CBO 2622-15 - Diretor de programas de televisão

Entenda o que fazem os diretores de espetáculos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de programas de televisão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de programas de televisão

Dirige projetos e produções de televisão e outros meios audiovisuais, ao vivo ou gravados, tais como séries, novelas, documentários, videoclipes, programas de auditório e de estúdio, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos. Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra. Elabora e acompanha fluxograma financeiro. Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais. Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Produz e viabiliza projetos de produções de televisão e outros meios audiovisuais, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas.

Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.

Dirige produções como tais como séries, novelas, documentários, videoclipes, programas de auditório e de estúdio, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos, atuando em todas as etapas de desenvolvimento do projeto (pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização).

Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.

Participa da construção do mapa de produção e desenvolvimento, em articulação com demais profissionais, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, vídeo, som, fotografia, edição e montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino etc.), equipes artísticas (elenco, /atores, músicos e arranjadores, dubladores, artistas gráficos etc.), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.).

Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativas, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto audiovisual e televisivo, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução/gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira.

Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção para televisão e outras plataformas audiovisuais, indicando alterações e melhorias, quando necessário.

Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto.

Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).

Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, efeitos visuais e artes gráficas, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas culturais.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADAS À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) INTERNET APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E FERRAMENTAS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) DIREÇÃO TELEVISIVA E PRODUÇÃO DE VIDEOJOGOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAÇÃO DO CINEMA NO BRASIL E NO MUNDO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE ESTATAL, PÚBLICA E PRIVADA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO SETOR E DAS PROFISSÕES EM PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADOS À PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE FLUXOS FINANCEIROS APLICADOS À PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E FLUXOS DE PRODUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) MERCADOS AUDIOVISUAIS E ECONOMIA LOCAL E REGIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) MERCADOS DE COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO JORNALISMO E EDITORAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (JORNALISMO E EDITORAÇÃO) DIREÇÃO DE PROGRAMA JORNALÍSTICOS, DOCUMENTÁRIOS E GRANDES REPORTAGENS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO, EDIÇÃO, MONTAGEM E ARMAZENAMENTO DE IMAGENS E SONS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) DIMENSÕES ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA DA IMAGEM E DA PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) DIREÇÃO E LINGUAGEM PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DA DIREÇÃO DE ATORES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) MOVIMENTOS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) NARRATIVAS SERIADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) NOÇÕES DE EFEITOS ESPECIAIS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO, LEITURA E EXECUÇÃO DE ROTEIROS PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) LINGUAGENS PUBLICITÁRIA EM PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL APLICADOS À DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) AUDIÊNCIA, CONSUMO E PESQUISA PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) CRIATIVIDADE NA PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) DIREÇÃO E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA PARA PLATAFORMAS ANALÓGICAS E DIGITAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES E OCUPAÇÕES PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) INDÚSTRIA CULTURAL E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MÉTODOS E TÉCNICAS PARA DIREÇÃO EM TELEVISÃO E OUTRAS PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO PARA PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSO CRIATIVO E DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSO PRODUTIVO E FLUXO DE TRABALHO EM DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TELEVISÃO, PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS E CONSUMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TIPOS E ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE APLICADOS À PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA, CONSUMO E PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CAPITALISMO E PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL E PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO, DA TELEVISÃO E DE OUTRAS PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA MODA E DA INDUMENTÁRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E AO CONSUMO DE PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO CULTURAL E AUDIOVISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) PODER E USO POLÍTICO DO DA TELEVISÃO E OUTRAS PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA) ANÁLISE DE CONTEÚDO E DE DISCURSO APLICADO À DIREÇÃO DE PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FUNDAMENTOS DO DISCURSO PERSUASIVO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) STORYTELLING E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA TELEVISIVA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) NOÇÕES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (INGLÊS, ESPANHOL ETC.) 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ELEMENTOS DE LITERATURA E GÊNEROS NARRATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DA ESCRITA CRIATIVA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) MOVIMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS BRASILEIROS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS DA CRÍTICA DAS ARTES APLICADAS À DIREÇÃO DE PRODUÇÕES PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ARTES PLÁSTICAS APLICADAS À PRODUÇÃO TELEVISIVA E OUTRAS PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CENOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DRAMATURGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ENCENAÇÃO E PROCESSO COLABORATIVO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTÉTICA, TEORIA E CRÍTICA DAS ARTES CÊNICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDOS DE ATUAÇÃO: CORPOVOCALIDADES POÉTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDOS NEGROS: TEATRALIDADES, PERFORMATIVIDADES E TEORIA CRÍTICA NO BRASIL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS TEATRAIS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA APLICADOS À DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES DO VÍDEO APLICADOS PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TELEVISÃO E PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FOLCLORE BRASILEIRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FUNDAMENTOS DO DESIGN GRÁFICO: LINHA, TAMANHO, FORMA, TEXTURA E EQUILÍBRIO. 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) INDUMENTÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) INTERPRETAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) METODOLOGIA DOS PROCESSOS CRIATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DE ATUAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DE ENCENAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DO CORPO E DA VOZ 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) POÉTICAS DO GESTO E DA PALAVRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PRÁTICA DE DRAMATURGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) SONOPLASTIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) TEORIA DAS CORES 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 5

Condições de Trabalho

Trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • avaliar os resultados;
  • formar equipe;
  • planejar produção;
  • comunicar-se;
  • decupar conteúdo;
  • criar projetos;
  • desenvolver ideias;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • disponibilizar informações para a equipe;
  • pesquisar temas;
  • coletar informações, dados;
  • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
  • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
  • demarcar a utilização de equipamentos;
  • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
  • interagir com as equipes;
  • compartilhar as ideias com a equipe;
  • adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.;
  • dirigir as equipes durante o processo de realização;
  • supervisionar a pós-produção e finalização;
  • realizar testes técnicos;
  • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • supervisionar a organização da produção;
  • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
  • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
  • supervisionar a pré-produção;
  • redigir textos para periódicos;
  • selecionar os temas a serem trabalhados;
  • definir cenários e locações;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • indicar equipe de produção;
  • avaliar os resultados finais do processo de produção;
  • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
  • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc;
  • analisar as demandas do mercado;
  • prestar assessorias;
  • aprovar o cronograma de produção;
  • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
  • pesquisar as características do público-alvo;
  • realizar estudo de viabilidade do projeto;
  • analisar os resultados das avaliações externas;
  • demonstrar capacidade de criatividade;
  • administrar o tempo da realização;
  • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
  • indicar equipe técnica;
  • divulgar a realização na mídia;
  • aprovar equipes;
  • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
  • promover reuniões com as equipes;
  • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
  • conceituar projetos;
  • indicar equipe de programação;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • criar o formato da obra;
  • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
  • conduzir o ritmo interno da obra;
  • realizar testes com talentos artísticos;
  • demonstrar capacidade de percepção estética;
  • registrar a ideia ou argumento;
  • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
  • dirigir ensaios;
  • selecionar material para a elaboração do programa;
  • supervisionar a criação;
  • administrar conflitos;
  • dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc.;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • indicar equipe artística;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-15

CBO 2622-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de programas de televisão que pertence ao grupo dos diretores de espetáculos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos e afins

Cargos e salários CBO 2622-15 - Diretores de espetáculos e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262215 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de espetáculos e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2622-15 Diretor de Programas de Televisão Brasil 41h 85
2622-15 Assistente de Direção de Teatro Brasil 41h 85

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial