CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, realizar difusão cultural, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver recursos informacionais, tratar tecnicamente recursos informacionais, disseminar informação, desenvolver estudos e pesquisas, disponibilizar informação em qualquer suporte.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve participar de bancas acadêmicas, demonstrar capacidade de negociação, desenvolver políticas de informação, implantar unidades, redes e sistemas de informação, ministrar palestras, agir com ética, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, projetar custos de serviços e produtos, elaborar trabalhos técnico-científicos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, administrar recursos orçamentários, realizar atividades de ensino, catalogar recursos informacionais, elaborar manuais de serviços e procedimentos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver bases de dados, selecionar recursos informacionais, elaborar dossiês de informações, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, promover atividades de fomento a leitura, desenvolver planos de divulgação e marketing, coletar dados estatísticos, elaborar alerta bibliográfico, elaborar linguagens documentárias, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade empreendedora, demonstrar capacidade de análise e síntese, coletar informações para memória institucional, desenvover planos de conservação preventiva, compilar bibliografia, registrar recursos informacionais, desenvolver planos de segurança ambiental, realizar visitas técnicas, analisar fluxos de informações, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, automatizar unidades de informação, demonstrar raciocínio lógico, gerar fontes de informação, preservar acervos, avaliar acervos, demonstrar conhecimento de outros idiomas, fazer sondagens sob demanda informacional, prestar serviços de informação on-line, promover atividades para usuários especiais, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, migrar dados, elaborar relatórios, promover ação cultural, demonstrar capacidade de concentração, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, implementar atividades cooperativas entre instituições, recuperar informações, subsidiar informações para tomada de decisões, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, efetuar manutenção de bases de dados, reformatar suportes, demonstrar senso de organização, orientar estágios, controlar circulação de recursos informacionais, armazenar recursos informacionais, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, localizar informações, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, conservar acervos, capacitar o usuário, elaborar resenhas e resumos, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar criatividade, elaborar pesquisas temáticas, prestar atendimento personalizado, buscar patrocínios e parcerias, controlar a execução dos planos de atividades, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, liderar equipes, contratar assessorias, inventariar acervos, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, prestar assessoria técnica a publicações, participar de bancas de concursos, analisar tecnologias de informação e comunicação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, participar da elaboração de planos e carreiras, descartar recursos informacionais, elaborar clipping de informações, elaborar levantamento bibliográfico, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, manter-se atualizado, preparar provas para concursos, trabalhar em equipe e em rede, disseminar seletivamente a informação, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, analisar dados estatísticos, intercambiar informações e documentos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, adquirir recursos informacionais, demonstrar pró-atividade, capacitar recursos humanos, elaborar programas e projetos de ação, elaborar boletim bibliográfico, classificar recursos informacionais, promover eventos culturais, desenvolver padrões de qualidade gerencial, compilar sumários correntes, desenvolver interfaces de serviços informatizados.