CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve organizar o trabalho, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve discutir resultados dos projetos, demonstrar senso de organização, trocar roupa dos alunos, servir como referencial de conduta, contornar situações adversas, mostrar filmes, discutir plano de aula com coordenação e direção, definir técnica de trabalho - estratégias, desenvolver capacidades emocionais, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, higienizar brinquedos, observar higiene dos brinquedos, participar de conselhos, convocar pais e responsáveis, supervisionar recreio, definir atividades pedagógicas, limpar material, limpar sala de aula e mobiliário, utilizar sucata, brincar com os alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, conversar com alunos - roda da conversa, observar o raciocínio lógico, investigar interesse do aluno, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, selecionar material didático, criar espaço para brincadeiras, ensinar culinária, desenvolver capacidades motoras, dar banho nos alunos, confeccionar material pedagógico, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., interagir com a comunidade, observar a linguagem, observar o desenvolvimento motor, explicar atividades propostas, participar da definição do horário, corrigir atividades, pesquisar materiais e recursos disponíveis, participar da elaboração de calendário escolar, supervisionar entrada e saída dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, registrar observações, trocar fralda dos alunos, demonstrar afetividade, observar a socialização, demonstrar capacidade de observação, organizar sala de aula, organizar espaços em geral, escrever letras e números, avaliar atividades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, recortar materiais, orientar atividades com jogos e brinquedos, conferir cadastro dos alunos, definir objetivos da ação didática, orientar higiene pessoal, trabalhar em equipe, demonstrar paciência, solicitar material pedagógico, participar da associação de pais e mestres, reciclar material, organizar material pedagógico, alimentar os alunos, modelar massas e argila, atualizar-se, estabelecer vínculos, elaborar estórias com alunos, determinar parâmetros do projeto, supervisionar momento do sono e descanso, criar jogos e brincadeiras, organizar pastas de atividades dos alunos, pintar, colar materiais, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenhar, reestruturar estratégias, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar sensibilidade, reunir-se com a coordenação e a direção, elaborar cronograma, elaborar relatórios, orientar atividades de desenho, supervisionar refeições, apresentar regras da escola, planejar o roteiro de aula, preencher fichas de avaliação, organizar eventos na escola, desenvolver atividades artísticas, ler textos, encaminhar alunos para outros profissionais, cantar músicas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, contar estórias, comentar filmes, trocar roupa de cama, definir métodos de avaliação, participar de eventos de qualificação profissional, especificar materiais de ensino-aprendizagem, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, dramatizar estórias e músicas, demonstrar versatilidade, demonstrar autocontrole, orientar atividades artísticas, construir regras com os alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, auto-avaliar-se, comprar material pedagógico.