CBO 2622-20 - Diretor teatral

Entenda o que fazem os diretores de espetáculos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor teatral e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor teatral

Cria e dirige etapas da produção teatral, em diferentes formatos e linguagens, para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias. Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra e exigências operacionais, mercadológicas e financeiras. Elabora e acompanha fluxograma financeiro. Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais. Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Cria e dirige produções teatrais de diferentes formatos e linguagens (autos, comédias, dramas, farsas, melodramas, óperas, monólogos, revista, “stand-up comedy”, musical, circense etc.), para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos e não convencionais, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias.

Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado, legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.), assim como demandas dos patrocinadores.

Contribui com o produtor para reunião da documentação necessária ao registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.

Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, construindo o mapa de produção e desenvolvimento da peça ou encenação teatral, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução, bem como aqueles ligados à divulgação e apresentação, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e apresentação (direção, cenografia, sonoplastia, coreografia, fotografia, montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino, adereço, costura etc.), equipes artísticas (elenco, atores, dançarinos, músicos e arranjadores, comediantes e humoristas etc.), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.).

Coordena, gerencia, dirige e monitora o desenvolvimento do projeto teatral, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios técnicos e artísticos, até a execução da obra, distribuindo tarefas e realizando gestão técnica e financeira.

Elabora projetos para captação de recursos, definindo orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).

Acompanha a execução e apresentação da produção, supervisionando atividades inerentes ao desenvolvimento do trabalho, conduzindo o ritmo interno da obra e administrando o tempo de realização, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção e apresentação teatral, indicando alterações e melhorias, quando necessário.

Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica, estética e operacional do projeto.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura.

Presta assessorias e atividades de consultoria a organizações do culturais, educacionais e empresariais, podendo ministrar cursos, palestras, oficinas, workshops etc..

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA APLICADA À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS TEATRAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADAS À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS TEATRAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E FERRAMENTAS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAÇÃO DO TEATRO E DAS REPRESENTAÇÕES CÊNICAS NO BRASIL E NO MUNDO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE ESTATAL, PÚBLICA E PRIVADA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO SETOR E DAS PROFISSÕES EM PRODUÇÕES TEATRAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE FLUXOS FINANCEIROS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E FLUXOS DE PRODUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) PRODUÇÃO TEATRAL E ECONOMIA LOCAL E REGIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA POLÍTICA DA CULTURA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL PARA RÁDIO, TELEVISÃO E PLATAFORMAS DIGITAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ÉTICA, CONSUMO E PRODUÇÕES TEATRAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA CULTURA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL E PRODUÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA MODA E DA INDUMENTÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO TEATRO E DAS REPRESENTAÇÕES CÊNICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E AO CONSUMO DE PRODUÇÕES CÊNICAS E TEATRAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE ARTE-EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO CULTURAL E TEATRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) TEATRO, POLÍTICA E REPRESENTAÇÕES DE PODER 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ANÁLISE DE CONTEÚDO E DE DISCURSO APLICADO À DIREÇÃO DE PRODUÇÕES CÊNICAS E TEATRAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FUNDAMENTOS DO DISCURSO PERSUASIVO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) STORYTELLING E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (INGLÊS, ESPANHOL ETC) 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) MOVIMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS BRASILEIROS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) MOVIMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS ESTRANGEIROS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA COMPARADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA COMPARADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ELEMENTOS DE LITERATURA E GÊNEROS NARRATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNDAMENTOS E PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO LITERÁRIA AO TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DA ESCRITA CRIATIVA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ARTES PLÁSTICAS APLICADAS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COMPOSIÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COREOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EXECUÇÃO DA DANÇA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CENOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DRAMATURGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INTERPRETAÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CRIATIVIDADE NA PRODUÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) DIREÇÃO E LINGUAGEM TEATRAL PARA PLATAFORMAS ANALÓGICAS E DIGITAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ENCENAÇÃO E PROCESSO COLABORATIVO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESPAÇOS, LOCAÇÕES E NOVAS PLATAFORMAS PARA APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTÉTICA, TEORIA E CRÍTICA DAS ARTES CÊNICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDOS DE ATUAÇÃO: CORPOVOCALIDADES POÉTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDOS NEGROS: TEATRALIDADES, PERFORMATIVIDADES E TEORIA CRÍTICA NO BRASIL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) FUNÇÕES E OCUPAÇÕES PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) GÊNEROS, FORMATOS E LINGUAGENS TEATRAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) INDÚSTRIA CULTURAL E PRODUÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) MÉTODOS E TÉCNICAS PARA DIREÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO PARA PRODUÇÕES TEATRAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PROCESSO CRIATIVO E DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS CÊNICAS E TEATRAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PROCESSO PRODUTIVO E FLUXO DE TRABALHO EM DIREÇÃO TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TRAGÉDIA, COMÉDIA E TRAGICOMÉDIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ÓPERA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ÓPERA) FUNDAMENTOS CÊNICOS E TEATRAIS APLICADOS À OPERA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA APLICADOS À DIREÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) FUNDAMENTOS DO TEATRO APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES DO VÍDEO APLICADOS PRODUÇÃO E DIREÇÃO CÊNICA E TEATRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) TEATRO E EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FOLCLORE BRASILEIRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) INDUMENTÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) METODOLOGIA DOS PROCESSOS CRIATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DE ATUAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DE ENCENAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DO CORPO E DA VOZ 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DO GESTO E DA PALAVRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) SONOPLASTIA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 5

Condições de Trabalho

Trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • avaliar os resultados;
  • desenvolver ideias;
  • planejar produção;
  • decupar conteúdo;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • criar projetos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar equipe;
  • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
  • indicar equipe técnica;
  • realizar testes técnicos;
  • analisar as demandas do mercado;
  • demonstrar capacidade de percepção estética;
  • demarcar a utilização de equipamentos;
  • promover reuniões com as equipes;
  • dirigir as equipes durante o processo de realização;
  • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
  • supervisionar a organização da produção;
  • adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.;
  • aprovar equipes;
  • prestar assessorias;
  • indicar equipe de programação;
  • supervisionar a pré-produção;
  • registrar a ideia ou argumento;
  • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
  • indicar equipe artística;
  • realizar estudo de viabilidade do projeto;
  • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
  • supervisionar a pós-produção e finalização;
  • demonstrar capacidade de criatividade;
  • interagir com as equipes;
  • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
  • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
  • disponibilizar informações para a equipe;
  • coletar informações, dados;
  • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc;
  • pesquisar temas;
  • supervisionar a criação;
  • selecionar os temas a serem trabalhados;
  • compartilhar as ideias com a equipe;
  • divulgar a realização na mídia;
  • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
  • definir cenários e locações;
  • avaliar os resultados finais do processo de produção;
  • conduzir o ritmo interno da obra;
  • indicar equipe de produção;
  • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
  • criar o formato da obra;
  • realizar testes com talentos artísticos;
  • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
  • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
  • aprovar o cronograma de produção;
  • analisar os resultados das avaliações externas;
  • mapear os recursos necessários;
  • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
  • administrar o tempo da realização;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • conceituar projetos;
  • selecionar material para a elaboração do programa;
  • administrar conflitos;
  • dirigir ensaios;
  • dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc.;
  • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • redigir textos para periódicos;
  • pesquisar as características do público-alvo;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-20

CBO 2622-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor teatral que pertence ao grupo dos diretores de espetáculos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos e afins

Cargos e salários CBO 2622-20 - Diretores de espetáculos e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de espetáculos e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2622-20 Diretor Circense Brasil 42h 175
2622-20 Ensaiador de Teatro Brasil 42h 175
2622-20 Gerente de Arte Teatral Brasil 42h 175
2622-20 Diretor de Produção Brasil 42h 175
2622-20 Encenador Teatral Brasil 42h 175
2622-20 Diretor de Televisão Brasil 42h 175
2622-20 Diretor Teatral Brasil 42h 175

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial