CBO 2346-08 - Professor de língua italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua italiana CBO 2346-08 Ministra aulas de italiano na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua italiana e de princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos no desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos e de atividades de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-08 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-08
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
O que faz um Professor de língua italiana
O Professor de língua italiana CBO 2346-08 planeja e ministra aulas de língua italiana para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua italiana em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas como questões sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, ao projeto pedagógico, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas referentes à língua italiana, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza a produção de conhecimentos e divulga conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicos e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando revisão de textos e traduções, participando de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos, elaborando exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua italiana Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-08 deve realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, orientar alunos, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-08
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua italiana CBO 2346-08
Um Professor de língua italiana (ou sinônimo) deve orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, preparar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de observação, orientar alunos na apresentação de trabalhos, programar atividades de pesquisa, estimular senso crítico dos alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover estudos inter e transdisciplinares, escrever textos relacionados a pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, participar de intercâmbios científicos e culturais, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, participar da correção de exames, supervisionar estágios, avaliar grade curricular, analisar princípios metodológicos da área, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, indicar bibliografia, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar exames de proficiência em línguas, promover o estudo de textos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, organizar antologias, realizar palestras, conferências, etc, avaliar exame nacional de cursos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, estruturar projetos pedagógicos na área, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, dar atendimento individual aos alunos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, implementar grades curriculares, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, estabelecer critérios de avaliação, articular conhecimento de diferentes áreas, realizar revisão de textos, elaborar glossários, demonstrar capacidade de liderança, ministrar cursos de ensino a distância, realizar estudos interdisciplinares, preparar aulas, organizar horários, cronogramas, etc, organizar edições críticas, selecionar textos para estudo, participar da elaboração de propostas curriculares, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, avaliar as necessidades dos alunos, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de reflexão, preparar programas de cursos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, organizar edições didáticas de obras literárias, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, distribuir disciplinas, elaborar relatórios e monografias, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, relacionar teoria e prática, discutir propostas curriculares, editar publicações científicas, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de interagir com outros, escrever verbetes, realizar atualização bibliográfica, elaborar exames para concursos, participar de colegiados, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar tese de doutorado, organizar concursos acadêmicos e literários, atualizar conteúdos programáticos, orientar dissertações de mestrado, trabalhar em equipe, analisar processos de comunicação em instituições, programar o uso de equipamentos de apoio, discutir resultados da produção discente, discutir questões sociais e culturais, em classe, desenvolver atividades de pós-doutorado, demonstrar capacidade de análise e síntese, realizar atividades de editoração, organizar publicações científicas, analisar dados e materiais de pesquisa, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, coletar dados e materiais para pesquisa, traduzir textos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar discussões teórico-metodológicas, participar de júri de premiação cultural, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar projetos, planejar orçamento, prever recursos financeiros para pesquisa, programar atividades de laboratório de língua e informática, promover intercâmbios científicos e culturais, definir conteúdos programáticos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar material didático e paradidático, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, montar equipe de pesquisa, participar de discussões sobre a área, representar os pares em comissões externas a instituição, planejar grades curriculares, elaborar dissertação de mestrado, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, orientar teses de doutorado, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, elaborar dicionários e/ou sinalários, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras.