CBO 2621-25 - Produtor de televisão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais
O profissional no cargo de Produtor de televisão CBO 2621-25 Produz, implementa e gerencia as etapas da produção televisiva, em diferentes formatos e linguagens, para plataformas audiovisuais e multimídias, ao vivo ou gravadas, tais como séries, novelas, documentários, videoclipes, programas de auditório e de estúdio, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2621-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Produtor de televisão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Produtores artísticos e culturais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Produtor de televisão
O Produtor de televisão CBO 2621-25 produz e viabiliza projetos de produção televisiva, em diferentes formatos e linguagens, para plataformas audiovisuais e multimídias, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando os objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Analisa as variáveis que impactam no desenvolvimento da produção televisiva (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando as exigências e condições técnicas e materiais para sua execução.
Constrói o mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando os recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, vídeo, som, fotografia, edição e montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino etc.
), equipes artísticas (elenco, /atores, músicos e arranjadores, dubladores, artistas gráficos etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto audiovisual e cinematográfico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução/gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira.
Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, efeitos visuais e artes gráficas, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Zela pela qualidade técnica e estética da produção televisiva, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2621-25 deve finalizar produção, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, gerir recursos financeiros do projeto, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia.
Condições de trabalho dessas profissões
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-25
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Atividades exercidas por um Produtor de televisão CBO 2621-25
Um Produtor de televisão (ou sinônimo) deve construir mapa de produção, coordenar atividades para captação de imagens e sons, dialogar com equipes artísticas, socializar as informações referentes a produção, decupar tecnicamente o roteiro, demonstrar capacidade de persuasão, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem,seguros etc, acompanhar ensaios, contratar equipamentos, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar paciência, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, demonstrar capacidade de atenção difusa, saldar débitos, analisar qualidade do produto final, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de articulação profissional, demonstrar capacidade de liderança, contratar elenco, dialogar com equipes técnicas, demonstrar sensibilidade artística, manter intercâmbio com profissionais da área, definir equipe técnica, gerenciar cronograma, administrar conflitos, definir temática, pesquisar temáticas, definir cronogramas, registrar projeto nos órgãos competentes, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, definir fluxograma financeiro, organizar ensaios, contratar locações, demonstrar capacidade de conciliação, demonstrar flexibilidade, contratar equipe técnica, orçar projeto, viabilizar condições de divulgação da obra, demonstrar pró-atividade, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., identificar público-alvo, estudar roteiro, elaborar projetos para a captação de recursos, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, contratar equipe e serviços de finalização, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, adequar propostas aos recursos, prestar contas relativas ao projeto realizado, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc..