CBO 2346-72 - Professor de lingüística e lingüística aplicada

Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de lingüística e lingüística aplicada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de lingüística e lingüística aplicada

O Professor de Linguística e Linguística Aplicada planeja e executa processo de ensino de linguística e linguística aplicada em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando aspectos teóricos para mostrar a linguagem como objeto estruturado passível de ser descrito e explicado. Promove análise de língua, considerando fonética, morfologia e outros tópicos. Supervisiona estudos relacionados à linguística histórica. Promove estudos em psicolinguística, linguística clínica e outros campos de linguística aplicada. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2346-72

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de linguística e linguística aplicada, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo laboratório de som e imagem, laboratório de fonética, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando aspectos teóricos – como a competência linguística e a aquisição da linguagem, a língua como sistema, entre outros – para mostrar a linguagem humana como um objeto estruturado passível de ser descrito, analisado e explicado.

Promove atividades de ensino para apresentar ângulos de análise de uma língua, tais como fonético-fonológica, morfológica e sintática, semântica e pragmática.

Conduz alunos na iniciação aos estudos teóricos e às técnicas descritivas da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não-verbais (como gestos), usados na comunicação.

Orienta alunos em historiografia linguística, apresentando o desenvolvimento linguístico ao longo do tempo - desde a Antiguidade até o momento atual -, com ênfase nos contextos históricos ocidental e brasileiro.

Fornece aos alunos instrumental teórico para detectar e analisar mudança linguística.

Supervisiona o desenvolvimento de estudo, por grupos de alunos, sobre nascimento e extinção de uma língua, identificação, propagação e difusão de mudança (semântica, morfológica ou outra) em língua, e outros temas relacionados à linguística histórica. Promove reunião, após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir os conhecimentos adquiridos nas investigações linguísticas realizadas. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, criatividade, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Promove estudos de linguística aplicada - campo transdisciplinar e intercultural -, atuando em psicolinguística para conduzir alunos na identificação de problema que afeta os processos de aquisição de linguagem oral e escrita na educação básica, em linguística clínica, ao apresentar ao aluno as possibilidades de trabalho como suporte aos profissionais das áreas da saúde que atuam em linguagem, entre outros.

Presta orientações dos alunos em linguística computacional, oferecendo elementos de prática de programação de microcomputadores voltada à análise de coleção de textos (livros, periódicos e outros).

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em linguística e linguística aplicada.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Atua em programas de intercâmbio internacional.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos na educação, conhecendo e testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e desenvolve pesquisas em temas relacionados à linguística, como estudo sobre línguas autóctones brasileiras. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) LINGUÍSTICA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE LINGUÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LINGUÍSTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES DA LINGUAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NÍVEIS DA FALA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIVERSIDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENSINO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA E AS INTER-RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA HISTÓRICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA HISTÓRICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) LINGUÍSTICA CLÍNICA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) A FORMAÇÃO DAS LÍNGUAS NEOLATINAS 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) DISCURSO E MATERIALIDADES VERBAIS E NÃO VERBAIS 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FILOLOGIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FONÉTICA ACÚSTICA E ARTICULATÓRIA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FONÉTICA, FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA, ESTILÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LEITURA E ESCRITA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LEXICOLOGIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA APLICADA: LINGUAGEM EM CONTEXTO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA ESTRUTURAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA: DESCRIÇÃO X REGULAMENTAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) PRAGMÁTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SIGNIFICANTE X SIGNIFICADO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SIGNOS LINGUÍSTICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SINCRONIA X DIACRONIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SINTAGMA X PARADIGMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TEORIA E ANÁLISE DE TEXTOS: SEMIÓTICA APLICADA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TEORIAS E ESTUDOS DO DISCURSO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TIPOLOGIA LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTRUTURAS NARRATIVAS, DESCRITIVAS E DISSERTATIVAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTRUTURAS TEXTUAIS - UNIDADE E ESTRUTURA INTERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DE UM PARÁGRAFO - RELAÇÕES INTERNAS E INTER-RELACÕES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FATORES DE TEXTUALIDADE - INFORMATIVIDADE, SITUACIONALIDADE, INTENCIONALIDADE, ACEITABILIDADE, INTERTEXTUALIDADE, COESÃO E COERÊNCIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNDAMENTOS DE FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE TEXTOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA: FIGURAS DE LINGUAGEM 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) INTRODUÇÃO AO GREGO 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) INTRODUÇÃO AO LATIM 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ELEMENTOS DA NARRATIVA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ESTRUTURA DA OBRA LITERÁRIA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNDAMENTOS DE TEORIA DA LITERATURA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) GÊNEROS LITERÁRIOS 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 2 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA COMPARADA 3 2 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) MOVIMENTOS LITERÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TEORIAS DA TRADUÇÃO 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA EM LINGUÍSTICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Orientar alunos;
  • Prestar assessoria e consultoria;
  • Realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • Elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
  • Realizar atividades de avaliação;
  • Ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • Divulgar conhecimentos científicos;
  • Participar de atividades de qualificação profissional;
  • Realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • Organizar concursos acadêmicos e literários;
  • Elaborar glossários;
  • Orientar alunos na apresentação de trabalhos;
  • Desenvolver metodologias científicas de trabalho;
  • Representar os pares em comissões externas a instituição;
  • Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • Organizar publicações científicas;
  • Selecionar textos para estudo;
  • Traduzir textos;
  • Demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
  • Indicar bibliografia;
  • Programar atividades de laboratório de língua e informática;
  • Participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
  • Discutir resultados da produção discente;
  • Estabelecer critérios de avaliação;
  • Participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
  • Selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
  • Elaborar dissertação de mestrado;
  • Elaborar dicionários e/ou sinalários;
  • Elaborar relatórios e monografias;
  • Participar de colegiados;
  • Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Demonstrar capacidade de interagir com outros;
  • Participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
  • Preparar programas de cursos;
  • Participar de júri de premiação acadêmica e científica;
  • Participar de intercâmbios científicos e culturais;
  • Apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
  • Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
  • Analisar princípios metodológicos da área;
  • Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
  • Definir conteúdos programáticos;
  • Demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
  • Editar publicações científicas;
  • Realizar estudos interdisciplinares;
  • Promover estudos inter e transdisciplinares;
  • Relacionar teoria e prática;
  • Avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
  • Promover intercâmbios científicos e culturais;
  • Participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
  • Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
  • Participar da organização de bancas examinadoras;
  • Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
  • Organizar edições críticas;
  • Prever recursos financeiros para pesquisa;
  • Avaliar exame nacional de cursos;
  • Supervisionar estágios;
  • Escrever textos relacionados a pesquisa;
  • Organizar edições didáticas de obras literárias;
  • Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
  • Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
  • Montar equipe de pesquisa;
  • Avaliar as necessidades dos alunos;
  • Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • Trabalhar em equipe;
  • Programar o uso de equipamentos de apoio;
  • Elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
  • Realizar levantamento bibliográfico;
  • Realizar palestras, conferências, etc;
  • Analisar processos de comunicação em instituições;
  • Desenvolver atividades de pós-doutorado;
  • Organizar horários, cronogramas, etc;
  • Demonstrar capacidade de reflexão;
  • Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • Articular conhecimento de diferentes áreas;
  • Promover o estudo de textos;
  • Organizar atlas linguísticos;
  • Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
  • Elaborar exames para concursos;
  • Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
  • Prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
  • Elaborar tese de doutorado;
  • Discutir propostas curriculares;
  • Estimular senso crítico dos alunos;
  • Elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
  • Participar da elaboração de propostas curriculares;
  • Preparar aulas;
  • Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
  • Orientar teses de doutorado;
  • Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
  • Ministrar cursos de ensino a distância;
  • Realizar atualização bibliográfica;
  • Realizar discussões teórico-metodológicas;
  • Atualizar conteúdos programáticos;
  • Escrever verbetes;
  • Elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Organizar antologias;
  • Orientar dissertações de mestrado;
  • Preparar instrumentos de avaliação;
  • Participar da correção de exames;
  • Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
  • Organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • Avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
  • Planejar orçamento;
  • Implementar grades curriculares;
  • Coletar dados e materiais para pesquisa;
  • Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
  • Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • Realizar atividades de editoração;
  • Elaborar material didático e paradidático;
  • Orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
  • Organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
  • Elaborar projetos;
  • Distribuir disciplinas;
  • Dar atendimento individual aos alunos;
  • Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
  • Planejar grades curriculares;
  • Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
  • Avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
  • Analisar dados e materiais de pesquisa;
  • Participar de júri de premiação cultural;
  • Realizar revisão de textos;
  • Participar de discussões sobre a área;
  • Discutir questões sociais e culturais, em classe;
  • Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
  • Implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • Programar atividades de pesquisa;
  • Estruturar projetos pedagógicos na área;
  • Avaliar grade curricular;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-72

CBO 2346-72 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de lingüística e lingüística aplicada que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior