CBO 2628-05 - Assistente de coreografia

Entenda o que fazem os artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Assistente de coreografia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Assistente de coreografia

Assiste coreógrafos na concepção e efetivação de projetos cênicos de coreografia, participando da composição, arranjo e sequência de roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança. Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas. Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança. Participa da definição da temática da apresentação, da modalidade do bailado e das músicas, aplica técnicas corporais, ensaia coreografia, danças, movimentos e gestos artísticos. Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Assiste coreógrafos na concepção de projeto cênico de coreografia, selecionando músicas, texto, imagens, objetos, modalidade de dança. Participa das ações de coordenação e orientação de equipe de criação, da seleção de elenco, da definição de elementos de composição do tema e da apresentação, considerando literatura, documentos, fatos históricos, sociais e de diferentes manifestações artísticas tais como teatro, cinema, espetáculos circenses.

Participa do gerenciamento do projeto, estabelecendo etapas para seu desenvolvimento e definindo estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística. Acompanha a atuação de equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia.

Prepara coreografia para apresentações de dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público. Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico.

Assiste coreógrafos na concretização do projeto cênico, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, ritmando e cadenciando gestos, ações, passos codificados. Elabora ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, articulando as partes da obra coreográfica.

Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, definindo sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público. Aplica técnicas que expressam sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.

Ensaia coreografia, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos. Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação. Orienta equipe de dança sobre movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos. Avalia natureza e nível de dificuldade dos movimentos. Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens.

Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias. Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras. Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística.

Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) IMAGEM E VÍDEO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) JOGOS DE DANÇA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NOVAS TECNOLOGIAS E AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) ANATOMIA APLICADA À DANÇA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) ANATOMOFISIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) CINESIOLOGIA APLICADA À DANÇA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) CITOLOGIA E HISTOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) COMPORTAMENTO MOTOR NAS ATIVIDADES DE DANÇA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) CULTURA BRASILEIRA - LITERATURA E IDENTIDADE NACIONAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) CRIAÇÃO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COREOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EXECUÇÃO DA DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ANÁLISE E PERCEPÇÃO MUSICAL ELEMENTOS VISUAIS E SONOROS DO ESPETÁCULO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA CONTEMPORÂNEA - CORPO, ESPAÇO, TÉCNICA E CORPOREIDADE, LINHAS E FLUXOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA E MULTIMÍDIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA, TEMPORALIDADE E HISTÓRIA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DESENVOLVIMENTO HUMANO E DANÇA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DIÁLOGO ENTRE A DANÇA E OUTRAS LINGUAGENS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DRAMATURGIA DA DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS CÊNICOS PARA A DANÇA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS MUSICAIS E DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS VISUAIS E SONOROS DO ESPETÁCULO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTÉTICA COREOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTUDOS COREOGRÁFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTUDOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, CULTURAIS E CINESIOLÓGICOS EM SUAS INTERFACES COM A DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) EXPRESSÃO TEATRAL E DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) LÓGICAS DA DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MODALIDADES DE DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MONTAGEM CÊNICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MÚSICA E MOVIMENTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICA DA CENA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PROCESSOS E ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICA DE DANÇA - BALÉ CLASSICO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICAS DE DANÇA: ANÁLISE, EXPRESSÃO, INVESTIGAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICAS DE DANÇA: PROCESSO DE CRIAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA DA DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA E ANÁLISE DO MOVIMENTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ANTROPOLOGIA E ARTE 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ARTE DO MOVIMENTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FILOSOFIA E ARTE 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA E FORMULAÇÃO DE PROJETOS 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 0
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • ensaiar coreografia;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • preparar o corpo para dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
  • selecionar equipe artística;
  • participar de ensaios gerais;
  • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
  • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • experimentar o uso de objetos na dança;
  • desenvolver consciência cinesiológica;
  • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • selecionar elenco;
  • conhecer seus limites psico-físicos;
  • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
  • interagir com parceiros de dança;
  • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
  • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
  • registrar gestos, passos e seqüências;
  • conceber soluções cênicas;
  • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção - mídia, imprensa etc;
  • supervisionar equipe de multimídia;
  • manter corpo preparado;
  • coordenar equipes de criação;
  • supervisionar equipe de cenografia;
  • desenvolver capacidade de observação e percepção;
  • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
  • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
  • supervisionar equipe de música;
  • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
  • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • supervisionar equipe de iluminação;
  • desenvolver sensibilidade artística;
  • liderar equipes;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
  • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
  • apreender proposta coreográfica;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar equipe de bailarinos;
  • configurar elementos da dança - espaço, tempo, formas, movimento, etc;
  • reelaborar gestos, passos e seqüências;
  • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
  • recriar passos codificados;
  • transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
  • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e ritmicos;
  • adaptar-se a situações imprevistas;
  • trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
  • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-05

CBO 2628-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistente de coreografia que pertence ao grupo dos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos e salários CBO 2628-05 - Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262805 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2628-05 Assistente de Coreografia Brasil 38h 30

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial