CBO 2628-05 - Assistente de coreografia
Entenda o que fazem os artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Assistente de coreografia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Assistente de coreografia
Assiste coreógrafos na concepção e efetivação de projetos cênicos de coreografia, participando da composição, arranjo e sequência de roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança. Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas. Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança. Participa da definição da temática da apresentação, da modalidade do bailado e das músicas, aplica técnicas corporais, ensaia coreografia, danças, movimentos e gestos artísticos. Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.Funções Detalhadas
Participa do gerenciamento do projeto, estabelecendo etapas para seu desenvolvimento e definindo estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística. Acompanha a atuação de equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia.
Prepara coreografia para apresentações de dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público. Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico.
Assiste coreógrafos na concretização do projeto cênico, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, ritmando e cadenciando gestos, ações, passos codificados. Elabora ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, articulando as partes da obra coreográfica.
Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, definindo sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público. Aplica técnicas que expressam sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.
Ensaia coreografia, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos. Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação. Orienta equipe de dança sobre movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos. Avalia natureza e nível de dificuldade dos movimentos. Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens.
Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias. Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras. Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística.
Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) IMAGEM E VÍDEO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) JOGOS DE DANÇA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NOVAS TECNOLOGIAS E AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) ANATOMIA APLICADA À DANÇA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) ANATOMOFISIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) CINESIOLOGIA APLICADA À DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) COMPORTAMENTO MOTOR NAS ATIVIDADES DE DANÇA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) CULTURA BRASILEIRA - LITERATURA E IDENTIDADE NACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) CRIAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | COREOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | EXECUÇÃO DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ANÁLISE E PERCEPÇÃO MUSICAL ELEMENTOS VISUAIS E SONOROS DO ESPETÁCULO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA CONTEMPORÂNEA - CORPO, ESPAÇO, TÉCNICA E CORPOREIDADE, LINHAS E FLUXOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA E MULTIMÍDIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA, TEMPORALIDADE E HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DESENVOLVIMENTO HUMANO E DANÇA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DIÁLOGO ENTRE A DANÇA E OUTRAS LINGUAGENS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DRAMATURGIA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS CÊNICOS PARA A DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS MUSICAIS E DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS VISUAIS E SONOROS DO ESPETÁCULO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTÉTICA COREOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTUDOS COREOGRÁFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTUDOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, CULTURAIS E CINESIOLÓGICOS EM SUAS INTERFACES COM A DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) EXPRESSÃO TEATRAL E DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) LÓGICAS DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MODALIDADES DE DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MONTAGEM CÊNICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MÚSICA E MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICA DA CENA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PROCESSOS E ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICA DE DANÇA - BALÉ CLASSICO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICAS DE DANÇA: ANÁLISE, EXPRESSÃO, INVESTIGAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICAS DE DANÇA: PROCESSO DE CRIAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA E ANÁLISE DO MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ANTROPOLOGIA E ARTE | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ARTE DO MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FILOSOFIA E ARTE | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA E FORMULAÇÃO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 0 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ensaiar coreografia;
- conceber projeto cênico em dança;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar apresentação pública de dança;
- concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
- preparar o corpo para dança;
- pesquisar movimentos, gestos e dança;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- selecionar equipe artística;
- participar de ensaios gerais;
- supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- experimentar o uso de objetos na dança;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- selecionar elenco;
- conhecer seus limites psico-físicos;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- interagir com parceiros de dança;
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- registrar gestos, passos e seqüências;
- conceber soluções cênicas;
- gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção - mídia, imprensa etc;
- supervisionar equipe de multimídia;
- manter corpo preparado;
- coordenar equipes de criação;
- supervisionar equipe de cenografia;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- supervisionar equipe de adereços e figurinos;
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- supervisionar equipe de música;
- gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- supervisionar equipe de iluminação;
- desenvolver sensibilidade artística;
- liderar equipes;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- apreender proposta coreográfica;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar equipe de bailarinos;
- configurar elementos da dança - espaço, tempo, formas, movimento, etc;
- reelaborar gestos, passos e seqüências;
- memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- recriar passos codificados;
- transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e ritmicos;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-05
CBO 2628-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistente de coreografia que pertence ao grupo dos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2628-05 - Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262805 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2628-05 | Assistente de Coreografia | Brasil | 38h | 30 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |