CBO 2621-30 - Tecnólogo em produção fonográfica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais

O profissional no cargo de Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 Cria, produz, implementa e gerencia as diferentes etapas de uma produção fonográfica, em plataformas analógicas e digitais, incluindo projetos de sonorização para cinema, rádio, televisão, internet, publicidade, circo, teatro, entre outros eventos Aplica conceitos e teorias de gravação de música, reforço de som ao vivo e design de som, técnicas de engenharia de áudio.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção fonográfica, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2621-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em produção fonográfica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Produtores artísticos e culturais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Tecnólogo em produção fonográfica

O Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 conceitua, projeta e produz paisagens sonoras, manipulação de som e sequenciamento musical de projetos e roteiros fonográficos e de sonorização para produções em cinema, rádio, televisão, internet, circo, teatro, entre outros eventos, considerando público-alvo e objetivos da produção Atua em projetos de sonorização para cinema, TV ou internet, responsabilizando-se pela inclusão, programação e sincronização de músicas, trilhas (peças orquestrais, instrumentais ou corais), diálogos e efeitos sonoros.

Coordena transmissões ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos.

Pesquisa tendências, concebe conceito do projeto fonográfico e verifica exigências legais e normativas da produção, considerando características das plataformas analógicas ou digitais de veiculação Seleciona e reúne documentação para registro do projeto nos órgãos competentes locais, estaduais e nacionais.

Conduz e realiza pré-produção de projetos fonográficos e de sonorização, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como identificação de condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora e gerencia mapa de produção, cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, plano de execução de etapas e atividades, bem como fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).

Distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, sugerindo e coordenando equipes técnicas e artísticas, em conformidade com especificidades da produção.

Organiza ensaios e sugere adequações em conceito musical, escolha de repertório, edição, mixagem e processos de operação de estúdio, considerando meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, gravação/captação, edição, mixagem, montagem e finalização), equipes artísticas (músicos, arranjadores, locutores e atores/elenco), bem como equipamentos e espaços para captação/gravação de áudios (como estúdios, casas de espetáculos, teatros etc.

), além de outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

) Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção fonográfica, coordenando atividades de edição, correção de áudio e efeitos, mixagem e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa qualidade e adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos.

Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2621-30 deve implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, demonstrar competências pessoais, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, gerir recursos financeiros do projeto, finalizar produção.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-30

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.

Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30

Um Tecnólogo em produção fonográfica (ou sinônimo) deve viabilizar condições de divulgação da obra, demonstrar capacidade de persuasão, monitorar desenvolvimento do projeto, demonstrar capacidade de conciliação, elaborar cronograma de desembolso de recursos, estudar roteiro, demonstrar flexibilidade, demonstrar paciência, identificar público-alvo, distribuir tarefas, dialogar com equipes técnicas, contratar equipe técnica, masterizar áudio, orçar projeto, adequar propostas aos recursos, organizar ensaios, demonstrar capacidade de liderança, coordenar atividades para captação de imagens e sons, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, manter intercâmbio com profissionais da área, controlar execução financeira, analisar qualidade do produto final, viabilizar distribuição dos produtos, mixar áudio, construir mapa de produção, adequar conteúdo, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, pesquisar tendências, contratar equipamentos, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem,seguros etc, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, gerenciar cronograma, contratar músicos e arranjadores, registrar projeto nos órgãos competentes, montar produto final em mídias, definir cronogramas, definir equipe técnica, definir temática, demonstrar pró-atividade, editar áudio, definir identidade visual do projeto, elaborar estratégias de marketing, socializar as informações referentes a produção, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, contratar equipe e serviços de finalização, decupar tecnicamente o roteiro, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, dialogar com equipes artísticas, elaborar projetos para a captação de recursos, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, registrar produto final nos órgãos competentes, selecionar repertório, demonstrar sensibilidade artística, acompanhar ensaios, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de articulação profissional, definir meios de distribuição/veiculação, definir fluxograma financeiro, criar repertório, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar capacidade de atenção difusa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de administrar o tempo, pesquisar temáticas, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., contratar locações, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, saldar débitos, criar roteiro, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc., prestar contas relativas ao projeto realizado.

Cargos e salários CBO 2621-30 - Produtores artísticos e culturais

Salário Tecnólogo em Produção Fonográfica

Tecnólogo em Produção Fonográfica: Brasil

  • 26
  • Brasil
  • 2.778 - 6.966
  • 39h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção Fonográfica CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.778 e 6.966 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.
Salário Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica

Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica: Brasil

  • 26
  • Brasil
  • 2.778 - 6.966
  • 39h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.778 e 6.966 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.
Salário Tecnólogo em Produção Musical

Tecnólogo em Produção Musical: Brasil

  • 26
  • Brasil
  • 2.778 - 6.966
  • 39h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção Musical CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.778 e 6.966 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.