CBO 2612-15 - Analista de informações (pesquisador de informações de rede) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15 Aplica e desenvolve técnicas, métodos, ferramentas e tecnologias inteligentes para pesquisa de informações e auxiliar no gerenciamento de informações Organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de informações, investigando os processos, serviços e sistemas que envolvem dados digitais e tratamento de dados, entre outros.
Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, recursos informacionais, bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados Desenvolve estudos e pesquisas, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico.
Presta serviço de assessoria e consultoria, subsidiando informações para tomada de decisões Cumpre normas técnicas, normas regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de informações (pesquisador de informações de rede), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Analista de informações (pesquisador de informações de rede)
O Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15 aplica e desenvolve técnicas, métodos, ferramentas e tecnologias inteligentes e de prospecção, para pesquisa de informações, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de informações, investigando os processos, ambientes, serviços, produtos e sistemas que envolvem dados digitais, repositórios, tratamento e gerenciamento de dados em bibliotecas, em centro de documentação, em instituições, entre outros.
Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, projetando custos de serviços e produtos, administrando o compartilhamento de recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, aplicando técnicas de pesquisa de informações, automatizando unidades de informação, a fim de otimizar os serviços a serem oferecidos e auxiliar na pesquisa e no gerenciamento de um conjunto de informações.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades dos usuários, monitorando, pesquisando, gerando e processando informações, dados estatísticos e documentos Trata tecnicamente recursos informacionais, efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de facilitar o acesso às informações.
Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês de informação e pesquisas temáticas, realizando levantamento bibliográfico, analisando o fluxo de informações, para identificar situações, tendências, práticas, entre outras possibilidades.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos, verificando a veracidade dos dados pesquisados Presta serviço de assessoria e consultoria, subsidiando informações para tomada de decisões, assessorando no planejamento do espaço físico da unidade de informação, realizando visitas técnicas e elaborando relatórios Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando patrocínio e parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, estabelecendo tecnologias a serem incorporadas, avaliando serviços e produtos.
Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental e de padrões de qualidade Realiza difusão cultural, promovendo eventos culturais e atividades para usuários especiais Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais.
Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e a distância, ministrando palestras, realizando atividades de ensino Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-15 deve tratar tecnicamente recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver estudos e pesquisas, realizar difusão cultural, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver recursos informacionais, disseminar informação, desenvolver ações educativas, demonstrar competências pessoais, disponibilizar informação em qualquer suporte.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-15
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15
Um Analista de informações (pesquisador de informações de rede) (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de análise e síntese, projetar custos de serviços e produtos, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar criatividade, registrar recursos informacionais, coletar informações para memória institucional, intercambiar informações e documentos, elaborar clipping de informações, demonstrar capacidade de concentração, promover eventos culturais, desenvolver interfaces de serviços informatizados, efetuar manutenção de bases de dados, buscar patrocínios e parcerias, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, desenvolver planos de divulgação e marketing, gerar fontes de informação, reformatar suportes, trabalhar em equipe e em rede, fazer sondagens sob demanda informacional, armazenar recursos informacionais, desenvover planos de conservação preventiva, ministrar palestras, demonstrar conhecimento de outros idiomas, controlar a execução dos planos de atividades, localizar informações, elaborar resenhas e resumos, administrar recursos orçamentários, selecionar recursos informacionais, elaborar linguagens documentárias, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, realizar visitas técnicas, analisar fluxos de informações, disseminar seletivamente a informação, elaborar dossiês de informações, promover atividades para usuários especiais, subsidiar informações para tomada de decisões, contratar assessorias, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, demonstrar pró-atividade, adquirir recursos informacionais, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, elaborar levantamento bibliográfico, catalogar recursos informacionais, migrar dados, elaborar programas e projetos de ação, participar da elaboração de planos e carreiras, automatizar unidades de informação, prestar serviços de informação on-line, elaborar manuais de serviços e procedimentos, demonstrar capacidade de comunicação, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, elaborar estratégias de buscas avançadas, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, desenvolver bases de dados, descartar recursos informacionais, desenvolver políticas de informação, coletar dados estatísticos, capacitar o usuário, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, projetar unidades, redes e sistemas de informação, liderar equipes, classificar recursos informacionais, elaborar trabalhos técnico-científicos, realizar atividades de ensino, analisar dados estatísticos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, recuperar informações, manter-se atualizado, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, implantar unidades, redes e sistemas de informação, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, elaborar relatórios, desenvolver planos de segurança ambiental, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, preservar acervos, orientar estágios, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, demonstrar capacidade de negociação, elaborar pesquisas temáticas, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, agir com ética, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade empreendedora, capacitar recursos humanos, analisar tecnologias de informação e comunicação, prestar atendimento personalizado, avaliar acervos.