CBO 2621-30 - Tecnólogo em produção fonográfica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais
O profissional no cargo de Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 Cria, produz, implementa e gerencia as diferentes etapas de uma produção fonográfica, em plataformas analógicas e digitais, incluindo projetos de sonorização para cinema, rádio, televisão, internet, publicidade, circo, teatro, entre outros eventos Aplica conceitos e teorias de gravação de música, reforço de som ao vivo e design de som, técnicas de engenharia de áudio.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção fonográfica, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2621-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em produção fonográfica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Produtores artísticos e culturais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Tecnólogo em produção fonográfica
O Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30 conceitua, projeta e produz paisagens sonoras, manipulação de som e sequenciamento musical de projetos e roteiros fonográficos e de sonorização para produções em cinema, rádio, televisão, internet, circo, teatro, entre outros eventos, considerando público-alvo e objetivos da produção Atua em projetos de sonorização para cinema, TV ou internet, responsabilizando-se pela inclusão, programação e sincronização de músicas, trilhas (peças orquestrais, instrumentais ou corais), diálogos e efeitos sonoros.
Coordena transmissões ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos.
Pesquisa tendências, concebe conceito do projeto fonográfico e verifica exigências legais e normativas da produção, considerando características das plataformas analógicas ou digitais de veiculação Seleciona e reúne documentação para registro do projeto nos órgãos competentes locais, estaduais e nacionais.
Conduz e realiza pré-produção de projetos fonográficos e de sonorização, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como identificação de condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora e gerencia mapa de produção, cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, plano de execução de etapas e atividades, bem como fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).
Distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, sugerindo e coordenando equipes técnicas e artísticas, em conformidade com especificidades da produção.
Organiza ensaios e sugere adequações em conceito musical, escolha de repertório, edição, mixagem e processos de operação de estúdio, considerando meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, gravação/captação, edição, mixagem, montagem e finalização), equipes artísticas (músicos, arranjadores, locutores e atores/elenco), bem como equipamentos e espaços para captação/gravação de áudios (como estúdios, casas de espetáculos, teatros etc.
), além de outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.
) Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção fonográfica, coordenando atividades de edição, correção de áudio e efeitos, mixagem e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa qualidade e adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos.
Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2621-30 deve criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros do projeto, finalizar produção.
Condições de trabalho dessas profissões
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-30
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção fonográfica CBO 2621-30
Um Tecnólogo em produção fonográfica (ou sinônimo) deve prestar contas relativas ao projeto realizado, definir equipe técnica, elaborar estratégias de marketing, criar repertório, organizar ensaios, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, dialogar com equipes artísticas, socializar as informações referentes a produção, definir temática, criar roteiro, estudar roteiro, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, adequar conteúdo, demonstrar sensibilidade artística, contratar equipe e serviços de finalização, controlar execução financeira, definir fluxograma financeiro, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de administrar o tempo, pesquisar temáticas, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem,seguros etc, contratar músicos e arranjadores, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de conciliação, distribuir tarefas, demonstrar criatividade, monitorar desenvolvimento do projeto, viabilizar condições de divulgação da obra, demonstrar pró-atividade, orçar projeto, contratar locações, contratar equipamentos, demonstrar capacidade de atenção difusa, definir identidade visual do projeto, construir mapa de produção, manter intercâmbio com profissionais da área, adequar propostas aos recursos, viabilizar distribuição dos produtos, definir cronogramas, definir meios de distribuição/veiculação, gerenciar cronograma, montar produto final em mídias, dialogar com equipes técnicas, demonstrar capacidade de persuasão, coordenar atividades para captação de imagens e sons, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., registrar projeto nos órgãos competentes, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, mixar áudio, selecionar repertório, analisar qualidade do produto final, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de articulação profissional, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc., demonstrar flexibilidade, elaborar cronograma de desembolso de recursos, elaborar projetos para a captação de recursos, editar áudio, decupar tecnicamente o roteiro, acompanhar ensaios, saldar débitos, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, identificar público-alvo, registrar produto final nos órgãos competentes, pesquisar tendências, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, contratar equipe técnica, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, masterizar áudio.