CBO 2622-05 - Diretor de cinema - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de espetáculos e afins
O profissional no cargo de Diretor de cinema CBO 2622-05 Dirige projetos de filmagem, tomando decisões criativas para determinar a aparência do filme, tais como efeitos especiais, locação, ângulos de tomada e desempenho dos atores Participa das fases do projeto – pré-produção, produção e pós-produção do filme.
Interpreta e revisa roteiros para estabelecer o tom do filme e escolher seus assistentes Interage com chefes de departamentos no set – chefes de elenco, de design e de trabalho de câmera Revisa e ajusta roteiros, acompanha e aprova orçamentos de produção de filmes.
Assiste a audições para selecionar e dirigir atores Supervisiona o processo de produção, garantindo que sejam cumpridos os cronogramas físicos e financeiros do projeto Cumpre princípios éticos e legais, classificação indicativa, direitos humanos, da infância e da adolescência assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2622-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de espetáculos e afins que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de cinema, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de espetáculos e afins CBO 2622-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Diretores de espetáculos e afins.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor de cinema
O Diretor de cinema CBO 2622-05 elabora projetos cinematográficos em diferentes formatos e para multiplataformas, analisando e prospectando aspetos técnicos, operacionais, financeiros, mercadológicos, artísticos, entre outros, em articulação com demais profissionais e instâncias envolvidos no processo, como produtores, e patrocinadores Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.
Pesquisa, avalia e seleciona informações, dados, materiais e temas para conceituação de projetos cinematográficos, considerando os objetivos da obra, formato, gênero (ação, comédia, drama, romance, documentário, suspense, terror, ficção científica etc.
), bem como as características do público-alvo, registrando a ideia ou argumento desenvolvido Na fase de pré-produção, interage com as chefias do processo de produção para elaborar o planejamento do projeto de filmagem.
Realiza leitura e interpretação técnica e estética do roteiro, estabelecendo parâmetros e diretrizes para setores técnicos e artísticos na execução do projeto, mapeando recursos técnicos, tecnológicos e humanos Revisa o roteiro, juntamente com os roteiristas.
Revisa o tom do filme, comunicando sua visão aos chefes dos demais departamentos, antes do início da produção.
Lista as tomadas e cria “storyboards” Realiza testes de audição para escalar atores que preencham as condições dos papéis, para dar vida ao tema do filme.
Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativos, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.
Define e acompanha a construção e ou seleção de cenários e locações, conduzindo e controlando cronograma de execução, ritmo interno da obra, e tempo de realização Na fase de produção (set de filmagem), assiste aos ensaios dos atores e decide sobre o visual do filme e sua direção geral Dirige os atores e a câmera para obter os ângulos, tomadas e resultados corretos.
Ajusta a direção para otimizar o desempenho dos atores, conforme o perfil de cada um deles Acompanha os atores durante os ensaios para garantir que sua visão para o enredo e o produto final sejam levados em consideração, em cada cena filmada Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto Na pós-produção, dirige a junção das partes para criar o produto final e garantir que o filme saia como foi imaginado.
Interage com editores, departamento de música e som, até a versão final do filme Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, audiovisual e cinematográficas Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2622-05 deve dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, criar projetos, formar equipe, avaliar os resultados, demonstrar competências pessoais, desenvolver ideias, planejar produção, decupar conteúdo, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de espetáculos e afins trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2622-05
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor de cinema CBO 2622-05
Um Diretor de cinema (ou sinônimo) deve supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, selecionar material para a elaboração do programa, interagir com as equipes, considerar o projeto do ponto de vista operacional, promover reuniões com as equipes, realizar testes com talentos artísticos, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc, disponibilizar informações para a equipe, selecionar os temas a serem trabalhados, pesquisar temas, aprovar equipes, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, indicar equipe de programação, dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc., considerar o projeto do ponto de vista artístico, demonstrar capacidade de flexibilidade, avaliar desempenho da equipe, aprovar o cronograma de produção, mapear os recursos necessários, adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc., administrar conflitos, administrar o tempo da realização, avaliar os resultados finais do processo de produção, compartilhar as ideias com a equipe, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de percepção estética, redigir textos para periódicos, definir cenários e locações, dirigir ensaios, supervisionar a criação, pesquisar as características do público-alvo, prestar assessorias, considerar o projeto do ponto de vista técnico, supervisionar a organização da produção, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, indicar equipe de produção, supervisionar a pré-produção, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, demonstrar capacidade de criatividade, avaliar os resultados parciais do processo de produção, supervisionar a pós-produção e finalização, criar o formato da obra, registrar a ideia ou argumento, conduzir o ritmo interno da obra, conceituar projetos, divulgar a realização na mídia, indicar equipe técnica, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, coletar informações, dados, demonstrar capacidade de encontrar soluções, realizar leitura técnica e estética do roteiro, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, realizar estudo de viabilidade do projeto, demonstrar capacidade de liderança, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, indicar equipe artística, realizar testes técnicos, analisar os resultados das avaliações externas, demarcar a utilização de equipamentos, dirigir as equipes durante o processo de realização, analisar as demandas do mercado.