CBO 2612-15 - Profissionais da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2612-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos profissionais da comunicação e da informação, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais da informação CBO 2612-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
- Profissionais da comunicação e da informação.
- Profissionais da informação.
Descrição dos cargos da categoria Profissionais da informação
Os Profissionais da informação CBO 2612-15 disponibilizam informação em qualquer suporte, gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais, disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento, desenvolvem estudos e pesquisas, realizam difusão cultural, desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.
Condições de trabalho
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Funções dos Profissionais da informação CBO 2612-15
Profissionais da informação devem:
Atividades dos cargos CBO 2612-15
Entre as principais atribuições dos Profissionais da informação CBO 2612-15 estão as de:
- fazer sondagens sob demanda informacional;
- elaborar estratégias de buscas avançadas;
- coletar informações para memória institucional;
- elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais;
- automatizar unidades de informação;
- desenvolver políticas de informação;
- ministrar palestras;
- disseminar seletivamente a informação;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- classificar recursos informacionais;
- subsidiar informações para tomada de decisões;
- agir com ética;
- controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação;
- elaborar manuais de serviços e procedimentos;
- realizar visitas técnicas;
- localizar informações;
- divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais;
- desenvolver bases de dados;
- elaborar levantamento bibliográfico;
- registrar recursos informacionais;
- liderar equipes;
- promover eventos culturais;
- demonstrar capacidade empreendedora;
- analisar dados estatísticos;
- administrar o compartilhamento de recursos informacionais;
- acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos;
- demonstrar conhecimento de outros idiomas;
- reformatar suportes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- coletar dados estatísticos;
- prestar atendimento personalizado;
- selecionar recursos informacionais;
- analisar tecnologias de informação e comunicação;
- elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade;
- trabalhar em equipe e em rede;
- avaliar acervos;
- gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação;
- desenvolver planos de divulgação e marketing;
- elaborar trabalhos técnico-científicos;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- desenvolver interfaces de serviços informatizados;
- desenvolver planos de conservação preventiva;
- adquirir recursos informacionais;
- demonstrar proatividade;
- demonstrar senso de organização;
- recuperar informações;
- prestar serviços de informação on-line;
- elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância;
- migrar dados;
- promover atividades para usuários especiais;
- assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação;
- capacitar recursos humanos;
- desenvolver padrões de qualidade gerencial;
- orientar estágios;
- elaborar linguagens documentárias;
- armazenar recursos informacionais;
- descartar recursos informacionais;
- gerar fontes de informação;
- elaborar dossiês de informações;
- desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos;
- projetar custos de serviços e produtos;
- desenvolver bibliotecas virtuais e digitais;
- elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação;
- analisar fluxos de informações;
- administrar recursos orçamentários;
- desenvolver planos de segurança ambiental;
- preservar acervos;
- elaborar clipping de informações;
- efetuar manutenção de bases de dados;
- elaborar relatórios;
- avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação;
- controlar a execução dos planos de atividades;
- implantar unidades, redes e sistemas de informação;
- catalogar recursos informacionais;
- capacitar o usuário;
- participar da elaboração de planos e carreiras;
- buscar patrocínios e parcerias;
- demonstrar raciocínio lógico;
- realizar atividades de ensino;
- elaborar pesquisas temáticas;
- intercambiar informações e documentos;
- contratar assessorias;
- controlar a aplicação do plano de segurança ambiental;
- manter-se atualizado;
- elaborar resenhas e resumos;
- projetar unidades, redes e sistemas de informação;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de concentração;
- desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação;
- elaborar programas e projetos de ação;
- avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação;