CBO 2622-10 - Diretor de programas de rádio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de espetáculos e afins
O profissional no cargo de Diretor de programas de rádio CBO 2622-10 Dirige projetos e programas radiofônicos e outros meios audiofônicos, ao vivo ou gravados, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2622-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de espetáculos e afins que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de programas de rádio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de espetáculos e afins CBO 2622-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Diretores de espetáculos e afins.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor de programas de rádio
O Diretor de programas de rádio CBO 2622-10 produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais envolvidos no desenvolvimento e execução da obra, empreendendo pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo.
Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.
Dirige produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos, atuando em todas as etapas de desenvolvimento do projeto (pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Realiza testes para escalar atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais que preencham as condições dos papéis ou funções, adequados aos objetivos.
Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativas, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.
Participa da construção do mapa de produção e desenvolvimento, em articulação com demais profissionais, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.
Sugere, define, seleciona, dirige e supervisiona equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (sonoplastia, gravação, edição e montagem etc) e equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc.
).
Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto.
Contribui com a elaboração de projetos e a captação de recursos, benefícios e apoios para execução de obra radiofônica ou audiofônica Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2622-10 deve demonstrar competências pessoais, formar equipe, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, decupar conteúdo, criar projetos, planejar produção, desenvolver ideias, avaliar os resultados, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de espetáculos e afins trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2622-10
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor de programas de rádio CBO 2622-10
Um Diretor de programas de rádio (ou sinônimo) deve registrar a ideia ou argumento, compartilhar as ideias com a equipe, adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc., supervisionar a organização da produção, promover reuniões com as equipes, considerar o projeto do ponto de vista operacional, conceituar projetos, considerar o projeto do ponto de vista artístico, aprovar equipes, selecionar os temas a serem trabalhados, conduzir o ritmo interno da obra, criar o formato da obra, indicar equipe técnica, realizar testes com talentos artísticos, interagir com as equipes, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, demonstrar capacidade de criatividade, demonstrar capacidade de percepção estética, administrar o tempo da realização, analisar os resultados das avaliações externas, indicar equipe de produção, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, realizar leitura técnica e estética do roteiro, dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc., demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, pesquisar as características do público-alvo, pesquisar temas, coletar informações, dados, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, dirigir as equipes durante o processo de realização, aprovar o cronograma de produção, elaborar roteiros, considerar o projeto do ponto de vista técnico, administrar conflitos, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, realizar testes técnicos, disponibilizar informações para a equipe, supervisionar a pré-produção, demonstrar capacidade de flexibilidade, supervisionar a criação, mapear os recursos necessários, analisar as demandas do mercado, avaliar os resultados finais do processo de produção, redigir textos para periódicos, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, selecionar material para a elaboração do programa, avaliar os resultados parciais do processo de produção, supervisionar a pós-produção e finalização, avaliar desempenho da equipe, dirigir ensaios, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc, prestar assessorias, demonstrar capacidade de encontrar soluções, divulgar a realização na mídia, demonstrar capacidade de liderança, realizar estudo de viabilidade do projeto, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, indicar equipe artística, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, indicar equipe de programação, demarcar a utilização de equipamentos.