CBO 3222-30 - Auxiliar de enfermagem
Entenda o que fazem os técnicos e auxiliares de enfermagem no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de enfermagem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Auxiliar de enfermagem
O Auxiliar de Enfermagem presta atendimento básico ao paciente, sob a orientação da equipe de enfermagem, em atividades como alimentação, banho, troca de roupas, acomodação e movimentação de pacientes no leito ou na área de pronto atendimento. Colhe sinais vitais, administra medicamentos prescritos e pode auxiliar a equipe de enfermagem na execução de atividades mais complexas. Pode transportar pacientes. Atua conforme protocolos de saúde, normas técnicas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3222-30
Presta atendimento básico ao paciente, ajudando-o nas refeições, a higienizar-se, a banhar-se a vestir-se e a caminhar.
Arruma e troca roupas do leito e muda o decúbito do paciente no leito para aumentar o conforto e evitar escaras.
Colhe sinais vitais do paciente e procede os devidos registros.
Administra medicamentos prescritos, identificando e conferindo a medicação a ser administrada - leito, nome e registro do paciente.
Pode ajudar a equipe de enfermagem em atividades complexas - como instalação de sonda nasogástrica e outros procedimentos invasivos - e em reanimação do paciente.
Pode auxiliar nos procedimentos pré-cirúrgicos como higienização do paciente e tricotomia.
Segue rigorosamente os protocolos de biossegurança, higienizando-se e protegendo-se a cada atividade junto ao paciente.
Pode auxiliar na remoção de pacientes e nos cuidados do corpo pós-morte.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES CURATIVAS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA | 4 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS DE BIOSSEGURANÇA | 4 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM AMBIENTES ESPECIALIZADOS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM NEONATOLÓGICA | 2 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 2 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA APLICADOS À ENFERMAGEM | 2 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 3 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ACESSO VENOSO PERIFÉRICOS E CENTRAIS | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: PRONTUÁRIOS, PRESCRIÇÃO, EXAMES, PLANOS DE CUIDADO E RELATÓRIOS DE ALTA | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | USO CORRETO E CONSERVAÇÃO DOS MEDICAMENTOS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - DIETAS POR DIFERENTES SONDAS -GASTROSTOMIA E NASOENTERAL | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 2 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Organizar ambiente de trabalho;
- Dar continuidade aos plantões;
- Trabalhar com biossegurança e segurança;
- Administrar medicação prescrita;
- Realizar instrumentação cirúrgica;
- Efetuar procedimentos de admissão de paciente;
- Auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
- Comunicar-se;
- Demonstrar competências pessoais;
- Prestar assistência ao paciente;
- Promover saúde mental;
- Proteger proeminências ósseas;
- Remover o paciente;
- Ajudar paciente a alimentar-se;
- Introduzir cateter naso-gástrico e vesical;
- Vedar sala cirúrgica;
- Demonstrar capacidade de saber ouvir;
- Efetuar testes e exames;
- Arrumar camas;
- Atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
- Instalar hemoderivados;
- Acionar equipe de segurança;
- Contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
- Encaminhar material para sala cirúrgica;
- Fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
- Verificar via de administração;
- Providenciar limpeza concorrente e terminal;
- Coletar material para exames;
- Fornecer roupa;
- Estimular paciente - movimentos ativos e passivos;
- Demonstrar capacidade de persuasão;
- Demonstrar capacidade de administrar confiltos;
- Executar antissepsia;
- Repor material na sala cirúrgica;
- Aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
- Conferir quantidade de psicotrópicos;
- Participar de discussão de casos;
- Posicionar paciente para cirurgia;
- Trocar curativos;
- Aprontar paciente para exame e cirurgia;
- Encaminhar material para exames;
- Demonstrar empatia;
- Preparar paciente para medicação;
- Demonstrar capacidade de atenção;
- Instalar alimentação induzida;
- Anotar gastos da cirurgia;
- Efetuar tricotomia;
- Auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
- Identificar medicação a ser administrada - leito, nome e registro do paciente;
- Demonstrar compreensão;
- Controlar sinais vitais;
- Lavar mãos antes e após cada procedimento;
- Massagear paciente;
- Precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
- Colocar grades laterais no leito;
- Solicitar presença de outros profissionais no centro cirúrgico;
- Controlar balanço hídrico;
- Limitar espaço de circulação do paciente;
- Acondicionar perfurocortante para descarte;
- Marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
- Aplicar clister - lavagem intestinal;
- Participar em campanhas de saúde pública;
- Transportar roupas e materiais para expurgo;
- Calcular dosagem de medicamentos;
- Providenciar material de consumo;
- Conter paciente no leito;
- Interpretar testes cutâneos;
- Preparar medicação prescrita;
- Orientar familiares, paciente e comunidade;
- Suprir demandas da equipe;
- Implementar atividades terapêuticas prescritas;
- Apresentar-se situando paciente no ambiente;
- Mudar decúbito no leito;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Chamar médico nas intercorrências;
- Acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
- Verificar peso corporal, altura e/ou circunferência abdominal de paciente;
- Seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
- Puncionar acesso venoso;
- Cuidar de corpo após morte;
- Acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
- Descartar material contaminado;
- Prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
- Verificar quantidade de peças para implante;
- Higienizar paciente;
- Usar equipamento de proteção individual - epi;
- Conduzir paciente a atividades sociais;
- Trocar informações técnicas;
- Etiquetar prescrição médica - leito, nome e registro do paciente;
- Oferecer comadre e papagaio;
- Controlar administração de vacinas;
- Arrumar rouparia;
- Resolver pendências - medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras;
- Disponibilizar pertences pessoais para paciente - preservação da identidade;
- Aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
- Elaborar relatório sobre paciente;
- Estimular paciente na expressão de sentimentos;
- Demonstrar paciência;
- Desinfectar aparelhos e materiais;
- Posicionar placa de bisturi elétrico;
- Registrar informações em prontuário - ingesta, administração de medicamentos, intercorrências e procedimentos realizados;
- Verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
- Orientar família sobre doença mental;
- Verificar medicamentos recebidos;
- Averiguar paciente e pertences - drogas, álcool etc.;
- Organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
- Arrolar pertences de paciente;
- Estimular a função vésico-intestinal;
- Proteger paciente durante crises;
- Auxiliar em reanimação de paciente;
- Proceder a inaloterapia;
- Cumprir diretrizes, princípios e estrutura organizacional do sistema único de saúde;
- Inspecionar carrinho de parada cárdio-respiratória - pcr;
- Demonstrar coordenação motora fina;
- Conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
- Paramentar-se;
- Demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- Verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
- Comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
- Vacinar-se;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Monitorar evolução de paciente;
- Esterilizar instrumental;
- Administrar em separado medicamentos incompatíveis;
- Demarcar limites de comportamento;
- Incentivar a participação coletiva nos trabalhos sociais;
- Verificar resultado e validade da esterilização;
- Etiquetar pertences de paciente;
- Administrar produtos quimioterápicos;
- Vistoriar cada paciente;
Profissões da Família Ocupacional
- Instrumentador Cirúrgico
- Técnico de Enfermagem
- Auxiliar de Enfermagem
- Técnico de Enfermagem do Trabalho
- Técnico em Hemodiálise
- Auxiliar de Saúde Marítimo
- Auxiliar de Saúde (Navegação Marítima)
- Técnico de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
- Auxiliar de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
- Auxiliar de Enfermagem de Centro Cirúrgico
Divisões de categorias profissionais do CBO 3222-30
CBO 3222-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de enfermagem que pertence ao grupo dos técnicos e auxiliares de enfermagem, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
-
-
- Técnicos da ciência da saúde humana
-
-
-
-
- Técnicos e auxiliares de enfermagem
-
-