Assessor de Imprensa - Salário Brasil

R$ 4.403,25/mês

Atualizado em

Hoje um Assessor de Imprensa ganha em média R$ 4.403,25 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 2.141 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Assessor de Imprensa pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.282,99 e o teto salarial de R$ 8.982,60, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Assessor de Imprensa.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 25 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de associações de defesa de direitos sociais de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Assessor de Imprensa é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Assessor de Imprensa, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Assessor de Imprensa CBO 2611-10

O Assessor de Imprensa planeja a realização de atividades de comunicação, projetando e elaborando materiais de comunicação visual ou audiovisual, verifica a confiabilidade das informações, presta apoio técnico aos serviços internos, concernentes à comunicação e desenvolve uma rede de parceiros Seleciona e analisa dados coletados, confronta dados, fatos e versões, apura informações Transmite informações e notícias de interesse público, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada.

Processa a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas Estabelece a relação institucional entre os clientes com as mídias, definindo estratégias de comunicação e produzindo pautas de interesse e impacto midiático e social, zelando pelos princípios de noticiabilidade, tendo em vista a qualidade da disseminação e compartilhamento dos conteúdos Avalia os resultados da aplicação de estratégias de comunicação de determinada marca, por meio da elaboração de “clippings”, tendo em vista o monitoramento, a organização e a análise das menções ou citações divulgadas na mídia Planeja e organiza o processo de informação, realizando reuniões, definindo, elaborando e distribuindo a pauta, estruturando reportagens, preparando textos de apoio e mantendo os arquivos de mídia atualizados.

Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.

Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação Redige e formata a matéria jornalística, abastece banco de dados, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.

Pode atuar na gestão de conteúdo, organização e realização de entrevistas, organização de contatos via e-mail (“mailing”) e divulgação de acontecimentos, eventos, lançamentos e outros assuntos do cliente (“press release”) Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Organiza eventos, coletivas de imprensa, apoia a animação de atividades artísticas e culturais, acompanha visita guiada Pode selecionar fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços, negociar contratos e controlar o desempenho dos serviços.

Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .

Algumas funções no exercício da profissão

  • coletar informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • informar ao público;
  • atualizar as informações;
  • comunicar-se;
  • registrar informação;
  • qualificar a informação;
  • iniciar o processo de informação;
  • ouvir rádio;
  • exercitar a criatividade;
  • contextualizar fatos;
  • desenvolver capacidade de organização;
  • interpretar a informação;
  • pesquisar informações;
  • definir fontes de informação;
  • ver mais...

Salário de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 - Série histórica

Quanto ganha um Assessor de Imprensa por região do Brasil

Tabela salarial para Assessor de Imprensa

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.283 51.396 1.071 21,28
Média Salarial 4.403 52.839 1.101 21,88
1º Quartil 2.498 29.980 625 12,41
Salário Mediana 3.607 43.284 902 17,92
3º Quartil 7.416 88.993 1.854 36,85
Teto Salarial 8.983 107.791 2.246 44,63
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Assessor de Imprensa negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2611-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Assessor de Imprensa é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 39.1% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.959,87
8411-6/00 Administração pública em geral 5.974,59
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 3.873,18
9420-1/00 Atividades de organizações sindicais 4.136,76
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 3.689,58
9312-3/00 Clubes sociais, esportivos e similares 3.231,39
8532-5/00 Educação superior - graduação e pós-graduação 3.169,83
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 4.050,51
8520-1/00 Ensino médio 2.660,38
8513-9/00 Ensino fundamental 2.905,80
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Assessor de Imprensa por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2.141 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Assessor de Imprensa CBO 2611-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.052 44 220 4.039,39 18,36
708 40 200 5.180,33 25,90
103 30 150 3.758,75 25,06
55 25 125 4.448,44 35,59
41 20 100 3.622,37 36,22
35 42 210 3.562,97 16,97

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 1.036 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.048,67 4.602,46 5.984,92
Pequenas 4.461,29 5.015,09 6.397,54
Médias 4.517,66 5.071,45 6.453,91
Grandes Empresas 4.829,27 5.383,07 6.765,52
  • *Assessor de Imprensa Júnior: até 4 anos;
  • *Assessor de Imprensa Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Assessor de Imprensa Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Assessor de Imprensa

  • Salário Base: R$ 4.403,25
  • Salário-educação (3%): R$ 132,10
  • Sistema S (2%): R$ 88,06
  • INSS Patronal (20%): R$ 880,65
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 44,03
  • FGTS (8%): R$ 352,26
  • Férias 1/12: R$ 366,94
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 880,65
  • Periculosidade (30%): R$ 1.320,97
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 122,31
  • 13º Salário: R$ 366,94
  • FGTS sobre Férias: R$ 29,35
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,78
  • FGTS sobre 13º: R$ 29,35
  • Aviso Prévio: R$ 366,94
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 29,35
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 366,94

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Toda essa pesquisa salarial para Assessor de Imprensa pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Assessor de Imprensa