CBO 3222-20 - Técnico de enfermagem psiquiátrica
Entenda o que fazem os técnicos e auxiliares de enfermagem no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de enfermagem psiquiátrica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico de enfermagem psiquiátrica
Presta serviços de enfermagem a indivíduos ou grupos sociais com distúrbio mental ou emocional, sob orientação de profissional de saúde de nível superior. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação psicossocial. Monitora o bem-estar físico e emocional dos pacientes. Segue protocolos, normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.Funções Detalhadas
Ajuda pacientes a realizar tarefas, como tomar banho ou manter limpas as camas, roupas ou áreas de estar.
Age na prevenção de tentativas de suicídio e situações de risco, limitando o espaço de circulação do paciente e demarcando limites de comportamento.
Administra medicamentos orais ou injeções hipodérmicas, seguindo as prescrições médicas e procedimentos hospitalares.
Protege pacientes durante crises, por meios verbais ou físicos, quando necessários.
Estimula o paciente na expressão de sentimentos e o conduz para atividades sociais e terapêuticas.
Observa e influencia o comportamento dos pacientes, dialogando, interagindo, ensinando e aconselhando.
Incentiva o paciente a desenvolver habilidades de trabalho e a participar de atividades sociais, recreativas ou outras atividades terapêuticas que aprimorem as habilidades interpessoais e estimulem as relações sociais.
Colabora na equipe de enfermeiros, médicos, psicólogos ou terapeutas de reabilitação no cuidado e tratamento dos pacientes, visando desinstitucionalizar os pacientes internados para o retorno ao convívio comunitário.
Requisita medicamentos do dispensário e mantém registros de acordo com os procedimentos especificados.
Pode participar da preparação de novos funcionários sobre procedimentos a serem seguidos com pacientes psiquiátricos.
Pode entrar em contato com os parentes dos pacientes para organizar reuniões familiares.
Pode supervisionar auxiliares de enfermagem em psiquiatria.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 4 | 4 |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES CURATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | CUIDADOS PALIATIVOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA | 4 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS DE BIOSSEGURANÇA | 4 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM AMBIENTES ESPECIALIZADOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE CRÍTICO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 1 | 1 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA APLICADOS À ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ARTE E PSIQUIATRIA NO TRABALHO DE NÍSIA DA SILVEIRA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - CONTENÇÃO E RESTRIÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - EPIDEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - FUNÇÕES PSÍQUICAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS RELATIVAS A SAÚDE MENTAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - REFORMA PSIQUIÁTRICA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - SOFRIMENTO PSÍQUICO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - TRANSTORNOS MENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | USO CORRETO E CONSERVAÇÃO DOS MEDICAMENTOS | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - PSICOFÁRMACOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE MENTAL | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - DIETAS POR DIFERENTES SONDAS-GASTROSTOMIA E NASOENTERAL | 4 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.Exigências do mercado de trabalho
O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- dar continuidade aos plantões;
- trabalhar com biossegurança e segurança;
- comunicar-se;
- efetuar procedimentos de admissão de paciente;
- prestar assistência ao paciente;
- administrar medicação prescrita;
- demonstrar competências pessoais;
- promover saúde mental;
- realizar instrumentação cirúrgica;
- organizar ambiente de trabalho;
- auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
- cumprir diretrizes, princípios e estrutura organizacional do sistema único de saúde;
- vistoriar cada paciente;
- acondicionar perfurocortante para descarte;
- auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
- demonstrar capacidade de administrar confiltos;
- incentivar a participação coletiva nos trabalhos sociais;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
- verificar via de administração;
- demonstrar capacidade de atenção;
- arrumar rouparia;
- organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
- monitorar evolução de paciente;
- estimular a função vésico-intestinal;
- proteger paciente durante crises;
- descartar material contaminado;
- acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
- chamar médico nas intercorrências;
- lavar mãos antes e após cada procedimento;
- controlar balanço hídrico;
- fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
- orientar família sobre doença mental;
- etiquetar pertences de paciente;
- higienizar paciente;
- elaborar relatório sobre paciente;
- calcular dosagem de medicamentos;
- precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
- introduzir cateter naso-gástrico e vesical;
- trocar informações técnicas;
- aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
- etiquetar prescrição médica - leito, nome e registro do paciente;
- conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
- demarcar limites de comportamento;
- ajudar paciente a alimentar-se;
- encaminhar material para exames;
- controlar sinais vitais;
- aplicar clister - lavagem intestinal;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- cuidar de corpo após morte;
- arrolar pertences de paciente;
- demonstrar compreensão;
- massagear paciente;
- aprontar paciente para exame e cirurgia;
- proceder a inaloterapia;
- conduzir paciente a atividades sociais;
- seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
- identificar medicação a ser administrada - leito, nome e registro do paciente;
- disponibilizar pertences pessoais para paciente - preservação da identidade;
- vacinar-se;
- demonstrar empatia;
- resolver pendências - medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras;
- arrumar camas;
- executar antissepsia;
- auxiliar em reanimação de paciente;
- usar equipamento de proteção individual - epi;
- orientar familiares, paciente e comunidade;
- demonstrar paciência;
- preparar paciente para medicação;
- averiguar paciente e pertences - drogas, álcool etc.;
- demonstrar coordenação motora fina;
- remover o paciente;
- preparar medicação prescrita;
- trocar curativos;
- desinfectar aparelhos e materiais;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- estimular paciente - movimentos ativos e passivos;
- providenciar limpeza concorrente e terminal;
- participar de discussão de casos;
- efetuar tricotomia;
- instalar alimentação induzida;
- conter paciente no leito;
- fornecer roupa;
- oferecer comadre e papagaio;
- prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
- verificar medicamentos recebidos;
- verificar resultado e validade da esterilização;
- registrar informações em prontuário - ingesta, administração de medicamentos, intercorrências e procedimentos realizados;
- participar em campanhas de saúde pública;
- providenciar material de consumo;
- recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
- implementar atividades terapêuticas prescritas;
- marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
- proteger proeminências ósseas;
- aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
- administrar em separado medicamentos incompatíveis;
- transportar roupas e materiais para expurgo;
- apresentar-se situando paciente no ambiente;
- colocar grades laterais no leito;
- inspecionar carrinho de parada cárdio-respiratória - pcr;
- mudar decúbito no leito;
- comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
- coletar material para exames;
- verificar peso corporal, altura e/ou circunferência abdominal de paciente;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- estimular paciente na expressão de sentimentos;
- puncionar acesso venoso;
- acionar equipe de segurança;
- conferir quantidade de psicotrópicos;
- limitar espaço de circulação do paciente;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3222-20
CBO 3222-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de enfermagem psiquiátrica que pertence ao grupo dos técnicos e auxiliares de enfermagem, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
-
-
- Técnicos da ciência da saúde humana
-
-
-
-
- Técnicos e auxiliares de enfermagem
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3222-20 - Técnicos e auxiliares de enfermagem
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 322220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3222-20 | Técnico de Enfermagem Psiquiátrica | Brasil | 37h | 526 | |
3222-20 | Técnico de Enfermagem em Saúde Mental | Brasil | 37h | 526 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |