CBO 2621-30 - Tecnólogo em produção fonográfica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais

O profissional no cargo de Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 Cria, produz, implementa e gerencia as diferentes etapas de uma produção fonográfica, em plataformas analógicas e digitais, incluindo projetos de sonorização para cinema, rádio, televisão, internet, publicidade, circo, teatro, entre outros eventos Aplica conceitos e teorias de gravação de música, reforço de som ao vivo e design de som, técnicas de engenharia de áudio.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção fonográfica, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2621-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em produção fonográfica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Produtores artísticos e culturais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Tecnólogo em produção fonográfica

O Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 conceitua, projeta e produz paisagens sonoras, manipulação de som e sequenciamento musical de projetos e roteiros fonográficos e de sonorização para produções em cinema, rádio, televisão, internet, circo, teatro, entre outros eventos, considerando público-alvo e objetivos da produção Atua em projetos de sonorização para cinema, TV ou internet, responsabilizando-se pela inclusão, programação e sincronização de músicas, trilhas (peças orquestrais, instrumentais ou corais), diálogos e efeitos sonoros.

Coordena transmissões ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos.

Pesquisa tendências, concebe conceito do projeto fonográfico e verifica exigências legais e normativas da produção, considerando características das plataformas analógicas ou digitais de veiculação Seleciona e reúne documentação para registro do projeto nos órgãos competentes locais, estaduais e nacionais.

Conduz e realiza pré-produção de projetos fonográficos e de sonorização, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como identificação de condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora e gerencia mapa de produção, cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, plano de execução de etapas e atividades, bem como fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).

Distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, sugerindo e coordenando equipes técnicas e artísticas, em conformidade com especificidades da produção.

Organiza ensaios e sugere adequações em conceito musical, escolha de repertório, edição, mixagem e processos de operação de estúdio, considerando meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, gravação/captação, edição, mixagem, montagem e finalização), equipes artísticas (músicos, arranjadores, locutores e atores/elenco), bem como equipamentos e espaços para captação/gravação de áudios (como estúdios, casas de espetáculos, teatros etc.

), além de outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

) Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção fonográfica, coordenando atividades de edição, correção de áudio e efeitos, mixagem e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa qualidade e adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos.

Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2621-30 deve gerir recursos financeiros do projeto, finalizar produção, comunicar-se, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-30

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.

Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30

Um Tecnólogo em produção fonográfica (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de articulação profissional, prestar contas relativas ao projeto realizado, adequar propostas aos recursos, masterizar áudio, decupar tecnicamente o roteiro, demonstrar pró-atividade, elaborar estratégias de marketing, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, montar produto final em mídias, elaborar cronograma de desembolso de recursos, controlar execução financeira, definir identidade visual do projeto, registrar produto final nos órgãos competentes, construir mapa de produção, distribuir tarefas, adequar conteúdo, estudar roteiro, pesquisar tendências, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem,seguros etc, demonstrar sensibilidade artística, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar paciência, selecionar repertório, socializar as informações referentes a produção, criar repertório, dialogar com equipes artísticas, pesquisar temáticas, definir temática, editar áudio, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., identificar público-alvo, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, demonstrar capacidade de liderança, mixar áudio, elaborar relatórios, gerenciar cronograma, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, demonstrar capacidade de persuasão, orçar projeto, demonstrar flexibilidade, coordenar atividades para captação de imagens e sons, criar roteiro, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de administrar o tempo, saldar débitos, manter intercâmbio com profissionais da área, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, contratar locações, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc., registrar projeto nos órgãos competentes, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, viabilizar distribuição dos produtos, definir fluxograma financeiro, analisar qualidade do produto final, definir equipe técnica, acompanhar ensaios, demonstrar capacidade de atenção difusa, viabilizar condições de divulgação da obra, dialogar com equipes técnicas, contratar equipe técnica, definir meios de distribuição/veiculação, monitorar desenvolvimento do projeto, contratar músicos e arranjadores, demonstrar capacidade de conciliação, contratar equipamentos, demonstrar criatividade, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, contratar equipe e serviços de finalização, elaborar projetos para a captação de recursos, organizar ensaios, definir cronogramas, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet.

Cargos e salários CBO 2621-30 - Produtores artísticos e culturais

Salário Tecnólogo em Produção Fonográfica

Tecnólogo em Produção Fonográfica: Brasil

O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção Fonográfica CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 5.136 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.
Salário Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica

Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica: Brasil

O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 5.136 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.
Salário Tecnólogo em Produção Musical

Tecnólogo em Produção Musical: Brasil

O profissional no cargo de Tecnólogo em Produção Musical CBO 2621-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 5.136 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-30.