

Formula o despacho aduaneiro de importação ou de exportação, de acordo com a documentação vigente e as normas aduaneiras.

Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais Controla recursos financeiros e insumos, calculando custos de exportação e/ou importação, verificando despesas e receitas e conferindo faturas de pagamentos e recebimentos de serviços Faz uso de sistemas de informação especializados para a área de comércio internacional.

Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3513-10 deve executar atividades nas Áreas fiscal e financeira, intercambiar mercadorias e serviços, demonstrar competências pessoais, controlar rotina administrativa, atuar na Área de compras.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-10

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Técnico em administração de comércio exterior CBO 3513-10

Um Técnico em administração de comércio exterior (ou sinônimo) deve emitir documentos diversos, definir método de trabalho, negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras, acompanhar desembaraço aduaneiro, controlar fluxos de documentos fiscais, atuar com flexibilidade, organizar rotina diária, buscar aprimoramento profissional, arquivar documentos, acompanhar alterações da legislação vigente, acompanhar validade de documentos legais, atualizar cadastro geral, elaborar documentos administrativos, adequar atividade a legislação vigente, classificar elementos de despesas, agir com eficiência e eficácia, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, agir com ética profissional, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, conferir documentos, analisar documentação de exportação e importação, elaborar cronogramas, conferir recebimento de materiais, solicitar informações, acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada, pesquisar situação legal da empresa, participar da movimentação e controle de estoques, apresentar soluções, evidenciar comprometimento, tomar iniciativa, contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros, solicitar cotação de preços, protocolar documentos, dominar idiomas estrangeiros, controlar atividades através de dados estatísticos, trabalhar em equipe, programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços, agir com tolerância, executar serviços de apoio administrativo, fornecer informações para auditorias, reservar praças, elaborar prestações de conta, operacionar o sistema integrado de comércio exterior - siscomex, atender cliente.

Cargos e salários CBO 3513-10 - Técnicos em administração

Salário Técnico em Administração de Comercio Exterior

Técnico em Administração de Comercio Exterior: Brasil

  • 248
  • Brasil
  • 4.278 - 10.190
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Administração de Comercio Exterior CBO 3513-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.278 e 10.190 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 248 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3513-10.