CBO 2621-15 - Produtor de rádio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais

O profissional no cargo de Produtor de rádio CBO 2621-15 Produz, implementa e gerencia as etapas da produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2621-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Produtor de rádio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Produtores artísticos e culturais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Produtor de rádio

O Produtor de rádio CBO 2621-15 produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos.

Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado.

Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc.

), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

).

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2621-15 deve demonstrar competências pessoais, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, finalizar produção, gerir recursos financeiros do projeto, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-15

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.

Atividades exercidas por um Produtor de rádio CBO 2621-15

Um Produtor de rádio (ou sinônimo) deve adequar propostas aos recursos, definir equipe técnica, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, saldar débitos, construir mapa de produção, demonstrar capacidade de propor soluções, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, registrar projeto nos órgãos competentes, analisar qualidade do produto final, acompanhar ensaios, viabilizar condições de divulgação da obra, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, dialogar com equipes técnicas, demonstrar capacidade de conciliação, prestar contas relativas ao projeto realizado, identificar público-alvo, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de administrar o tempo, elaborar projetos para a captação de recursos, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, demonstrar capacidade de articulação profissional, coordenar atividades para captação de imagens e sons, organizar ensaios, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, definir temática, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, dialogar com equipes artísticas, orçar projeto, decupar tecnicamente o roteiro, estudar roteiro, demonstrar capacidade de atenção difusa, pesquisar temáticas, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, demonstrar pró-atividade, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar flexibilidade, contratar equipe e serviços de finalização, demonstrar criatividade, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc., demonstrar capacidade de persuasão, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, socializar as informações referentes a produção, gerenciar cronograma, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar paciência, administrar conflitos, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, definir cronogramas, demonstrar sensibilidade artística, manter intercâmbio com profissionais da área.

Cargos e salários CBO 2621-15 - Produtores artísticos e culturais

Salário Produtor de Radio

Produtor de Radio: Brasil

  • 378
  • Brasil
  • 2.623 - 5.821
  • 37h
O profissional no cargo de Produtor de Radio CBO 2621-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 5.821 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 378 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-15.
Salário Produtor de Som (rádio)

Produtor de Som (rádio): Brasil

  • 378
  • Brasil
  • 2.623 - 5.821
  • 37h
O profissional no cargo de Produtor de Som (rádio) CBO 2621-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.623 e 5.821 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 378 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-15.