CBO 2622-05 - Diretor de cinema

Entenda o que fazem os diretores de espetáculos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de cinema e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de cinema

Dirige projetos de filmagem, tomando decisões criativas para determinar a aparência do filme, tais como efeitos especiais, locação, ângulos de tomada e desempenho dos atores. Participa das fases do projeto – pré-produção, produção e pós-produção do filme. Interpreta e revisa roteiros para estabelecer o tom do filme e escolher seus assistentes. Interage com chefes de departamentos no set – chefes de elenco, de design e de trabalho de câmera. Revisa e ajusta roteiros, acompanha e aprova orçamentos de produção de filmes. Assiste a audições para selecionar e dirigir atores. Supervisiona o processo de produção, garantindo que sejam cumpridos os cronogramas físicos e financeiros do projeto. Cumpre princípios éticos e legais, classificação indicativa, direitos humanos, da infância e da adolescência assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Elabora projetos cinematográficos em diferentes formatos e para multiplataformas, analisando e prospectando aspetos técnicos, operacionais, financeiros, mercadológicos, artísticos, entre outros, em articulação com demais profissionais e instâncias envolvidos no processo, como produtores, e patrocinadores.

Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.

Pesquisa, avalia e seleciona informações, dados, materiais e temas para conceituação de projetos cinematográficos, considerando os objetivos da obra, formato, gênero (ação, comédia, drama, romance, documentário, suspense, terror, ficção científica etc.), bem como as características do público-alvo, registrando a ideia ou argumento desenvolvido.

Na fase de pré-produção, interage com as chefias do processo de produção para elaborar o planejamento do projeto de filmagem. Realiza leitura e interpretação técnica e estética do roteiro, estabelecendo parâmetros e diretrizes para setores técnicos e artísticos na execução do projeto, mapeando recursos técnicos, tecnológicos e humanos. Revisa o roteiro, juntamente com os roteiristas. Revisa o tom do filme, comunicando sua visão aos chefes dos demais departamentos, antes do início da produção.

Lista as tomadas e cria “storyboards”. Realiza testes de audição para escalar atores que preencham as condições dos papéis, para dar vida ao tema do filme. Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativos, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.

Define e acompanha a construção e ou seleção de cenários e locações, conduzindo e controlando cronograma de execução, ritmo interno da obra, e tempo de realização.

Na fase de produção (set de filmagem), assiste aos ensaios dos atores e decide sobre o visual do filme e sua direção geral. Dirige os atores e a câmera para obter os ângulos, tomadas e resultados corretos. Ajusta a direção para otimizar o desempenho dos atores, conforme o perfil de cada um deles. Acompanha os atores durante os ensaios para garantir que sua visão para o enredo e o produto final sejam levados em consideração, em cada cena filmada Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização).

Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário.

Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto.

Na pós-produção, dirige a junção das partes para criar o produto final e garantir que o filme saia como foi imaginado. Interage com editores, departamento de música e som, até a versão final do filme.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, audiovisual e cinematográficas.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADAS À CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) INTERNET APLICADA À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E FERRAMENTAS APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) DIREÇÃO DE CINEMATOGRÁFICA E PRODUÇÃO DE VIDEOJOGOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAÇÃO DO CINEMA NO BRASIL E NO MUNDO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE ESTATAL, PÚBLICA E PRIVADA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO SETOR E DAS PROFISSÕES EM PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E FLUXOS DE PRODUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) CINEMA E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) MERCADOS CINEMATOGRÁFICOS E ECONOMIA LOCAL E REGIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) MERCADOS DE COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) DIREÇÃO E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA PARA MEIOS TELEVISIVOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL APLICADOS À DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) AUDIÊNCIA, CONSUMO E PESQUISA CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) CINEMA, MÍDIA E CONSUMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO, CINEMA E CRIATIVIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) DIREÇÃO E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA PARA PLATAFORMAS ANALÓGICAS E DIGITAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES E OCUPAÇÕES PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) INDÚSTRIA CULTURAL E CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MÉTODOS E TÉCNICAS PARA DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PESQUISA DE MERCADO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO PARA PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSO CRIATIVO E DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSO PRODUTIVO E FLUXO DE TRABALHO EM DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TIPOS E ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE APLICADOS À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA, COMUNICAÇÃO, CONSUMO E CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CAPITALISMO E CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) PRODUÇÃO, CONSUMO E SOCIEDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL E PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DO CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E AO CONSUMO DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) PODER E USO POLÍTICO DO CINEMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) POLÍTICAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ANÁLISE DE CONTEÚDO E DE DISCURSO APLICADO À DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ELEMENTOS DE LITERATURA E GÊNEROS NARRATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FUNDAMENTOS DO DISCURSO PERSUASIVO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) MOVIMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS BRASILEIROS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) STORYTELLING E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS, ESPANHOL, ETC.) 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DA ESCRITA CRIATIVA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS DA CRÍTICA DAS ARTES APLICADAS À DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA APLICADA À PRODUÇÃO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CENOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DRAMATURGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS TEATRAIS APLICADOS À PRODUÇÃO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA APLICADOS À DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE FILMES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INTERPRETAÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ROTEIRO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TÉCNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO, EDIÇÃO, MONTAGEM E ARMAZENAMENTO DE IMAGENS E SONS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) DIMENSÕES ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA DA IMAGEM E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ELEMENTOS DAS FASES DE PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DA DIREÇÃO DE ATORES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) FUNDAMENTOS DO DESIGN GRÁFICO: LINHA, TAMANHO, FORMA, TEXTURA E EQUILÍBRIO. 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) NARRATIVAS SERIADAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) NOÇÕES DE EFEITOS ESPECIAIS AUDIOVISUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO, LEITURA E EXECUÇÃO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PUBLICIDADE E PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) TEORIA DAS CORES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES DO VÍDEO APLICADOS PRODUÇÃO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 5

Condições de Trabalho

Trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • desenvolver ideias;
  • planejar produção;
  • criar projetos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar equipe;
  • decupar conteúdo;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • avaliar os resultados;
  • indicar equipe de produção;
  • prestar assessorias;
  • selecionar material para a elaboração do programa;
  • compartilhar as ideias com a equipe;
  • aprovar equipes;
  • dirigir ensaios;
  • criar o formato da obra;
  • indicar equipe técnica;
  • pesquisar temas;
  • conceituar projetos;
  • dirigir as equipes durante o processo de realização;
  • dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc.;
  • conduzir o ritmo interno da obra;
  • divulgar a realização na mídia;
  • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
  • selecionar os temas a serem trabalhados;
  • mapear os recursos necessários;
  • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
  • redigir textos para periódicos;
  • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
  • realizar testes com talentos artísticos;
  • demonstrar capacidade de percepção estética;
  • pesquisar as características do público-alvo;
  • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
  • interagir com as equipes;
  • realizar testes técnicos;
  • supervisionar a criação;
  • analisar as demandas do mercado;
  • indicar equipe de programação;
  • realizar estudo de viabilidade do projeto;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • promover reuniões com as equipes;
  • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
  • disponibilizar informações para a equipe;
  • definir cenários e locações;
  • indicar equipe artística;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
  • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • registrar a ideia ou argumento;
  • demonstrar capacidade de criatividade;
  • avaliar os resultados finais do processo de produção;
  • administrar o tempo da realização;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • coletar informações, dados;
  • supervisionar a organização da produção;
  • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
  • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc;
  • administrar conflitos;
  • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
  • supervisionar a pós-produção e finalização;
  • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
  • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
  • supervisionar a pré-produção;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • aprovar o cronograma de produção;
  • adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.;
  • demarcar a utilização de equipamentos;
  • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
  • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
  • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
  • analisar os resultados das avaliações externas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-05

CBO 2622-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de cinema que pertence ao grupo dos diretores de espetáculos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos e afins

Cargos e salários CBO 2622-05 - Diretores de espetáculos e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de espetáculos e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2622-05 Cineasta Brasil 41h 59
2622-05 Diretor Cinematográfico Brasil 41h 59
2622-05 Diretor de Cinema Brasil 41h 59
2622-05 Diretor de Estúdio Cinematográfico Brasil 41h 59
2622-05 Assistente de Direção de Cinema Brasil 41h 59

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial