CBO 2622-20 - Diretor teatral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de espetáculos e afins
O profissional no cargo de Diretor teatral CBO 2622-20 Cria e dirige etapas da produção teatral, em diferentes formatos e linguagens, para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra e exigências operacionais, mercadológicas e financeiras.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2622-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de espetáculos e afins que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor teatral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de espetáculos e afins CBO 2622-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Diretores de espetáculos e afins.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor teatral
O Diretor teatral CBO 2622-20 cria e dirige produções teatrais de diferentes formatos e linguagens (autos, comédias, dramas, farsas, melodramas, óperas, monólogos, revista, “stand-up comedy”, musical, circense etc), para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos e não convencionais, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias.
Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado, legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
), assim como demandas dos patrocinadores Contribui com o produtor para reunião da documentação necessária ao registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, construindo o mapa de produção e desenvolvimento da peça ou encenação teatral, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução, bem como aqueles ligados à divulgação e apresentação, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e apresentação (direção, cenografia, sonoplastia, coreografia, fotografia, montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino, adereço, costura etc.
), equipes artísticas (elenco, atores, dançarinos, músicos e arranjadores, comediantes e humoristas etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Coordena, gerencia, dirige e monitora o desenvolvimento do projeto teatral, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios técnicos e artísticos, até a execução da obra, distribuindo tarefas e realizando gestão técnica e financeira.
Elabora projetos para captação de recursos, definindo orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Acompanha a execução e apresentação da produção, supervisionando atividades inerentes ao desenvolvimento do trabalho, conduzindo o ritmo interno da obra e administrando o tempo de realização, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção e apresentação teatral, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica, estética e operacional do projeto Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Presta assessorias e atividades de consultoria a organizações do culturais, educacionais e empresariais, podendo ministrar cursos, palestras, oficinas, workshops etc.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2622-20 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, formar equipe, desenvolver ideias, decupar conteúdo, avaliar os resultados, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, criar projetos, planejar produção.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de espetáculos e afins trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2622-20
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor teatral CBO 2622-20
Um Diretor teatral (ou sinônimo) deve demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, criar o formato da obra, avaliar os resultados parciais do processo de produção, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, conduzir o ritmo interno da obra, realizar testes com talentos artísticos, disponibilizar informações para a equipe, realizar testes técnicos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, divulgar a realização na mídia, compartilhar as ideias com a equipe, administrar conflitos, pesquisar as características do público-alvo, demonstrar capacidade de percepção estética, administrar o tempo da realização, interagir com as equipes, demonstrar capacidade de encontrar soluções, supervisionar a pré-produção, dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc., prestar assessorias, considerar o projeto do ponto de vista operacional, supervisionar a criação, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, analisar as demandas do mercado, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, dirigir as equipes durante o processo de realização, pesquisar temas, indicar equipe de programação, supervisionar a organização da produção, demarcar a utilização de equipamentos, avaliar desempenho da equipe, selecionar os temas a serem trabalhados, avaliar os resultados finais do processo de produção, selecionar material para a elaboração do programa, definir cenários e locações, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, considerar o projeto do ponto de vista artístico, considerar o projeto do ponto de vista técnico, promover reuniões com as equipes, realizar leitura técnica e estética do roteiro, indicar equipe técnica, aprovar o cronograma de produção, indicar equipe de produção, realizar estudo de viabilidade do projeto, demonstrar capacidade de liderança, analisar os resultados das avaliações externas, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, demonstrar capacidade de criatividade, supervisionar a pós-produção e finalização, conceituar projetos, adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc., mapear os recursos necessários, coletar informações, dados, redigir textos para periódicos, dirigir ensaios, demonstrar capacidade de flexibilidade, aprovar equipes, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, registrar a ideia ou argumento, indicar equipe artística.