CBO 3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública

Entenda o que fazem os inspetores de alunos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Inspetor de alunos de escola pública e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Inspetor de alunos de escola pública

O Inspetor de Alunos de Escola Publica cuida da segurança e do bem-estar do corpo discente da escola pública, inspecionando o comportamento do aluno e prestando-lhe informações e orientações sobre normas da escola. Monitora atitudes dos alunos no relacionamento com os colegas. Observa e comunica a ocorrência de irregularidades e delitos. Atua de acordo com o previsto na legislação, com o disposto no regimento escolar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3341-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Cuida da segurança do aluno nas dependências e nas proximidades da escola. Controla e orienta entrada e saída de alunos.

Auxilia alunos com deficiência, facilitando seu deslocamento na escola e sua convivência com os colegas.

Orienta alunos sobre regras, procedimentos e cumprimento de horários. Faz com que o disposto no regimento escolar seja cumprido.

Inspeciona o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Fiscaliza a utilização dos espaços de recreação, observando a circulação e vistoriando os agrupamentos isolados de alunos.

Monitora atitudes dos alunos em relação ao trato e respeito para com os colegas. Vigia e inibe ações de intimidação e brigas entre alunos. Comunica à coordenação atitudes agressivas de alunos.

Observa e comunica a ocorrência de delitos e porte de objetos não autorizados na escola. Reprime furtos. Identifica responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar.

Identifica e comunica a presença de pessoas suspeitas nas imediações ou dentro da escola. Pode acionar órgãos de segurança pública.

Verifica e notifica necessidade de limpeza e manutenção de infraestrutura da escola.

Pode prestar primeiros socorros e acionar serviços de atendimento médico ou resgate, quando necessário.

Pode prestar apoio às atividades acadêmicas, auxiliando na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas.

Pode auxiliar na divulgação e na circulação de informações e comunicados.

Pode usar sistemas eletrônicos de segurança.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CONTROLE ELETRÔNICO DE PRESENÇA DE ALUNOS 3 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DO SUJEITO PARA A VIDA CIDADÃ 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR: ...) - SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS (ESPECIFICAR:..) - ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 3 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 4 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA 3 4 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS - ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS E ESPORTIVAS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO A ALUNOS, SEUS RESPONSÁVEIS E DEMAIS VISITANTES: PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES, ACOMPANHAMENTO E AUXÍLIO NO DESLOCAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, RECOLHIMENTO E FEEDBACK DE SOLICITAÇÕES, DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - MONITORAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE ALUNOS E DA PARTICIPAÇÃO NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS E ÀS NORMAS REGIMENTAIS DA ESCOLA: CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, ACESSO A SANITÁRIOS, CANTINAS, LABORATÓRIOS, ESPAÇOS ESPORTIVOS E CULTURAIS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE CONDUTAS E COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS E PORTE DE ITENS NÃO CONDIZENTES COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E BEM-ESTAR PESSOAL E COLETIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROMOÇÃO DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE PÚBLICA 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CONTROLE DE MATERIAIS 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE INFRAESTRUTURA (ESPECIFICAR:..) - INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ESCOLARES 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CONFIABILIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESOLUÇÃO E FIRMEZA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO NOTURNA 2 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Inspetores de alunos e afins trabalham em estabelecimento de ensino público, privado ou em escolas livres. São estatutários ou celetistas. Atuam em equipe, em locais abertos ou fechados, em período diurno ou noturno, sob supervisão ocasional de diretores ou secretários de escola. Podem permanecer em pé por períodos longos, em locais ruidosos. Os profissionais que atuam em escola pública assumem, também, funções pertinentes a outros profissionais administrativos e pedagógicos como, por exemplo, ouvir reclamações de professores sobre ameaças de alunos em áreas de violência, orientar alunos e fazer pequenos reparos nas escolas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos de escola pública é recrutado por meio de concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Orientar alunos e responsaveis;
  • Providenciar manutenção predial e do transporte escolar;
  • Prestar apoio Às atividades acadêmicas;
  • Organizar ambiente e transporte escolar;
  • Inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar e no transporte;
  • Controlar as atividades livres dos alunos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Cuidar da segurança dos alunos;
  • Retirar objetos perigosos dos alunos;
  • Mostrar escola a pais e alunos;
  • Controlar manifestações afetivas;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Coibir fumo e outros vícios no ambiente escolar/transporte;
  • Verificar nível de água nas cisternas;
  • Fornecer informações a professores;
  • Comunicar a diretoria casos de furto entre alunos;
  • Definir limites nas atividades livres;
  • Comunicar suspensão de aulas aos alunos;
  • Solicitar pequenos reparos;
  • Verificar as condições de operação dos portões e portas;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Levar material didático a sala de aula;
  • Auxiliar alunos com deficiência - fisica, visual, mental;
  • Analisar fatos da escola com os alunos;
  • Impedir permanência de alunos durante recreio nas salas de aula;
  • Auxiliar alunos na travessia de ruas;
  • Evidenciar cordialidade;
  • Demonstrar paciência;
  • Fiscalizar utilização dos espaços de recreação;
  • Substituir - momentaneamente docente na sala de aula;
  • Organizar filas de alunos;
  • Circular comunicados internos;
  • Acompanhar aluno pichador na limpeza de sua pichação;
  • Fixar avisos em mural;
  • Acompanhar alunos em excursões;
  • Identificar responsáveis por irregularidades;
  • Conduzir aluno indisciplinado a diretoria/coordenação;
  • Orientar entrada e saída dos alunos;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Demonstrar carinho;
  • Tocar sinal nos horários de início e término de aulas;
  • Orientar alunos quanto ao cumprimento aos horários;
  • Aconselhar alunos;
  • Transmitir segurança;
  • Demonstrar senso de observação;
  • Observar circulação dos alunos durante o recreio;
  • Liberar alunos para pessoas autorizadas;
  • Entregar material didático ao aluno;
  • Abrir as salas de aula;
  • Fotocopiar material acadêmico;
  • Solicitar ao aluno que mostre os pertences da mochila;
  • Reprimir furtos na escola;
  • Participar da definição das atividades disciplinares da escola;
  • Convocar professor substituto;
  • Inspecionar a limpeza nas dependências da escola;
  • Controlar carteira de identidade escolar/crachá;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Informar sobre regimento e regulamento;
  • Comunicar a direção sobre equipamentos danificados;
  • Elevar a auto-estima dos alunos;
  • Identificar pessoas suspeitas nas imediações da escola;
  • Orientar mudanças de sala de aula aos alunos;
  • Encaminhar solicitação de pais de alunos;
  • Encaminhar alunos faltosos a coordenação;
  • Separar brigas de alunos;
  • Verificar iluminação pública nas proximidades da escola;
  • Chamar resgate;
  • Encaminhar alunos ociosos às atividades livres;
  • Liberar aluno para ir ao banheiro;
  • Distribuir pasta de freqüência;
  • Coibir uso de palavrões;
  • Relatar aos pais o comportamento do aluno;
  • Corrigir ações de intimidação entre alunos;
  • Verificar o estado da lousa;
  • Orientar a utilização dos banheiros;
  • Informar a direção ausência do professor;
  • Vistoriar latão de lixo;
  • Comunicar a coordenação atitudes agressivas de alunos;
  • Chamar ronda escolar ou a polícia;
  • Impedir cabulação de aulas;
  • Confirmar irregularidades comunicadas pelos alunos;
  • Controlar fluxo de pessoas estranhas ao ambiente escolar;
  • Estabelecer limites nas relações com os alunos;
  • Solicitar redução do barulho;
  • Restabelecer disciplina em salas de aula sem professor;
  • Trabalhar em equipe;
  • Demonstrar afinidade com o aluno;
  • Atribuir responsabilidades de seus pertences aos alunos;
  • Auxiliar na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas;
  • Vistoriar salas de aula, banheiros etc, em busca de irregularidades;
  • Identificar responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar;
  • Auxiliar alunos na procura de materiais/uniformes;
  • Comunicar a chefia a presença de estranhos nas imediações da escola;
  • Acionar equipe de limpeza;
  • Distribuir livros de chamada aos professores;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Verificar as condições de operação do quadro de luz;
  • Localizar alunos no prédio;
  • Explicar aos alunos regras e procedimentos;
  • Vistoriar agrupamentos isolados de alunos;
  • Entregar leite aos alunos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3341-10

CBO 3341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de inspetor de alunos de escola pública que pertence ao grupo dos inspetores de alunos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Inspetores de alunos
        • Inspetores de alunos e afins

CBOs Relacionados